O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cristiane Brito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cunha, Maria Couto, da Silva Musial, Gilvanice Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2918
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os limites e desafios de se efetivar, no bojo da política nacional de formação de professores da educação básica no Brasil, o regime de colaboração entre os entes federados a partir de uma pesquisa que teve como objetivo investigar a operacionalização do regime de colaboração na implementação do PARFOR Presencial, no estado da Bahia. Apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Doutorado em Educação que teve como orientação metodológica a pesquisa qualitativa e como principal instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a entrevista. Inicialmente, tece algumas considerações sobre o federalismo brasileiro, a conceituação do regime de colaboração e as lacunas existentes no cenário nacional por conta da sua não regulamentação. Em seguida, discute os desafios na materialização do regime de colaboração a partir da análise da experiência do PARFOR Presencial na Bahia. Finalmente constata, através dos resultados da pesquisa, a necessidade urgente de que sejam feitos os ajustes necessários na Política estudada, assim como a regulamentação prevista no Artigo 23 da Constituição Federal de 1988 e na institucionalização do Sistema Nacional da Educação, de modo a que os planos, programas e projetos que tenham como premissa a participação compartilhada das instâncias federativas na sua execução obtenham os resultados almejados.    
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