FILOLOGIA E HUMANIDADES DIGITAIS NO ESTUDO DA DRAMATURGIA CENSURADA DE ROBERTO ATHAYDE: ACERVO E EDIÇÃO DE OS DESINIBIDOS
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29614 |
Resumo: | Considera-se a diversidade de práticas acadêmicas que se ocupam do texto em perspectiva material e histórica como panorama humanístico da Filologia para realizar uma leitura filológica, edição e estudo do acervo de textos teatrais censurados produzidos pelo dramaturgo carioca Roberto Athayde durante a ditadura militar. A partir das pesquisas documental e bibliográfica, isolou-se o conjunto de sete produções teatrais do autor para, a partir delas, organizar um dossiê referente a um dos textos, Os Desinibidos, submetido à Censura Federal e encenado entre 1982 e 1983. Tal dossiê é composto por documentação censória, textos de jornal, programa do espetáculo e publicações autorais, como contos e poemas que integram o texto encenado em 1983. Na interface Filologia e Humanidades Digitais, que compreende tecnologia digital, ciências humanas e sociais sob perspectiva transdisciplinar, analisou-se a história cultural das práticas de escrita e transmissão do texto teatral censurado e construiu-se uma hiperedição como arquivo hipermídia, disponibilizada na Internet através do domínio www.acervorobertoathayde.com. Intitulada Roberto Athayde: dramaturgia censurada, a hiperedição integra edições e acervo digital, em que se inclui o dossiê Os Desinibidos, para o qual se apresentam duas modalidades editoriais: uma edição fac-similar e uma edição sinóptico-crítica hipermídia. Caracterizados por manifestar o engajamento do autor em diversos temas políticos e sociais que enfrentam o senso comum da consciência burguesa e o conservadorismo moral brasileiro, os textos teatrais de Roberto Athayde, objetos desta pesquisa, produzem diversos letramentos políticos e sociais sobre período do golpe civil-militar de 1964-1984. Dessa forma, a hiperedição realizada, pode, enquanto arquivo hipermídia, promover descentramentos sucessivos da história da literatura brasileira, democratizando o acesso à informação e criando, através do hipertexto digital, novos gestos de leitura e circulação social de textos. |
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Correia, Fabiana PrudenteSantos, Rosa Borges dosTelles, Célia MarquesBarreiros, Patrício NunesSouza, Arivaldo Sacramento deAnastácio, Sílvia Maria Guerra Anastácio2019-05-21T21:45:29Z2019-05-21T21:45:29Z2019-05-212018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29614Considera-se a diversidade de práticas acadêmicas que se ocupam do texto em perspectiva material e histórica como panorama humanístico da Filologia para realizar uma leitura filológica, edição e estudo do acervo de textos teatrais censurados produzidos pelo dramaturgo carioca Roberto Athayde durante a ditadura militar. A partir das pesquisas documental e bibliográfica, isolou-se o conjunto de sete produções teatrais do autor para, a partir delas, organizar um dossiê referente a um dos textos, Os Desinibidos, submetido à Censura Federal e encenado entre 1982 e 1983. Tal dossiê é composto por documentação censória, textos de jornal, programa do espetáculo e publicações autorais, como contos e poemas que integram o texto encenado em 1983. Na interface Filologia e Humanidades Digitais, que compreende tecnologia digital, ciências humanas e sociais sob perspectiva transdisciplinar, analisou-se a história cultural das práticas de escrita e transmissão do texto teatral censurado e construiu-se uma hiperedição como arquivo hipermídia, disponibilizada na Internet através do domínio www.acervorobertoathayde.com. Intitulada Roberto Athayde: dramaturgia censurada, a hiperedição integra edições e acervo digital, em que se inclui o dossiê Os Desinibidos, para o qual se apresentam duas modalidades editoriais: uma edição fac-similar e uma edição sinóptico-crítica hipermídia. Caracterizados por manifestar o engajamento do autor em diversos temas políticos e sociais que enfrentam o senso comum da consciência burguesa e o conservadorismo moral brasileiro, os textos teatrais de Roberto Athayde, objetos desta pesquisa, produzem diversos letramentos políticos e sociais sobre período do golpe civil-militar de 1964-1984. Dessa forma, a hiperedição realizada, pode, enquanto arquivo hipermídia, promover descentramentos sucessivos da história da literatura brasileira, democratizando o acesso à informação e criando, através do hipertexto digital, novos gestos de leitura e circulação social de textos.The diversity of academic practices that deal with the text in a material and historical perspective is considered here as a humanistic panorama of Philology to carry out a philological reading, edition and study of the collection of censored theatrical texts produced by the Brazilian playwright Roberto Athayde during the military dictatorship. From the documentary and bibliographical research, the set of seven theatrical productions of the author was isolated to organize a dossier related to one of the texts, Os Desinibidos, which was submitted to Federal Censorship and was staged between 1982 and 1983. Such a dossier is composed of census documentation, newspaper texts, show program and authorial publications, such as short stories and poems that integrate the text staged in 1983. At the interface Philology and Digital Humanities, which comprises digital technology, human and social sciences under a transdisciplinary perspective, it was analyzed the cultural history of the practices of writing and transmitting the censored theatrical text and a hyper-edition as a hypermedia file was set up and made available on the Internet through the domain www.acervorobertoathayde.com. Entitled Roberto Athayde: dramaturgia censurada, the hyper-edition integrates issues and digital collection, which includes the Os Desinibidos’ dossier, for which two editorial modalities are presented: a facsimile edition and a hipermedia synoptic-critical edition. Characterized by manifesting the author's involvement in various political and social issues that face the common sense of bourgeois conscience and Brazilian moral conservatism, Roberto Athayde's theatrical texts, objects of this research, produce various political and social literatures about the civil-military operation period of 1964-1984. In this way, the hyper-edition accomplished in this work can promote, as a hypermedia archive, successive decentralization of the history of Brazilian literature, democratizing access to information and creating, through digital hypertext, new possibilities of reading and social circulation of texts.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-05-21T14:06:14Z No. of bitstreams: 1 FabianaPrudente_TESE_2018_Definitiva (1).pdf: 11212452 bytes, checksum: 3b62d36075c02fbbb7e56804e96e52d5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-05-21T21:45:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FabianaPrudente_TESE_2018_Definitiva (1).pdf: 11212452 bytes, checksum: 3b62d36075c02fbbb7e56804e96e52d5 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-21T21:45:29Z (GMT). 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