O discurso da sustentabilidade em trabalhos apresentados no EPEA diante da complexidade do campo da educação ambiental.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30763 |
Resumo: | A presente pesquisa contempla o estudo sobre como discursos que envolvem sustentabilidade e desenvolvimento sustentável (DS) são disseminados na produção acadêmica, relacionando com o que é preconizado na literatura da área de Educação Ambiental (EA) à luz da Teoria Crítica da Sustentabilidade. Para isso foi adotado o método qualitativo, contemplando uma pesquisa bibliográfica e uma revisão sistemática de literatura. O processo de organização do texto é monográfico e o argumento é sistematizado ao passo que os capítulos são construídos. Esse fio condutor nos guia para a reflexão sobre possíveis caminhos sinalizados pela produção acadêmica em EA para que tenhamos indivíduos que busquem soluções sustentáveis em relação à problemática ambiental, visando ampliar a compreensão sobre como os/as pesquisadores/as do campo da EA comprometem seus escritos acadêmicos com a possível formação de cidadãos/ãs críticos/as e socialmente conscientes da realidade socioeconômica e ambiental. As bases teóricas que sustentam a pesquisa são elementos da Teoria Crítica, cuja epistemologia permite a apropriação dos discursos e sua crítica, e não apenas reproduzi-los como se fossem a única possibilidade, associados à Teoria Crítica da Sustentabilidade. O objetivo geral é compreender criticamente de que modo determinados discursos no campo da sustentabilidade são legitimados. De forma específica, a presente pesquisa apresenta os seguintes objetivos: compreender como discursos em torno da sustentabilidade aparecem em textos acadêmicos publicados nos anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA); identificar, através de categorias da Teoria crítica da sustentabilidade, se essas produções abordam a temática com enfoque crítico e emancipatório, considerando a dimensão temporal; analisar nesses artigos científicos discussões que contemplam os termos sustentabilidade, EA e DS, abordando-os em conexão com os conceitos de meio ambiente e natureza em uma linha crítica; estabelecer conexões entre as produções acadêmicas e os discursos críticos preconizados na literatura no campo da EA. Essas intenções de pesquisa mostram-se pertinentes aos questionamentos que motivam esta pesquisa, que envolvem a tentativa de problematizar determinados discursos que não reconhecem a complexidade do campo da EA e da problemática ambiental. Percebemos, por meio das análises, que os/as autores/as abordam o termo sustentabilidade de forma polissêmica, pois o empregam nas produções acadêmicas com sentidos e em contextos distintos que nem sempre revelam a complexidade que o termo carrega ao longo da sua construção. |
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Conceição, Anderson de CarvalhoConceição, Anderson de CarvalhoAlmeida, Rosiléia Oliveira deCruz, Izaura Santiago daMesseder Neto, Hélio da SilvaVieira, Fábio PessoaAlmeida, Rosiléia Oliveira de2019-10-16T17:51:02Z2019-10-16T17:51:02Z2019-10-162019-08-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30763A presente pesquisa contempla o estudo sobre como discursos que envolvem sustentabilidade e desenvolvimento sustentável (DS) são disseminados na produção acadêmica, relacionando com o que é preconizado na literatura da área de Educação Ambiental (EA) à luz da Teoria Crítica da Sustentabilidade. Para isso foi adotado o método qualitativo, contemplando uma pesquisa bibliográfica e uma revisão sistemática de literatura. O processo de organização do texto é monográfico e o argumento é sistematizado ao passo que os capítulos são construídos. Esse fio condutor nos guia para a reflexão sobre possíveis caminhos sinalizados pela produção acadêmica em EA para que tenhamos indivíduos que busquem soluções sustentáveis em relação à problemática ambiental, visando ampliar a compreensão sobre como os/as pesquisadores/as do campo da EA comprometem seus escritos acadêmicos com a possível formação de cidadãos/ãs críticos/as e socialmente conscientes da realidade socioeconômica e ambiental. As bases teóricas que sustentam a pesquisa são elementos da Teoria Crítica, cuja epistemologia permite a apropriação dos discursos e sua crítica, e não apenas reproduzi-los como se fossem a única possibilidade, associados à Teoria Crítica da Sustentabilidade. O objetivo geral é compreender criticamente de que modo determinados discursos no campo da sustentabilidade são legitimados. De forma específica, a presente pesquisa apresenta os seguintes objetivos: compreender como discursos em torno da sustentabilidade aparecem em textos acadêmicos publicados nos anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA); identificar, através de categorias da Teoria crítica da sustentabilidade, se essas produções abordam a temática com enfoque crítico e emancipatório, considerando a dimensão temporal; analisar nesses artigos científicos discussões que contemplam os termos sustentabilidade, EA e DS, abordando-os em conexão com os conceitos de meio ambiente e natureza em uma linha crítica; estabelecer conexões entre as produções acadêmicas e os discursos críticos preconizados na literatura no campo da EA. Essas intenções de pesquisa mostram-se pertinentes aos questionamentos que motivam esta pesquisa, que envolvem a tentativa de problematizar determinados discursos que não reconhecem a complexidade do campo da EA e da problemática ambiental. Percebemos, por meio das análises, que os/as autores/as abordam o termo sustentabilidade de forma polissêmica, pois o empregam nas produções acadêmicas com sentidos e em contextos distintos que nem sempre revelam a complexidade que o termo carrega ao longo da sua construção.ABSTRACT This research contemplates the study on how discourses involving sustainability and sustainable development are disseminated in academic production, relating to what is advocated in the literature on Environmental Education considering the Critical Sustainability Theory. For this, the qualitative method was adopted, including a literature search and a systematic literature review. The process of text organization is monographic, and the argument is systematized while the chapters are constructed. This guide leads us to reflect on possible paths signaled by academic production in Environmental Education so that we have individuals who seek sustainable solutions in relation to environmental issues, aiming to broaden the understanding of how researchers in the field of Environmental Education compromise their writings. academics with the possible formation of critically and socially aware citizens of the socioeconomic and environmental reality. The theoretical bases that support the research are elements of Critical Theory, whose epistemology allows the appropriation of discourses and their criticism, and not only reproduce them as if they were the only possibility, associated with the Critical Theory of Sustainability. The overall objective is to critically understand how certain discourses in the field of sustainability are legitimized. Specifically, the present research has the following objectives: to understand how discourses about sustainability appear in academic texts published in the annals of the Environmental Education Research Meeting (EPEA); identify through categories of the Critical Sustainability Theory if these productions approach the theme with a critical and emancipatory approach, considering the temporal dimension; analyze in these scientific articles discussions that contemplate the terms sustainability, Environmental Education and sustainable development, approaching them in connection with the concepts of environment and nature in a critical line; to establish connections between academic productions and critical discourses advocated in the literature in the field of Environmental Education. These research intentions are pertinent to the questions that motivate this research, which involve the attempt to problematize certain discourses that do not recognize the complexity of the field of Environmental Education and environmental issues. We realize, throughout the analysis, that the authors approach the term sustainability in a polysemic way, as they use it in academic productions in different senses and contexts that do not always reveal the complexity that the term carries along its construction.Submitted by Anderson de Carvalho Conceição (doug_zano@hotmail.com) on 2019-10-15T01:07:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Versão final - Anderson de Carvalho Conceição - Repositório.pdf: 1281494 bytes, checksum: de62048689d13761ba18771aace3711b (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2019-10-16T17:51:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Versão final - Anderson de Carvalho Conceição - Repositório.pdf: 1281494 bytes, checksum: de62048689d13761ba18771aace3711b (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-16T17:51:02Z (GMT). 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