Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031 |
Resumo: | O empreendedorismo pode prover um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que idealmente encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a melhoria da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional – e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas. |
id |
UFBA-2_a7c52d3f86aefe45216d7bbfe85d2ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37031 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-05-22T15:32:26Z2023-05-22T15:32:26Z2023-02-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031O empreendedorismo pode prover um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que idealmente encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a melhoria da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional – e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas.Entrepreneurship can provide a model capable of meeting the need for competitiveness and innovation of public or private organizations. The entrepreneur is considered the innovation agent, being responsible for seeking and conducting innovation. Intrapreneurship is characterized by the action of the enterprising individual who ideally finds a favorable organizational culture and freedom in the organization in which he works to develop ideas and bring innovation. The creation and strengthening of an intrapreneurial culture is desirable for any organization and, in particular, in the public sector, it is a determining factor for the improvement of public management in Brazil. This research had as general objective the evaluation of the current intrapreneurial culture of the Brazilian Federal Revenue and the indication of strategies for its strengthening. To achieve this objective, a descriptive, predominantly quantitative research was carried out. The collection procedure was carried out through a survey for convenience, through the use of a structured questionnaire, composed of three scales - intrapreneurial conduct, intrapreneurial culture and organizational identification - and by questions of a sociodemographic nature, disclosed to all employees of the Federal Revenue Service of Brazil. We proceeded with the analysis of the adequacy of the model for the intrapreneurial conduct, through modeling by structural equations. The results indicated that the factors of intrapreneurial culture, available time and clarity in tasks did not have a significant impact on organizational identification. However, the factors support from management, freedom at work and use of rewards had a positive impact on organizational identification, explaining 64% of its variance. It was also observed that organizational identification had a positive effect on intrapreneurial conduct. Based on these results, actions were proposed to strengthen the most relevant factors of intrapreneurial culture for the considered model and can be replicated to other public or private institutions.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2023-05-18T17:37:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Allan Fragueiro Atta.pdf: 2012969 bytes, checksum: 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2023-05-22T15:32:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Allan Fragueiro Atta.pdf: 2012969 bytes, checksum: 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-22T15:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Allan Fragueiro Atta.pdf: 2012969 bytes, checksum: 5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInnovationIntrapreneurshipIntrapreneurial cultureOrganizational IdentificationIntrapreneurial ConductCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOInovaçãoIntraempreendedorismoCultura intraempreendedoraIdentificação organizacionalConduta intraempreendedoraEstratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do BrasilStrategies for strengthening the intrapreneurial culture of Brazilian Federal RevenueMestrado Profissionalinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHastenreiter Filho, Horacio Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/7432976244605513Hastenreiter Filho, Horacio Nelsonhttp://lattes.cnpq.br/7432976244605513Ferreira, Fábio Almeidahttp://lattes.cnpq.br/0767810129524053Veiga, Heila Magali da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3040432809028012http://lattes.cnpq.br/1167261200910556Atta, Allan Fragueiroreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAllan Fragueiro Atta.pdfAllan Fragueiro Atta.pdfDissertação MPAapplication/pdf2012969https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/1/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf5690504f0bb93c2147de9f24d8f780beMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTAllan Fragueiro Atta.pdf.txtAllan Fragueiro Atta.pdf.txtExtracted texttext/plain131688https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/4/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf.txt3a2e082cb3acc866c50326c1c8d5a5dcMD54ri/370312023-05-27 02:04:19.263oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-05-27T05:04:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Strategies for strengthening the intrapreneurial culture of Brazilian Federal Revenue |
title |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
spellingShingle |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil Atta, Allan Fragueiro CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inovação Intraempreendedorismo Cultura intraempreendedora Identificação organizacional Conduta intraempreendedora Innovation Intrapreneurship Intrapreneurial culture Organizational Identification Intrapreneurial Conduct |
title_short |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
title_full |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
title_fullStr |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
title_sort |
Estratégias para o fortalecimento da cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil |
author |
Atta, Allan Fragueiro |
author_facet |
Atta, Allan Fragueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7432976244605513 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7432976244605513 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferreira, Fábio Almeida |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0767810129524053 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Veiga, Heila Magali da Silva |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3040432809028012 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1167261200910556 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Atta, Allan Fragueiro |
contributor_str_mv |
Hastenreiter Filho, Horacio Nelson Hastenreiter Filho, Horacio Nelson Ferreira, Fábio Almeida Veiga, Heila Magali da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Inovação Intraempreendedorismo Cultura intraempreendedora Identificação organizacional Conduta intraempreendedora Innovation Intrapreneurship Intrapreneurial culture Organizational Identification Intrapreneurial Conduct |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação Intraempreendedorismo Cultura intraempreendedora Identificação organizacional Conduta intraempreendedora |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Innovation Intrapreneurship Intrapreneurial culture Organizational Identification Intrapreneurial Conduct |
description |
O empreendedorismo pode prover um modelo capaz de suprir a necessidade de competitividade e inovação nas organizações públicas ou privadas. O empreendedor é considerado o agente de inovações, sendo ele o responsável por buscar e conduzir a inovação. Intraempreendedorismo caracteriza-se pela ação do indivíduo empreendedor que idealmente encontra uma cultura organizacional favorável e liberdade na organização em que trabalha para desenvolver ideias e trazer inovação. A criação e fortalecimento de uma cultura intraempreendedora é desejável para qualquer organização e, em especial, no setor público é um fator determinante para a melhoria da gestão pública no Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral a avaliação da atual cultura intraempreendedora da Receita Federal do Brasil e a indicação de estratégias para seu fortalecimento. Para o alcance deste objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, predominantemente quantitativa. O procedimento de coleta foi realizado através de levantamento por conveniência, a partir da utilização de um questionário estruturado, composto por três escalas – conduta intraempreendedora, cultura intraempreendedora e identificação organizacional – e por questões de caráter sociodemográfico, divulgado para todos os servidores da Receita Federal do Brasil. Procedeu-se com a análise da adequação do modelo para a conduta intraempreendedora, por meio da modelagem por equações estruturais. Os resultados indicaram que os fatores, da cultura intraempreendedora, Tempo disponível e Clareza nas tarefas não apresentaram impacto significativo sobre a Identificação organizacional. No entanto, os fatores Apoio da direção, Liberdade no trabalho e Emprego de recompensas apresentaram impacto positivo sobre a Identificação organizacional, explicando 64% da sua variância. Observou-se também que a Identificação organizacional apresentou um efeito positivo sobre a conduta intraempreendedora. A partir desses resultados, ações foram propostas para o fortalecimento dos fatores mais relevantes da cultura intraempreendedora para o modelo considerado, e podem ser replicadas para outras instituições públicas ou privadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-22T15:32:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-22T15:32:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Profissional info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/1/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37031/4/Allan%20Fragueiro%20Atta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5690504f0bb93c2147de9f24d8f780be e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 3a2e082cb3acc866c50326c1c8d5a5dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459663693316096 |