Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28558
Resumo: Este estudo discute a espetacularização da fotografia Selfie, em situações perigosas, e as relações com o Consumo e a Identidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, partindo de procedimentos de coleta na Internet e bibliográficos para fundamentar a análise pretendida. A democratização dos aparelhos tecnológicos e a sua evolução, proporcionaram um novo comportamento do indivíduo que além de espectador, tornou-se produtor de imagens. A produção imagética nas Redes Sociais possibilita uma forma de Comunicação Espetacularizada, na qual o sujeito, movido pela ideia da ‘necessidade em ser visto,’ permite o cenário da efemeridade das imagens, o vínculo com a ideia mercadológica do consumo e da fluidez da identidade. Para essa análise, selecionamos quantitativamente as matérias relacionadas à busca no Google por ‘Selfies Perigosas’, em seguida, a partir dessas matérias, selecionamos as 10 fotos que se repetiam sobre essa temática, por fim, observamos os países que realizaram ações educativas e proibitivas sobre a criação das Selfies, em uma pesquisa quali-quantitativa. A ‘Selfie Perigosa’ é abordada como forma de expressão máxima de espetacularização deste indivíduo, imerso na Sociedade do Espetáculo, com base no consumo. A manutenção da audiência para essas imagens impulsionam a sua repetição em série, pela busca do inovador movimentando a lógica mercadológica e da busca por uma identidade falsa no espetáculo. Esta ‘Teia de Comunicação’ envolvida pelos flashs e os melhores ‘filtros’ de edição de imagem, expõe as Selfies Perigosas como uma das formas de expressão imagética em cena.
id UFBA-2_acc928dc582201384b5c0008d4c5f358
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28558
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Láisa Naiane Cruz DosRossoni, Rodrigo2019-02-07T18:29:52Z2019-02-07T18:29:52Z2019-02-072016TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28558Este estudo discute a espetacularização da fotografia Selfie, em situações perigosas, e as relações com o Consumo e a Identidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, partindo de procedimentos de coleta na Internet e bibliográficos para fundamentar a análise pretendida. A democratização dos aparelhos tecnológicos e a sua evolução, proporcionaram um novo comportamento do indivíduo que além de espectador, tornou-se produtor de imagens. A produção imagética nas Redes Sociais possibilita uma forma de Comunicação Espetacularizada, na qual o sujeito, movido pela ideia da ‘necessidade em ser visto,’ permite o cenário da efemeridade das imagens, o vínculo com a ideia mercadológica do consumo e da fluidez da identidade. Para essa análise, selecionamos quantitativamente as matérias relacionadas à busca no Google por ‘Selfies Perigosas’, em seguida, a partir dessas matérias, selecionamos as 10 fotos que se repetiam sobre essa temática, por fim, observamos os países que realizaram ações educativas e proibitivas sobre a criação das Selfies, em uma pesquisa quali-quantitativa. A ‘Selfie Perigosa’ é abordada como forma de expressão máxima de espetacularização deste indivíduo, imerso na Sociedade do Espetáculo, com base no consumo. A manutenção da audiência para essas imagens impulsionam a sua repetição em série, pela busca do inovador movimentando a lógica mercadológica e da busca por uma identidade falsa no espetáculo. Esta ‘Teia de Comunicação’ envolvida pelos flashs e os melhores ‘filtros’ de edição de imagem, expõe as Selfies Perigosas como uma das formas de expressão imagética em cena.Submitted by pedro alberto (pedro_ap13@hotmail.com) on 2019-02-07T13:49:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf: 2805638 bytes, checksum: fe9483483bb92f2c4241d1d66b6faf4d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-07T18:29:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf: 2805638 bytes, checksum: fe9483483bb92f2c4241d1d66b6faf4d (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-07T18:29:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf: 2805638 bytes, checksum: fe9483483bb92f2c4241d1d66b6faf4d (MD5)ComunicaçãoConsumoSociedade do espetáculoFotografiaRedes SociaisSelfiesImagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC_Láisa Naiane (FINAL).pdfTCC_Láisa Naiane (FINAL).pdfapplication/pdf2805638https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28558/1/TCC_L%c3%a1isa%20Naiane%20%28FINAL%29.pdffe9483483bb92f2c4241d1d66b6faf4dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28558/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf.txtTCC_Láisa Naiane (FINAL).pdf.txtExtracted texttext/plain159124https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28558/3/TCC_L%c3%a1isa%20Naiane%20%28FINAL%29.pdf.txt531ac177d9efd2c9136700f8364d9fe6MD53ri/285582022-03-10 14:39:52.133oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:39:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
title Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
spellingShingle Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
Comunicação
Consumo
Sociedade do espetáculo
Fotografia
Redes Sociais
Selfies
title_short Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
title_full Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
title_fullStr Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
title_full_unstemmed Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
title_sort Imagens em cena espetaculização consumo e identidade nas selfies perigosas
author Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
author_facet Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Láisa Naiane Cruz Dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossoni, Rodrigo
contributor_str_mv Rossoni, Rodrigo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Consumo
Sociedade do espetáculo
Fotografia
Redes Sociais
Selfies
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Sociedade do espetáculo
Fotografia
Redes Sociais
Selfies
description Este estudo discute a espetacularização da fotografia Selfie, em situações perigosas, e as relações com o Consumo e a Identidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, partindo de procedimentos de coleta na Internet e bibliográficos para fundamentar a análise pretendida. A democratização dos aparelhos tecnológicos e a sua evolução, proporcionaram um novo comportamento do indivíduo que além de espectador, tornou-se produtor de imagens. A produção imagética nas Redes Sociais possibilita uma forma de Comunicação Espetacularizada, na qual o sujeito, movido pela ideia da ‘necessidade em ser visto,’ permite o cenário da efemeridade das imagens, o vínculo com a ideia mercadológica do consumo e da fluidez da identidade. Para essa análise, selecionamos quantitativamente as matérias relacionadas à busca no Google por ‘Selfies Perigosas’, em seguida, a partir dessas matérias, selecionamos as 10 fotos que se repetiam sobre essa temática, por fim, observamos os países que realizaram ações educativas e proibitivas sobre a criação das Selfies, em uma pesquisa quali-quantitativa. A ‘Selfie Perigosa’ é abordada como forma de expressão máxima de espetacularização deste indivíduo, imerso na Sociedade do Espetáculo, com base no consumo. A manutenção da audiência para essas imagens impulsionam a sua repetição em série, pela busca do inovador movimentando a lógica mercadológica e da busca por uma identidade falsa no espetáculo. Esta ‘Teia de Comunicação’ envolvida pelos flashs e os melhores ‘filtros’ de edição de imagem, expõe as Selfies Perigosas como uma das formas de expressão imagética em cena.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T18:29:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-07T18:29:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28558
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28558/1/TCC_L%c3%a1isa%20Naiane%20%28FINAL%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28558/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28558/3/TCC_L%c3%a1isa%20Naiane%20%28FINAL%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe9483483bb92f2c4241d1d66b6faf4d
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
531ac177d9efd2c9136700f8364d9fe6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502670021722112