A política nacional de formação de professores da educação básica: a implementação do PARFOR-Presencial no estado da Bahia tendo como pressuposto o regime de colaboração
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19168 |
Resumo: | A presente tese teve como objetivo analisar em que sentido estão sendo viabilizadas as ações e estratégias da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, através do PARFOR-Presencial desenvolvido no Estado da Bahia, tendo em vista o regime de colaboração como princípio entre os entes federados, ou sejam, a União, os Estados, os Municípios e as instituições de educação superior que oferecem os cursos de formação. Este Programa tem a finalidade de formar professores das redes públicas de ensino, em exercício, em nível superior, conforme estabelece a LDB 9394 de 1996. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, a partir de uma abordagem teórico-metodológica pós-estruturalista, que considera as ações dos sujeitos e das instituições como aspectos cruciais para a compreensão das políticas, neste sentido, nos inspirando no modelo do ciclo das políticas proposto por Ball e Bowe.Para o desenvolvimento da pesquisa valemo-nos da análise documental eda coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas com os principais implementadores deste Programa na Bahia. Os resultados demonstraram fragilidade na efetivação do regime de colaboração e dificuldades de articulação entre os atores institucionais envolvidos, que resultaram principalmente na falta de uma definição real da demanda de professores, que necessitavam da formação, nas dificuldades de disponibilização da oferta de vagas pelas IES, na divulgação sobre as possibilidades de formação pelo Programa, nas dificuldades do professor-estudante de permanecer no curso, assim como, na falta de infraestrutura adequada para a realização dos cursos. Apesar das limitações detectadas, consideramos que o Programa tem avançado para cumprir os seus objetivos. |
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Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, a partir de uma abordagem teórico-metodológica pós-estruturalista, que considera as ações dos sujeitos e das instituições como aspectos cruciais para a compreensão das políticas, neste sentido, nos inspirando no modelo do ciclo das políticas proposto por Ball e Bowe.Para o desenvolvimento da pesquisa valemo-nos da análise documental eda coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas com os principais implementadores deste Programa na Bahia. Os resultados demonstraram fragilidade na efetivação do regime de colaboração e dificuldades de articulação entre os atores institucionais envolvidos, que resultaram principalmente na falta de uma definição real da demanda de professores, que necessitavam da formação, nas dificuldades de disponibilização da oferta de vagas pelas IES, na divulgação sobre as possibilidades de formação pelo Programa, nas dificuldades do professor-estudante de permanecer no curso, assim como, na falta de infraestrutura adequada para a realização dos cursos. Apesar das limitações detectadas, consideramos que o Programa tem avançado para cumprir os seus objetivos.ABSTRACT This thesis aims to analyze in what sense are being made possible actions and strategies for the National Teacher Formation in Basic Education Policy through PARFOR-presencial developed in the state of Bahia, considering the collaborative arrangements as a principle among the federative entities, that is, the Union, the States, the Municipalities, besides Higher Education Institutions (HEI) that offer Teacher’s Training courses. This Program aims to promote graduation level to teachers who work in public schools, as established in Education Directives and Bases Law n. 9394 of 1996. It was developed a qualitative research based on a post-structuralist theoretical-methodological approach, which considers the actions of individuals and institutions as crucial to understand the policies. To that effect, it was inspired in the model of the policy cycle proposed by Ball and Bowe. To develop the research, it was used document analysis and empirical data collecting through interviews with the implementers of this Program in Bahia. The results showed fragility in the effectiveness of the collaborative arrangements, and articulation difficulties among the institutional actors involved, which mainly resulted in lack of a real definition of the demand of teachers who needed the course, difficulties in offering available vacancies in HEIs, in the divulgation about the possibilities of Teacher’s Training courses through the program, difficulties for the student teacher to remain in the course, as well as lack of adequate infrastructure for the courses. Despite the limitations detected, it is believed that the program has advanced to fulfill its purposes.RESUMEN La presente tesis tiene como objetivo analizar en qué sentido se viabilizan las acciones y estrategias de la Política Nacional de Formación de Profesores de Educación Básica por medio del PARFOR-Presencial, desarrollado en el Estado de Bahía, y que tiene el régimen de colaboración como principio entre los entes federados, o sea, la Unión, los Estados y los Municipios, además de las instituciones de educación superior que ofrecen los cursos de formación. Este programa tiene la finalidad de formar a nivel superior profesores que ejercen la docencia en la red pública de enseñanza, según lo establecido por la LDB (Ley de Directrices y Bases) nº9394 de 1996. Para tal fin, desarrollamos una pesquisa cualitativa, a partir de un enfoque teórico-metodológico post-estructuralista, el cual considera las acciones de los sujetos y de las instituciones como aspectos cruciales para la comprensión de las políticas, y en este sentido, nos inspiramos en el modelo del ciclo de las políticas propuesto por Ball e Bowe. Para el desarrollo de la pesquisa nos valemos del análisis documental y de la colecta de datos empíricos por medio de entrevistas con los principales implementadores de este programa en la Bahía. Los resultados revelan fragilidad en la consecución del régimen de colaboración y dificultades de articulación entre los actores institucionales, deficiencias que traen como consecuencias la falta de una definición real de la demanda de los profesores que necesitan formación superior y la subsecuente dificultad para ofrecer vacantes en las IES (Instituciones de Enseñanza Superior), la dificultad para divulgar las posibilidades de formación mediante el programa, la dificultad del profesor-estudiante para permanecer en el curso así también como la falta de infraestructura adecuada para la realización de los cursos. Sin embargo, y a pesar de las limitaciones detectadas, consideramos que el programa ha avanzado mucho para cumplir sus objetivos.Submitted by Cristiane Brito Machado (cristianeufba@yahoo.com.br) on 2016-05-06T13:42:43Z No. of bitstreams: 1 Tese Cristiane Brito Machado Política Nacional de Formação de Professor.pdf: 1761020 bytes, checksum: dc01f8a0c11ed7707ed18a448ad0ed41 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-05-11T19:35:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Cristiane Brito Machado Política Nacional de Formação de Professor.pdf: 1761020 bytes, checksum: dc01f8a0c11ed7707ed18a448ad0ed41 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-11T19:35:18Z (GMT). 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