A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964 |
Resumo: | Orientadores: José Alexandre Leme Lopes Carvalho, Cacá Machado |
id |
UNICAMP-30_9492de46786039f40fb41f3b9c28a27e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1393351 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateriaThe instrumental music of candomblé nagô-ketu and their interpretative possibilities from the drum setBateria (Música)Percussão (Música)CandombléCultos afro-brasileirosMúsica de candombléDrumPercussion musicCandomble (Cult)Afro-Brazilian cultsCandomble musicOrientadores: José Alexandre Leme Lopes Carvalho, Cacá MachadoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de ArtesResumo: Esta tese como objetivo central investigar a música instrumental do candomblé de tradição nagô-ketu, explorando possibilidades interpretativas a partir do instrumento bateria. Dividida em duas partes, na primeira são investigadas práticas musicais de terreiros localizados na cidade de Salvador - Bahia, mais especificamente os terreiros Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca), Ilê Iá Omi Axé Iyámassê (terreiro do Gantois) e Ilê Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó (Casa de Oxumarê). Inicialmente, através de dados fornecidos por entrevistas realizadas com três mestres contemporâneos da música afrobaiana - dados estes acrescidos a informações presentes na bibliografia especializada -, o contexto musical religioso afrobaiano é apresentado; na sequência, sete ritmos, que neste universo musical são conhecidos por "toques", são investigados, sendo eles: Vassi, Toque para Ogum, Jicá, Agueré, Toque para Ossaim, Daró (ou Ilú) e Opanijé. Encerrando a primeira parte, características da música instrumental do candomblé ketu são comparadas às musicalidades de complexos religiosos próximos, bem como outras musicalidades afrodiaspóricas e africanas. A abertura da segunda parte compreende apresentação do contexto baterístico/percussivo soteropolitano, a partir do compartilhamento de dados provenientes de entrevistas realizadas com três profissionais dos tambores, cujas práticas estão intimamente vinculadas às musicalidades do candomblé. Na sequência, são discutidas as dinâmicas que envolvem o instrumento bateria suas características e especificidades, comparadas ao restante do campo percussivo. Seguindo, estratégias de estudo para o instrumento bateria, a partir do material investigado na pesquisa, são compartilhadas. Finalizando, performances artísticas realizadas pelo autor, diretamente influenciadas pelas investigações realizadas no período de doutoramento, são descritas e analisadasAbstract: This thesis has as its main objective to investigate the instrumental music of candomblé of Nagô-ketu tradition, exploring interpretative possibilities from the drumset. Divided into two parts, the first investigates musical practices of terreiros located in the city of Salvador - Bahia, more specifically the terreiros Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca), Ilê Iá Omi Axé Iyámassê (terreiro do Gantois) and Ilê Òsùmàrè Aràká Àse Ògòdó (House of Oxumarê). Initially, through data provided by interviews with three contemporary masters of afrobaiana music - these data added to information present in the specialized bibliography -, the mentioned musical context is presented; next, seven rhythms, which in this musical universe are known as "toques", are investigated, namely: Vassi, Toque para Ogum, Jicá, Agueré, Toque para Ossaim, Daró (or Ilú) and Opanijé. Closing the first part, characteristics of the instrumental music of candomblé ketu are compared to the musicalities of nearby religious complexes, as well as other afrodiasporic and African musicalities. The opening of the second part includes a presentation of the drumming/percussive context in Salvador, Bahia, based on the sharing of data from interviews with three professional drummers, whose practices are closely linked to the musicalities of candomblé. Next, the dynamics involving the drumset, its characteristics and specificities, are discussed, compared to the rest of the percussive field. Following, study strategies for the drumset, based on the material investigated in the research, are shared. Finally, artistic performances carried out by the author, directly influenced by the investigations carried out during the doctoral period, are described and analyzedAbertoDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaCAPES8887.341032/2019-00[s.n.]Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-Machado, Cacá, 1972-Lühning, Angela ElisabethSantos, Marcos dos SantosBarsalini, LeandroNascimento, Hermilson Garcia doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPalmeira, Rafael Souza, 1988-20242024-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (453 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964PALMEIRA, Rafael Souza. A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria. 2024. 1 recurso online (453 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393351Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393351porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:10:46Zoai::1393351Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-10T15:10:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria The instrumental music of candomblé nagô-ketu and their interpretative possibilities from the drum set |
title |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria |
spellingShingle |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria Palmeira, Rafael Souza, 1988- Bateria (Música) Percussão (Música) Candomblé Cultos afro-brasileiros Música de candomblé Drum Percussion music Candomble (Cult) Afro-Brazilian cults Candomble music |
title_short |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria |
title_full |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria |
title_fullStr |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria |
title_full_unstemmed |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria |
title_sort |
A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria |
author |
Palmeira, Rafael Souza, 1988- |
author_facet |
Palmeira, Rafael Souza, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967- Machado, Cacá, 1972- Lühning, Angela Elisabeth Santos, Marcos dos Santos Barsalini, Leandro Nascimento, Hermilson Garcia do Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeira, Rafael Souza, 1988- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bateria (Música) Percussão (Música) Candomblé Cultos afro-brasileiros Música de candomblé Drum Percussion music Candomble (Cult) Afro-Brazilian cults Candomble music |
topic |
Bateria (Música) Percussão (Música) Candomblé Cultos afro-brasileiros Música de candomblé Drum Percussion music Candomble (Cult) Afro-Brazilian cults Candomble music |
description |
Orientadores: José Alexandre Leme Lopes Carvalho, Cacá Machado |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-03-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964 PALMEIRA, Rafael Souza. A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria. 2024. 1 recurso online (453 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964 |
identifier_str_mv |
PALMEIRA, Rafael Souza. A música instrumental do candomblé nagô-ketu e suas possibilidades interpretativas a partir da bateria. 2024. 1 recurso online (453 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18964. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393351 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393351 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (453 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822253584023027712 |