Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Georg,Alvaro E
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Duncan,Bruce B, Toscano,Cristiana M, Schmidt,Maria Inês, Mengue,Sotero, Duarte,Cláudio, Polanczyk,Carísi A
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300017
Resumo: OBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >100 mg/dl ou fora do jejum >140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.
id USP-23_ab5eb2422b2dcc00ad21ad4b7ad82bbf
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-89102005000300017
network_acronym_str USP-23
network_name_str Revista de Saúde Pública
repository_id_str
spelling Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no BrasilDiabetes mellitus/economiaAnálise custo-benefícioPromoção da saúdeDiabetes mellitus/diagnósticoDiabetes mellitus/prevenção e controleOBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >100 mg/dl ou fora do jejum >140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300017Revista de Saúde Pública v.39 n.3 2005reponame:Revista de Saúde Públicainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0034-89102005000300017info:eu-repo/semantics/openAccessGeorg,Alvaro EDuncan,Bruce BToscano,Cristiana MSchmidt,Maria InêsMengue,SoteroDuarte,CláudioPolanczyk,Carísi Apor2005-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-89102005000300017Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=pt&nrm=isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevsp@org.usp.br||revsp1@usp.br1518-87870034-8910opendoar:2005-06-30T00:00Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
title Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
spellingShingle Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
Georg,Alvaro E
Diabetes mellitus/economia
Análise custo-benefício
Promoção da saúde
Diabetes mellitus/diagnóstico
Diabetes mellitus/prevenção e controle
title_short Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
title_full Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
title_fullStr Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
title_full_unstemmed Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
title_sort Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil
author Georg,Alvaro E
author_facet Georg,Alvaro E
Duncan,Bruce B
Toscano,Cristiana M
Schmidt,Maria Inês
Mengue,Sotero
Duarte,Cláudio
Polanczyk,Carísi A
author_role author
author2 Duncan,Bruce B
Toscano,Cristiana M
Schmidt,Maria Inês
Mengue,Sotero
Duarte,Cláudio
Polanczyk,Carísi A
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Georg,Alvaro E
Duncan,Bruce B
Toscano,Cristiana M
Schmidt,Maria Inês
Mengue,Sotero
Duarte,Cláudio
Polanczyk,Carísi A
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes mellitus/economia
Análise custo-benefício
Promoção da saúde
Diabetes mellitus/diagnóstico
Diabetes mellitus/prevenção e controle
topic Diabetes mellitus/economia
Análise custo-benefício
Promoção da saúde
Diabetes mellitus/diagnóstico
Diabetes mellitus/prevenção e controle
description OBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >100 mg/dl ou fora do jejum >140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-89102005000300017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública v.39 n.3 2005
reponame:Revista de Saúde Pública
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Saúde Pública
collection Revista de Saúde Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revsp@org.usp.br||revsp1@usp.br
_version_ 1748936494655995904