Comércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercados
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26936 |
Resumo: | O trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de aceitabilidade do cliente baiano em relação à prestação de um serviço de supermercado virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de opinião com clientes da maior rede de supermercados atuante no mercado local, o Bompreço Bahia. Foram executados estudos teóricos buscando coletar informações relevantes sobre o tema em questão, tais como definições e histórico do varejo, evolução e tendências dos supermercados no Brasil, análises das teorias existentes que buscam desvendar o comportamento do consumidor, criação e evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Foi estabelecida uma metodologia de pesquisa visando conhecer a opinião dos clientes através da aplicação de questionários sobre o serviço de compras on-line. Este questionário foi elaborado a partir de quatro grandes perguntas de pesquisa: qual o perfil do cliente, quais são as suas preferências, quais são as questões administrativas para um serviço de supermercado virtual e, por fim, quais são os aspectos técnicos relevantes para a implantação desse serviço. A tabulação e análise dos dados obtidos permitiram identificar um alto grau de interesse dos clientes em relação ao serviço de supermercado virtual. Observou-se um mercado potencial para este serviço, pois foi detectado que a grande maioria dos clientes acessa a internet, mas ainda não efetuou compras on-line. |
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Maciel, Raquel LeoneLadeira, Rodrigo2018-08-09T19:56:18Z2018-08-09T19:56:18Z20021516-9103http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26936v. 1, n. 6, p. 7-21O trabalho tem o objetivo de avaliar o grau de aceitabilidade do cliente baiano em relação à prestação de um serviço de supermercado virtual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de opinião com clientes da maior rede de supermercados atuante no mercado local, o Bompreço Bahia. Foram executados estudos teóricos buscando coletar informações relevantes sobre o tema em questão, tais como definições e histórico do varejo, evolução e tendências dos supermercados no Brasil, análises das teorias existentes que buscam desvendar o comportamento do consumidor, criação e evolução do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Foi estabelecida uma metodologia de pesquisa visando conhecer a opinião dos clientes através da aplicação de questionários sobre o serviço de compras on-line. Este questionário foi elaborado a partir de quatro grandes perguntas de pesquisa: qual o perfil do cliente, quais são as suas preferências, quais são as questões administrativas para um serviço de supermercado virtual e, por fim, quais são os aspectos técnicos relevantes para a implantação desse serviço. A tabulação e análise dos dados obtidos permitiram identificar um alto grau de interesse dos clientes em relação ao serviço de supermercado virtual. Observou-se um mercado potencial para este serviço, pois foi detectado que a grande maioria dos clientes acessa a internet, mas ainda não efetuou compras on-line.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-08-07T19:53:33Z No. of bitstreams: 1 Comércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf: 225178 bytes, checksum: 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-08-09T19:56:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Comércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf: 225178 bytes, checksum: 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-09T19:56:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Comércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf: 225178 bytes, checksum: 5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bda (MD5) Previous issue date: 2002SalvadorUNIFACSBrasilhttp://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/172/175reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAVarejoSupermercadosInternetComércio eletrônicoComportamento do consumidorAceitabilidadeComércio eletrônico no varejo baiano: setor de supermercadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdfComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdfapplication/pdf225178https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/1/Com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico%20no%20varejo%20baiano%20setor%20de%20supermercados.pdf5144112dc0d3d9ffd82d479045c69bdaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf.txtComércio eletrônico no varejo baiano setor de supermercados.pdf.txtExtracted texttext/plain64730https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26936/3/Com%c3%a9rcio%20eletr%c3%b4nico%20no%20varejo%20baiano%20setor%20de%20supermercados.pdf.txtb9ec1e7e7f8791e5d03b976e93ce8b3cMD53ri/269362022-03-10 14:03:34.186oai:repositorio.ufba.br:ri/26936VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:03:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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