RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira, Rafael
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26155
Resumo: Este documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA e tem como principal objetivo propor adaptações de ritmos do Candomblé Ketu para o instrumento Bateria, a partir das práticas do músico e alabê Iuri Passos. Inicialmente será apresentado um Memorial, onde um resumo da história musical do autor, enfatizando a trajetória percorrida durante o curso, estará descrito. Em seguida um artigo acadêmico, que elabora apontamentos iniciais sobre uma Teoria da Aprendizagem da Bateria, será compartilhado. Na sequência, o resultado da pesquisa será apresentado em formato de livro-método para o instrumento bateria, onde quatro ritmos do Candomblé Ketu, e suas respectivas adaptações na Bateria, serão explorados. As variações e adaptações descritas no método estão compartilhadas também em um DVD anexado ao final do mesmo. Encerrando, serão apresentados relatórios descrevendo as práticas realizadas no período.
id UFBA-2_aa4cacb6f0291901bae604a4ce923708
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26155
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Palmeira, RafaelScott Junior, Rowney ArchibaldEzequiel, CarlosScott Junior, Rowney ArchibaldEzequiel, CarlosLühning, ÂngelaOliveira Filho, Pedro2018-06-11T10:46:25Z2018-06-11T10:46:25Z2018-06-112017-09-29http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26155Este documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA e tem como principal objetivo propor adaptações de ritmos do Candomblé Ketu para o instrumento Bateria, a partir das práticas do músico e alabê Iuri Passos. Inicialmente será apresentado um Memorial, onde um resumo da história musical do autor, enfatizando a trajetória percorrida durante o curso, estará descrito. Em seguida um artigo acadêmico, que elabora apontamentos iniciais sobre uma Teoria da Aprendizagem da Bateria, será compartilhado. Na sequência, o resultado da pesquisa será apresentado em formato de livro-método para o instrumento bateria, onde quatro ritmos do Candomblé Ketu, e suas respectivas adaptações na Bateria, serão explorados. As variações e adaptações descritas no método estão compartilhadas também em um DVD anexado ao final do mesmo. Encerrando, serão apresentados relatórios descrevendo as práticas realizadas no período.This document includes the final work presented to the Professional Postgraduate Program in Music of UFBA and its main objective is to propose adaptations of Candomblé Ketu rhythms for drumset, from de pratices of the musician and alabê Iuri Passos. Initially will be presented a Memorial, where the summary of the musical history of the author, emphasizing the trajectory covered during the course, will be described. Then an academic article that elaborates initial notes on a Theory of Learning of the Drumset will be shared. In the sequence, the search result will be presented in book-method format for the instrument, where four rhythms of Candomblé Ketu and their respective adaptations in the drums will be explained. The transcripts and adaptations described in the method will also be shared in audiovisual format, in DVD attached at the end of it. Closing, reports, describing the practices performed in the period, will be presented.Submitted by Rafael Palmeira (rafapalmeiraa@gmail.com) on 2018-05-16T19:45:02Z No. of bitstreams: 1 trabalho final Rafael Palmeira.pdf: 13668093 bytes, checksum: bc97dbfee2c0d6a50dd9da25afe10560 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-06-11T10:46:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 trabalho final Rafael Palmeira.pdf: 13668093 bytes, checksum: bc97dbfee2c0d6a50dd9da25afe10560 (MD5)Made available in DSpace on 2018-06-11T10:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 trabalho final Rafael Palmeira.pdf: 13668093 bytes, checksum: bc97dbfee2c0d6a50dd9da25afe10560 (MD5)Artes/MúsicaCandombléRitmos afro-brasileirosBateriaMúsica PopularRITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtrabalho final Rafael Palmeira.pdftrabalho final Rafael Palmeira.pdfapplication/pdf13668093https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26155/1/trabalho%20final%20Rafael%20Palmeira.pdfbc97dbfee2c0d6a50dd9da25afe10560MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26155/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTtrabalho final Rafael Palmeira.pdf.txttrabalho final Rafael Palmeira.pdf.txtExtracted texttext/plain111694https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26155/3/trabalho%20final%20Rafael%20Palmeira.pdf.txtd9de821d202cfe0ca0b0ad1bbc0b5020MD53ri/261552022-02-23 18:53:54.362oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T21:53:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
title RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
spellingShingle RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
Palmeira, Rafael
Artes/Música
Candomblé
Ritmos afro-brasileiros
Bateria
Música Popular
title_short RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
title_full RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
title_fullStr RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
title_full_unstemmed RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
title_sort RITMOS DO CANDOMBLÉ KETU NA BATERIA: ADAPTAÇÕES DOS TOQUES AGUERÉ, VASSI, DARÓ E JINKÁ, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE IURI PASSOS
author Palmeira, Rafael
author_facet Palmeira, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scott Junior, Rowney Archibald
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ezequiel, Carlos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Scott Junior, Rowney Archibald
Ezequiel, Carlos
Lühning, Ângela
Oliveira Filho, Pedro
contributor_str_mv Scott Junior, Rowney Archibald
Ezequiel, Carlos
Scott Junior, Rowney Archibald
Ezequiel, Carlos
Lühning, Ângela
Oliveira Filho, Pedro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes/Música
topic Artes/Música
Candomblé
Ritmos afro-brasileiros
Bateria
Música Popular
dc.subject.por.fl_str_mv Candomblé
Ritmos afro-brasileiros
Bateria
Música Popular
description Este documento compreende o trabalho final apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA e tem como principal objetivo propor adaptações de ritmos do Candomblé Ketu para o instrumento Bateria, a partir das práticas do músico e alabê Iuri Passos. Inicialmente será apresentado um Memorial, onde um resumo da história musical do autor, enfatizando a trajetória percorrida durante o curso, estará descrito. Em seguida um artigo acadêmico, que elabora apontamentos iniciais sobre uma Teoria da Aprendizagem da Bateria, será compartilhado. Na sequência, o resultado da pesquisa será apresentado em formato de livro-método para o instrumento bateria, onde quatro ritmos do Candomblé Ketu, e suas respectivas adaptações na Bateria, serão explorados. As variações e adaptações descritas no método estão compartilhadas também em um DVD anexado ao final do mesmo. Encerrando, serão apresentados relatórios descrevendo as práticas realizadas no período.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-11T10:46:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-11T10:46:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26155
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26155/1/trabalho%20final%20Rafael%20Palmeira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26155/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26155/3/trabalho%20final%20Rafael%20Palmeira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bc97dbfee2c0d6a50dd9da25afe10560
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
d9de821d202cfe0ca0b0ad1bbc0b5020
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459561652191232