Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2549 |
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Georg, Alvaro EDuncan, Bruce BartholowToscano, Cristiana MSchmidt, Maria InêsMengue, SoteroDuarte, CláudioPolanczyk, Carísi AGeorg, Alvaro EDuncan, Bruce BartholowToscano, Cristiana MSchmidt, Maria InêsMengue, SoteroDuarte, CláudioPolanczyk, Carísi A2011-09-05T17:41:39Z2011-09-05T17:41:39Z2005-060034-8910http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/254930(3):452-60p.452-460OBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >100 mg/dl ou fora do jejum >140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.Submitted by Rigaud Andréa (andrearigaud16@yahoo.com.br) on 2011-09-05T17:41:39Z No. of bitstreams: 1 24800.pdf: 117498 bytes, checksum: 5ffe507147b529849a092dfdbe0ebc48 (MD5)Made available in DSpace on 2011-09-05T17:41:39Z (GMT). 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