O lugar do espectador na dramaturgia de Armand Gatti: engajamento político, cooperação textual e performatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Isabela Fernanda Azevedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27116
Resumo: O objeto da dissertação é a poética do jornalista, poeta, escritor, diretor teatral, dramaturgo e cineasta Armand Gatti, tendo como critério norteador do presente trabalho sua atuação como dramaturgo. No universo de suas peças escritas e publicadas, me concentro naquelas que compõem o Pequeno manual de guerrilha urbana (1968), uma compilação de quatro peças curtas de temática política, escritas pelo autor durante e logo após os eventos de maio de 1968 na Europa. A partir das quatro peças que compõem o Pequeno Manual, comparo a produção gattiniana com a de dois outros autores, o alemão Bertolt Brecht e o brasileiro Augusto Boal, apresento uma amostra da produção dramatúrgica gattiniana - por meio da tradução integral do texto A máquina escavadora ou para entrar no plano de cerceamento da Colônia de Invasão Che Guevara - e demonstro os esforços do autor para prever a participação do espectador teatral desde o momento de escrita de seus textos. Através de suas teorias, Anne Ubersfeld, Jean-Jacques Roubine, Luiz Fernando Ramos, J. Austin e Umberto Eco são os principais autores que oferecem suporte para meu trabalho, em especial na análise das marcas paratextuais inscritas na escrita gattiniana e na relação de sua escrita dramatúrgica com a participação dos espectadores das encenações que dela resultam.
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A partir das quatro peças que compõem o Pequeno Manual, comparo a produção gattiniana com a de dois outros autores, o alemão Bertolt Brecht e o brasileiro Augusto Boal, apresento uma amostra da produção dramatúrgica gattiniana - por meio da tradução integral do texto A máquina escavadora ou para entrar no plano de cerceamento da Colônia de Invasão Che Guevara - e demonstro os esforços do autor para prever a participação do espectador teatral desde o momento de escrita de seus textos. Através de suas teorias, Anne Ubersfeld, Jean-Jacques Roubine, Luiz Fernando Ramos, J. Austin e Umberto Eco são os principais autores que oferecem suporte para meu trabalho, em especial na análise das marcas paratextuais inscritas na escrita gattiniana e na relação de sua escrita dramatúrgica com a participação dos espectadores das encenações que dela resultam.L'objet de ce travail est la poétique du journaliste, poète, écrivain, metteur en scène, dramaturge et cinéaste Armand Gatti. Les critères de orientation adoptés a cette étude sont son travail notamment aux textes théâtrales de cet artiste monégasque basée en France depuis 1924. Dans l'univers de ses écrits et pièces publiées je me concentre sur ceux qui composent Le Petit Manuel de Guérilla Urbaine (1968), une compilation de quatre pièces courtes de thème politique, écrites par l'auteur pendant et peu après les événements de mai 1968 en Europe. En utilisant les parties qui composent le Petit Manuel pour extraire un échantillon de la production de l’auteur, je compare ses oeuvres avec des deux autres hommes: l'allemand Bertolt Brecht et le brésilien Augusto Boal. Par ici je présent une traduction intégrale du texte La Machine Excavatrice – Pour entrer dans le plan de défrichement de la colone d'invasion Che Guevara afin de démontrer les efforts de l'auteur pour assurer la participation du spectateur à partir de la création de leurs textes. Par leurs théories, Anne Ubersfeld, Jean-Jacques Roubine, Luiz Fernando Ramos, J. Austin et Umberto Eco sont les principaux auteurs qui soutiennent mon travail, en particulier dans l'analyse des marques paratextuels de Gatti entrés par écrit et par rapport à leur dramaturgie.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-27T18:51:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 1186771 bytes, checksum: 36bc34689cf78f33dfbc1cab1699191e (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-28T00:49:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 1186771 bytes, checksum: 36bc34689cf78f33dfbc1cab1699191e (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T00:49:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação final.pdf: 1186771 bytes, checksum: 36bc34689cf78f33dfbc1cab1699191e (MD5)Lingüística, Letras e ArtesTeatro francês - PoéticaGatti, Armand, 1924-2017 - Crítica e interpretaçãoDramaturgos francesesFrench drama - PoeticsDramatists, FrenchO lugar do espectador na dramaturgia de Armand Gatti: engajamento político, cooperação textual e performatividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação final.pdfDissertação final.pdfapplication/pdf1186771https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27116/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf36bc34689cf78f33dfbc1cab1699191eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27116/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação final.pdf.txtDissertação final.pdf.txtExtracted texttext/plain384574https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27116/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final.pdf.txtfaac98bf64416b8bd64ef37c4deb653cMD53ri/271162022-03-10 15:21:44.354oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:21:44Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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