Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Raquel Leone
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Ladeira, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26936
Resumo: O trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de aceitabilidade do cliente baiano em relação à prestação de um serviço de supermercado virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de opinião com clientes da maior rede de supermercados atuante no mercado local, o Bompreço Bahia. Foram executados estudos teóricos buscando coletar informações relevantes sobre o tema em questão, tais como definições e histórico do varejo, evolução e tendências dos supermercados no Brasil, análises das teorias existentes que buscam desvendar o comportamento do consumidor, criação e evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Foi estabelecida uma metodologia de pesquisa visando conhecer a opinião dos clientes através da aplicação de questionários sobre o serviço de compras on-line. Este questionário foi elaborado a partir de quatro grandes perguntas de pesquisa: qual o perfil do cliente, quais são as suas preferências, quais são as questões administrativas para um serviço de supermercado virtual e, por fim, quais são os aspectos técnicos relevantes para a implantação desse serviço. A tabulação e análise dos dados obtidos permitiram identificar um alto grau de interesse dos clientes em relação ao serviço de supermercado virtual. Observou-se um mercado potencial para este serviço, pois foi detectado que a grande maioria dos clientes acessa a internet, mas ainda não efetuou compras on-line.
id UFBA-2_8963317061c01c3a4b955a2fc437c8b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26936
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Maciel, Raquel LeoneLadeira, Rodrigo2018-08-09T19:56:18Z2018-08-09T19:56:18Z20021516-9103http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26936v. 1, n. 6, p. 7-21O trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de aceitabilidade do cliente baiano em relação à prestação de um serviço de supermercado virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de opinião com clientes da maior rede de supermercados atuante no mercado local, o Bompreço Bahia. Foram executados estudos teóricos buscando coletar informações relevantes sobre o tema em questão, tais como definições e histórico do varejo, evolução e tendências dos supermercados no Brasil, análises das teorias existentes que buscam desvendar o comportamento do consumidor, criação e evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Foi estabelecida uma metodologia de pesquisa visando conhecer a opinião dos clientes através da aplicação de questionários sobre o serviço de compras on-line. Este questionário foi elaborado a partir de quatro grandes perguntas de pesquisa: qual o perfil do cliente, quais são as suas preferências, quais são as questões administrativas para um serviço de supermercado virtual e, por fim, quais são os aspectos técnicos relevantes para a implantação desse serviço. A tabulação e análise dos dados obtidos permitiram identificar um alto grau de interesse dos clientes em relação ao serviço de supermercado virtual. Observou-se um mercado potencial para este serviço, pois foi detectado que a grande maioria dos clientes acessa a internet, mas ainda não efetuou compras on-line.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-08-07T19:53:33Z No. of bitstreams: 1 Comércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf: 225178 bytes, checksum: 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-08-09T19:56:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Comércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf: 225178 bytes, checksum: 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-09T19:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Comércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf: 225178 bytes, checksum: 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda (MD5) Previous issue date: 2002SalvadorUNIFACSBrasilhttp://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/172/175reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAVarejoSupermercadosInternetComércio eletrônicoComportamento do consumidorAceitabilidadeComércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdfComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdfapplication/pdf225178https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/1/Com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico%20no%20varejo%20baiano%20setor%20de%20supermercados.pdf5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bdaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf.txtComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf.txtExtracted texttext/plain64730https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/3/Com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico%20no%20varejo%20baiano%20setor%20de%20supermercados.pdf.txtb9ec1e7e7f8791e5d03b976e93ce8b3cMD53ri/269362022-03-10 14:03:34.186oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:03:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
title Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
spellingShingle Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
Maciel, Raquel Leone
Varejo
Supermercados
Internet
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Aceitabilidade
title_short Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
title_full Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
title_fullStr Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
title_full_unstemmed Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
title_sort Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
author Maciel, Raquel Leone
author_facet Maciel, Raquel Leone
Ladeira, Rodrigo
author_role author
author2 Ladeira, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Raquel Leone
Ladeira, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Varejo
Supermercados
Internet
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Aceitabilidade
topic Varejo
Supermercados
Internet
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Aceitabilidade
description O trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de aceitabilidade do cliente baiano em relação à prestação de um serviço de supermercado virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de opinião com clientes da maior rede de supermercados atuante no mercado local, o Bompreço Bahia. Foram executados estudos teóricos buscando coletar informações relevantes sobre o tema em questão, tais como definições e histórico do varejo, evolução e tendências dos supermercados no Brasil, análises das teorias existentes que buscam desvendar o comportamento do consumidor, criação e evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Foi estabelecida uma metodologia de pesquisa visando conhecer a opinião dos clientes através da aplicação de questionários sobre o serviço de compras on-line. Este questionário foi elaborado a partir de quatro grandes perguntas de pesquisa: qual o perfil do cliente, quais são as suas preferências, quais são as questões administrativas para um serviço de supermercado virtual e, por fim, quais são os aspectos técnicos relevantes para a implantação desse serviço. A tabulação e análise dos dados obtidos permitiram identificar um alto grau de interesse dos clientes em relação ao serviço de supermercado virtual. Observou-se um mercado potencial para este serviço, pois foi detectado que a grande maioria dos clientes acessa a internet, mas ainda não efetuou compras on-line.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-09T19:56:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-09T19:56:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26936
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1516-9103
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 1, n. 6, p. 7-21
identifier_str_mv 1516-9103
v. 1, n. 6, p. 7-21
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFACS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIFACS
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/172/175
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/1/Com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico%20no%20varejo%20baiano%20setor%20de%20supermercados.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/3/Com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico%20no%20varejo%20baiano%20setor%20de%20supermercados.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
b9ec1e7e7f8791e5d03b976e93ce8b3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459568892608512