Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Atta, Allan Fragueiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031
Resumo: O empreendedorismo pode prover um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que idealmente encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a melhoria da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional – e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas.
id UFBA-2_a7c52d3f86aefe45216d7bbfe85d2ebe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37031
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-05-22T15:32:26Z2023-05-22T15:32:26Z2023-02-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031O empreendedorismo pode prover um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que idealmente encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a melhoria da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional – e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas.Entrepreneurship can provide a model capable of meeting the need for competitiveness and innovation of public or private organizations. The entrepreneur is considered the innovation agent, being responsible for seeking and conducting innovation. Intrapreneurship is characterized by the action of the enterprising individual who ideally finds a favorable organizational culture and freedom in the organization in which he works to develop ideas and bring innovation. The creation and strengthening of an intrapreneurial culture is desirable for any organization and, in particular, in the public sector, it is a determining factor for the improvement of public management in Brazil. This research had as general objective the evaluation of the current intrapreneurial culture of the Brazilian Federal Revenue and the indication of strategies for its strengthening. To achieve this objective, a descriptive, predominantly quantitative research was carried out. The collection procedure was carried out through a survey for convenience, through the use of a structured questionnaire, composed of three scales - intrapreneurial conduct, intrapreneurial culture and organizational identification - and by questions of a sociodemographic nature, disclosed to all employees of the Federal Revenue Service of Brazil. We proceeded with the analysis of the adequacy of the model for the intrapreneurial conduct, through modeling by structural equations. The results indicated that the factors of intrapreneurial culture, available time and clarity in tasks did not have a significant impact on organizational identification. However, the factors support from management, freedom at work and use of rewards had a positive impact on organizational identification, explaining 64% of its variance. It was also observed that organizational identification had a positive effect on intrapreneurial conduct. Based on these results, actions were proposed to strengthen the most relevant factors of intrapreneurial culture for the considered model and can be replicated to other public or private institutions.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2023-05-18T17:37:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Allan Fragueiro Atta.pdf: 2012969 bytes, checksum: 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-05-22T15:32:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Allan Fragueiro Atta.pdf: 2012969 bytes, checksum: 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-22T15:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Allan Fragueiro Atta.pdf: 2012969 bytes, checksum: 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInnovationIntrapreneurshipIntrapreneurial cultureOrganizational IdentificationIntrapreneurial ConductCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovaçãoIntraempreendedorismoCultura intraempreendedoraIdentificação organizacionalConduta intraempreendedoraEstratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do BrasilStrategies for strengthening the intrapreneurial culture of Brazilian Federal RevenueMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHastenreiter Filho, Horacio Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/7432976244605513Hastenreiter Filho, Horacio Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/7432976244605513Ferreira, Fábio Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0767810129524053Veiga, Heila Magali da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3040432809028012http://lattes.cnpq.br/1167261200910556Atta, Allan Fragueiroreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAllan Fragueiro Atta.pdfAllan Fragueiro Atta.pdfDissertação MPAapplication/pdf2012969https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/1/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf5690504f0bb93c2147de9f24d8f780beMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTAllan Fragueiro Atta.pdf.txtAllan Fragueiro Atta.pdf.txtExtracted texttext/plain131688https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/4/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf.txt3a2e082cb3acc866c50326c1c8d5a5dcMD54ri/370312023-05-27 02:04:19.263oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-27T05:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Strategies for strengthening the intrapreneurial culture of Brazilian Federal Revenue
title Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
spellingShingle Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
Atta, Allan Fragueiro
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Inovação
Intraempreendedorismo
Cultura intraempreendedora
Identificação organizacional
Conduta intraempreendedora
Innovation
Intrapreneurship
Intrapreneurial culture
Organizational Identification
Intrapreneurial Conduct
title_short Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
title_full Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
title_fullStr Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
title_full_unstemmed Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
title_sort Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
author Atta, Allan Fragueiro
author_facet Atta, Allan Fragueiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7432976244605513
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7432976244605513
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, Fábio Almeida
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0767810129524053
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Veiga, Heila Magali da Silva
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3040432809028012
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1167261200910556
dc.contributor.author.fl_str_mv Atta, Allan Fragueiro
contributor_str_mv Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
Ferreira, Fábio Almeida
Veiga, Heila Magali da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Inovação
Intraempreendedorismo
Cultura intraempreendedora
Identificação organizacional
Conduta intraempreendedora
Innovation
Intrapreneurship
Intrapreneurial culture
Organizational Identification
Intrapreneurial Conduct
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Intraempreendedorismo
Cultura intraempreendedora
Identificação organizacional
Conduta intraempreendedora
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Innovation
Intrapreneurship
Intrapreneurial culture
Organizational Identification
Intrapreneurial Conduct
description O empreendedorismo pode prover um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que idealmente encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a melhoria da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional – e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-22T15:32:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-22T15:32:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Profissional
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/1/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/4/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
3a2e082cb3acc866c50326c1c8d5a5dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502773038022656