A criança e suas traduções sobre a creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Suzete Patrocínio de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19961
Resumo: Este estudo é resultado de um trabalho monográfico que teve como objetivo compreender as percepções da criança sobre a creche, a partir das interações e brincadeiras desenvolvidas no seu cotidiano. O estudo pautou-se em uma abordagem qualitativa, tendo a etnopesquisa como método. Foram utilizados procedimentos de coleta de dados: a observação participante, diário de campo, a conversa informal, a poteca da oralidade, imagens, áudios e vídeos das crianças. Para tratar os dados foi realizada uma triangulação das imagens, das narrativas e experiências das crianças. Os participantes da pesquisa foram 12 crianças com idades entre 1 a 2 anos e 11 meses em uma turma do grupo I de uma creche no município de Serrinha. Os aportes teóricos que fundamentaram a discussão do trabalho foram: Áries (1981), Charlot (2013), Sarmento (2004); (2008), Kulhmann (2010) Rousseau (1999) discutem as concepções de criança e infância; Brougére (2011), Kishimoto (2011), falam sobre a cultura lúdica; Bandioli e Mantovani (1998) Oliveira (2011) trazem o histórico da das creches e suas transformações na Educação Infantil; Moyles (2006) e Vigotsky (2007) que tratam sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Almeida e Mahoney (2004) fundamentaram a teoria Walloniana sobre a visão histórico-cultural de desenvolvimento da criança. Cruz (2008) reflete sobre a importância de ouvir as crianças. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças traduzem de diferentes maneiras suas percepções sobre a creche; as brincadeiras e interações desenvolvidas, nesse espaço, contribuem para o desenvolvimento das suas potencialidades e habilidades, desde que as relações estabelecidas com o outro, propiciem sentir-se membros protagonistas do contexto, aceitos como se apresentam para nós, possibilitando a elas, a capacidade de construir e reconstruir novos significados a partir das vivências da creche. Palavras-chave: Educação Infantil; Criança; Infância; Interações; Brincadeiras.
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spelling Souza, Suzete Patrocínio deSouza, Suzete Patrocínio deAraújo, Ana Lúcia Soares da ConceiçãoDamião, Flávia de Jesus2016-08-03T14:33:25Z2016-08-03T14:33:25Z2016-08-032016-06-18TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19961Este estudo é resultado de um trabalho monográfico que teve como objetivo compreender as percepções da criança sobre a creche, a partir das interações e brincadeiras desenvolvidas no seu cotidiano. O estudo pautou-se em uma abordagem qualitativa, tendo a etnopesquisa como método. Foram utilizados procedimentos de coleta de dados: a observação participante, diário de campo, a conversa informal, a poteca da oralidade, imagens, áudios e vídeos das crianças. Para tratar os dados foi realizada uma triangulação das imagens, das narrativas e experiências das crianças. Os participantes da pesquisa foram 12 crianças com idades entre 1 a 2 anos e 11 meses em uma turma do grupo I de uma creche no município de Serrinha. Os aportes teóricos que fundamentaram a discussão do trabalho foram: Áries (1981), Charlot (2013), Sarmento (2004); (2008), Kulhmann (2010) Rousseau (1999) discutem as concepções de criança e infância; Brougére (2011), Kishimoto (2011), falam sobre a cultura lúdica; Bandioli e Mantovani (1998) Oliveira (2011) trazem o histórico da das creches e suas transformações na Educação Infantil; Moyles (2006) e Vigotsky (2007) que tratam sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. Almeida e Mahoney (2004) fundamentaram a teoria Walloniana sobre a visão histórico-cultural de desenvolvimento da criança. Cruz (2008) reflete sobre a importância de ouvir as crianças. Os resultados obtidos evidenciaram que as crianças traduzem de diferentes maneiras suas percepções sobre a creche; as brincadeiras e interações desenvolvidas, nesse espaço, contribuem para o desenvolvimento das suas potencialidades e habilidades, desde que as relações estabelecidas com o outro, propiciem sentir-se membros protagonistas do contexto, aceitos como se apresentam para nós, possibilitando a elas, a capacidade de construir e reconstruir novos significados a partir das vivências da creche. Palavras-chave: Educação Infantil; Criança; Infância; Interações; Brincadeiras.ABSTRACT This study is the result of a research project which aimed to understand the perceptions of the child about the nursery, from the interactions and games developed in their daily lives. The study was guided in a qualitative approach, having etnopesquisa as a method. Data collection procedures were used: participant observation, field diary, informal conversation, the Poteca orality, images, audios and videos of children. To process the data triangulation of images was performed, narratives and experiences of children. The participants were 12 children aged 1- 2 years and 11 months in a class of Group I of a day care center in the city of Serrinha. The theoretical framework that supported the work of the discussion were: Aries (1981), Charlot (2013), Sarmento (2004); (2008), Kuhlmann (2010) Rousseau (1999) discuss the child's conception and infancy; Brougère (2011), Kishimoto (2011) talk about the play culture; Bandioli and Mantovani (1998) Oliveira (2011) bring the history of kindergartens and their transformations in kindergarten; Moyles (2006) and Vygotsky (2007) that deal with the importance of play for children's development. Almeida and Mahoney (2004) based the Wallonian theory of cultural-historical view of child development. Cruz (2008) reflects on the importance of capturing the children's voices. The results showed that children translate in different ways their perceptions about child care; the banter and interactions could, in this space, contribute to the development of their potential and skills, provided that the relations with the other propitiate feel protagonists members of context, accepted as present for us, allowing it the capacity to construct and reconstruct new meanings from the day care experiences. Keywords: Early Childhood Education; Child; Childhood; interactions; games;Submitted by Suzete Souza (spatrocinio2011@hotmail.com) on 2016-07-22T23:53:41Z No. of bitstreams: 1 Suzete TCC Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil UFBA.pdf: 553007 bytes, checksum: 8e9909ad74c69efb127196cc02117d00 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-08-03T14:33:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Suzete TCC Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil UFBA.pdf: 553007 bytes, checksum: 8e9909ad74c69efb127196cc02117d00 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-03T14:33:25Z (GMT). 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