As interações entre adultos e crianças na visão dos professores de creche da rede municipal de Fortaleza: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Meirilene dos Santos Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37438
Resumo: SCHRAMM, Meirilene dos Santos Araújo.As interações entre adultos e crianças na visão dos professores de creche da rede municipal de Fortaleza: um estudo de caso. 2015. 71f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
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The methodological procedures encompassed a field research in a perspective "case study", being used as a data collection instrument: scene analysis and the interview, instrument which seeks to gather the views of stakeholders involved in the research. The results showed that teachers identify traditional practices that disregard the competence of children and their rights, judging part of the history of early childhood education; however acknowledge that such practices are no longer acceptable to the current context, trying to adapt their daily lives to the new requirements, which should be further consolidated. They also show that there is still the need for more study and reflection for a better understanding and incorporation of ethical, political and aesthetic principles in the conduct of the teacher, as a reference interaction among children. We found, in regard to interactions, that the teachers attribute the expansion of knowledge of children, favoring their expression and creativity, the influence of affection for the child in building himself. And although the teachers point access to materials, the need to study and update and discussion with their peers in the work context and continuing education at the level of specialization and courses offered by the city, as possibilities that will contribute to the constant evolution the quality of interactions in the context of their practices. It is considered, finally, that to occur in the teaching group of early childhood education a progressive advancement of ideas, identity, practices with children, recognizing the importance of the relationship among social interactions in the institutional environment and child development, It is urgent that this process is driven significantly both by the educational authorities as the educational policies.Esta pesquisa tem como objeto de estudo as interações entre adultos e crianças na visão dos professores de creche da rede municipal de Fortaleza. Teve por motivação situações pessoais e profissionais de observação das práticas, que nos fizeram atribuir grande significado a essas interações. O referencial teórico baseia-se na teoria sócio-histórica de Vygotysky (2007), incluindo outros autores. Os procedimentos metodológicos englobaram uma pesquisa de campo em uma perspectiva “estudo de caso”, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados: a entrevista, instrumento que busca coletar a opinião dos atores envolvidos na pesquisa, e análise de cenas. Os resultados encontrados revelam que os professores identificam as práticas tradicionais que desconsideram a competência da criança e seus direitos, julgando fazer parte da história da Educação Infantil; no entanto reconhecem que tais práticas não mais são aceitáveis ao contexto atual, tentando adequar seu dia a dia às novas exigências, o que ainda precisa ser melhor consolidado.Também mostram que ainda se fazem necessários mais estudos e reflexões para uma melhor compreensão e incorporação dos princípios éticos, políticos e estéticos na conduta do professor, como referência de interação entre as crianças. Verificamos que às interações, as professoras atribuem a ampliação dos conhecimentos das crianças, o favorecimento de sua expressão e criatividade, a influência da afetividade para a criança na construção de si mesma. E ainda que as professoras apontam o acesso aos materiais, a necessidade de estudos e atualização e a discussão com seus pares no contexto de trabalho e na formação continuada em nível de especialização e dos cursos oferecidos pela prefeitura, como possibilidades que contribuirão para a constante evolução da qualidade das interações no contexto de suas práticas. Considera-se, por fim, que para que ocorra no grupo docente da Educação Infantil um progressivo avanço das concepções, da identidade, das práticas com as crianças, do reconhecimento da importância da relação entre as interações sociais no ambiente institucional e no desenvolvimento infantil, faz-se urgente que esse processo seja impulsionado de maneira significativa tanto pelas instâncias educativas quanto pelas políticas educacionais.Schramm, Sandra Maria de OliveiraBarbosa, Meirilene dos Santos Araújo2018-11-20T13:25:06Z2018-11-20T13:25:06Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBarbosa, M. S. A.; Schramm, S. M. O. 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