Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71426 |
Resumo: | Objetivo Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. Métodos Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum 100 mg/dl ou fora do jejum 140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. Resultados Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população- alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a conf irmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes conf irmatórios. Conclusões Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países. |
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Georg, Alvaro ErnaniDuncan, Bruce BartholowToscano, Cristiana MariaSchmidt, Maria InêsMengue, Sotero SerrateDuarte, CláudioPolanczyk, Carisi Anne2013-05-14T02:08:00Z20050034-8910http://hdl.handle.net/10183/71426000527520Objetivo Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. Métodos Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum 100 mg/dl ou fora do jejum 140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. Resultados Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população- alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a conf irmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes conf irmatórios. Conclusões Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.Objective Diabetes mellitus is a common disease and costly public health concern and an expressive number of affected individuals have undiagnosed diabetes mellitus. In 2001, the Brazilian Ministry of Health conducted a national diabetes screening *A lista dos componentes do Grupo encontra-se no final do artigo. Artigo baseado em dissertação de mestrado apresentado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2002. Estudo com financiamento do Ministério da Saúde em colaboração com Organização Pan-Americana da Saúde (MS/ OPAS). Recebido em 26/1/2004. Reapresentado em 8/9/2004. Aprovado em 3/2/2005. campaign. The purpose of this study was to estimate the yield and economic impact of this screening strategy. Methods Based on positive screenees (fasting glucose 100 mg/dL or nonfasting 140 mg/dL) probable new cases of diabetes were estimated and a decision analytic model was built up. Primary and secondary data were used to estimate screening cost (in Brazilian Reais, R$) and yield (new cases of diabetes detected), assuming a single-payer- perspective. Sensitivity analyses were performed. Results Assuming a prevalence of undiagnosed diabetes mellitus of 4.8%, probable new cases of diabetes were 518,579 (23 new cases per 1,000 subjects screened), considering that 33% of positive-screening individuals underwent confirmatory glucose testing. The cost per new case of diabetes diagnosed would be R$89. The results were sensitive to percentage of confirmatory tests performed. Conclusions The costs of nationwide community screening in Brazil were significant, however, in absolute terms lower than those described by other countries.application/pdfporRevista de saúde pública. São Paulo. Vol. 39, n. 3 (2005), p. 452-460Diabetes mellitusPrevenção de doençasPromoção da saúdeDiabetes mellitus, economyCost- benefit analysisHealth promotionDiabetes mellitus, diagnosisDiabetes mellitus, prevention and controlAnálise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no BrasilEconomic analysis of a screening program for diabetes mellitus in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000527520.pdf000527520.pdfTexto completoapplication/pdf109398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71426/1/000527520.pdfd6ba7d8f79227506c1465b81698bb5b7MD51TEXT000527520.pdf.txt000527520.pdf.txtExtracted Texttext/plain39667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71426/2/000527520.pdf.txteab40dc52e64f73931eea87707ed7723MD52THUMBNAIL000527520.pdf.jpg000527520.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71426/3/000527520.pdf.jpg488cd0a328c04840b0d1dfedcd5b5e6fMD5310183/714262024-08-18 06:44:01.890821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-08-18T09:44:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Objetivo Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. Métodos Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum 100 mg/dl ou fora do jejum 140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. Resultados Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população- alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a conf irmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes conf irmatórios. Conclusões Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países. |
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