O desempenho acadêmico discente e sua relação com a avaliação da atuação dos docentes.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24664 |
Resumo: | A avaliação da atuação docente é importante para garantir a qualidade e a continuidade da prestação de serviços educacionais e para contribuir com a formação de discentes conscientes e aptos para ingressar no mercado de trabalho. Essa avaliação pode ser efetivada pelos vários envolvidos: comunidade, discentes, o próprio docente, técnicos administrativos em educação, dentre outros. O presente trabalho verificou a relação entre o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos integrados do IFNMG, em termos de notas nas disciplinas, e o resultado da avaliação que os mesmos fazem dos docentes. A concretização da pesquisa deu-se por meio da coleta de dados, a partir da aplicação de questionários aos discentes dos cursos integrados ao Ensino Médio dos Campi do IFNMG. Utilizou-se o questionário SIR – II da Educational Testing Service. Ao todo, 803 alunos responderam questões sobre sete disciplinas do núcleo comum, avaliando 125 professores efetivos e contratados, gerando um banco de dados com 5.622 registros. Por meio de uma abordagem quantitativa, os dados obtidos foram correlacionados e analisados por meio de um modelo de regressão linear múltipla e ainda por meio de estatísticas descritivas e análise fatorial. As escalas de avaliação docente, divididas em Organização do Curso, Comunicação, Interação Professor e Aluno, Avaliação e Métodos, foram validadas seguindo a dimensionalidade, confiabilidade e convergência. Os resultados alcançados apontam que a avaliação do docente feita pelo discente está positiva e significativamente correlacionada com a nota que o aluno recebe, confirmando a suposição de que existe uma relação entre as duas variáveis. Conclui-se que a avaliação do docente feita pelo discente, mesmo apresentando um viés provocado pelo desempenho acadêmico discente, não deve ser descartada, já que não se pode afirmar que a nota que o aluno recebe é o único fator de interferência na avaliação que ele faz do docente. |
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Rabelo, Anamaria Azevedo LafetáPaixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealMachado, Márcio André Veras2017-11-23T19:41:27Z2017-11-23T19:41:27Z2017-11-232017-08-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24664A avaliação da atuação docente é importante para garantir a qualidade e a continuidade da prestação de serviços educacionais e para contribuir com a formação de discentes conscientes e aptos para ingressar no mercado de trabalho. Essa avaliação pode ser efetivada pelos vários envolvidos: comunidade, discentes, o próprio docente, técnicos administrativos em educação, dentre outros. O presente trabalho verificou a relação entre o desempenho acadêmico dos alunos dos cursos integrados do IFNMG, em termos de notas nas disciplinas, e o resultado da avaliação que os mesmos fazem dos docentes. A concretização da pesquisa deu-se por meio da coleta de dados, a partir da aplicação de questionários aos discentes dos cursos integrados ao Ensino Médio dos Campi do IFNMG. Utilizou-se o questionário SIR – II da Educational Testing Service. Ao todo, 803 alunos responderam questões sobre sete disciplinas do núcleo comum, avaliando 125 professores efetivos e contratados, gerando um banco de dados com 5.622 registros. Por meio de uma abordagem quantitativa, os dados obtidos foram correlacionados e analisados por meio de um modelo de regressão linear múltipla e ainda por meio de estatísticas descritivas e análise fatorial. As escalas de avaliação docente, divididas em Organização do Curso, Comunicação, Interação Professor e Aluno, Avaliação e Métodos, foram validadas seguindo a dimensionalidade, confiabilidade e convergência. Os resultados alcançados apontam que a avaliação do docente feita pelo discente está positiva e significativamente correlacionada com a nota que o aluno recebe, confirmando a suposição de que existe uma relação entre as duas variáveis. Conclui-se que a avaliação do docente feita pelo discente, mesmo apresentando um viés provocado pelo desempenho acadêmico discente, não deve ser descartada, já que não se pode afirmar que a nota que o aluno recebe é o único fator de interferência na avaliação que ele faz do docente.The evaluation of the teaching performance is important to guarantee the quality and continuity of the provision of educational services and to contribute to the formation of conscious and apt students to enter the job market. This evaluation can be carried out by the various stakeholders: community, students, the teacher himself, administrative technicians in education, among others. The present study verified the relationship between the academic performance of the students of the integrated courses of the IFNMG, in terms of grades in the subjects, and the result of their evaluation of the teachers. The research was carried out through the collection of data, from the application of questionnaires to the students of the courses integrated to the High School Campuses of the IFNMG. The SIR-II questionnaire of the Educational Testing Service was used. In all, 803 students answered questions about seven common core subjects, evaluating 125 effective and contracted teachers, generating a database with 5,622 records. Through a quantitative approach, the obtained data were correlated and analyzed through a multiple linear regression model and also through descriptive statistics and factorial analysis. The teacher evaluation scales, divided into Course Organization, Communication, Teacher and Student Interaction, Assessment and Methods, were validated following dimensionality, reliability and convergence. The results show that the student's evaluation of the teacher is positively and significantly correlated with the student's grade, confirming the assumption that there is a relationship between the two variables. It is concluded that the evaluation of the teacher made by the student, even presenting a bias caused by the student's academic performance, should not be discarded, since it can not be said that the student's grade is the only interference factor in the evaluation that he makes the teacher.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-11-21T20:46:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Anamaria Azevedo Lafetá Rabelo.pdf: 1199144 bytes, checksum: 52e3db523b5ce8101cf9a96ee12693e3 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-11-23T19:41:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Anamaria Azevedo Lafetá Rabelo.pdf: 1199144 bytes, checksum: 52e3db523b5ce8101cf9a96ee12693e3 (MD5)Made available in DSpace on 2017-11-23T19:41:27Z (GMT). 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