Subjetividade processual pós-colonial em os sertões do oficina
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Campbell, Patrick George WarburtonCampbell, Patrick George Warburton2012-04-19T15:12:33Z2012-04-19T15:12:33Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5668v. 14, n. 16p.70-93O objetivo deste artigo é explorar como o conceito do subalterno sem fala de Gayatri Chakravorty Spivak questiona /é questionado pelo espetáculo Os Sertões (2002-2007) do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. Enquanto a delineação marxista do subalterno desenvolvida por Spivak mantém este num abraço binário com o privilegiado Sujeito da Europa, Os Sertões apresenta-nos com uma rede interligada de três sujeito-efeitos, na qual o Trans-Homem (o artista militante pós-colonial) transcende sua condição de Homem (o sujeito castrado do neocolonialismo) ao infundir seu discurso com a ebulição rítmica do Pré-Homem (o substrato subalterno da sociedade brasileira). O Oficina articula esta subjetividade híbrida, conflituosa e processual no palco ao retornar à cena primal da concepção do Brasil, revelando um tropo diferenciado potencialmente articulando a subjetividade e a representabilidade no Brasil; o estupro-como-grama. É esse fio de DNA textual, esse eterno retorno da violência sexual, disciplinar e epistêmica que aparece em cena, articulando a subjetividade brasileira. Porém, ao antropofagicamente cooptar essa herança trágica no palco ao realçar a diferência contra-hegemônica das manifestações culturais e sagradas do subalterno que desde sempre espaçam o texto (pós) colonial, a companhia subverte uma narrativa histórica de perda e privação, transformando-a em um rito de passagem rítmico e libidinoso cujo vitalidade transcende as limitações do falogocentrismo.Submitted by Barcellos Bárbara (barbara_barcellos@yahoo.com.br) on 2012-04-19T15:12:33Z No. of bitstreams: 1 5395-14503-1-PB[1].pdf: 1120837 bytes, checksum: 99bbe0dbd431ec1fd0c71c1e508e7772 (MD5)Made available in DSpace on 2012-04-19T15:12:33Z (GMT). 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