As regularidades e possibilidades na formação e atuação dos professores de Educação Física em diferentes campos de trabalho: estudo exploratório na comunidade do Calabar a partir da disciplina prática de ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Matheus Lima de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32691
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta resultados do estudo exploratório realizado na disciplina Prática de Ensino IV do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Trata das regularidades e possibilidades na atuação dos professores de Educação Física em diversos campos de trabalho, no Bairro do Calabar, Salvador, Bahia, Brasil para concluir sobre a formação dos professores de Educação Física. O objeto é a atuação e a formação dos professores de Educação Física. Delimita como pergunta de investigação: quais são as regularidades do trabalho formativo dos professores de Educação Física desenvolvido no Bairro do Calabar e, o que estas regularidades indicam como possibilidades para o planejamento das atividades curriculares e para a formação dos professores de Educação Física? O objetivo geral tratou de identificar as regularidades e as possibilidades de formação e atuação dos professores de Educação Física, em diferentes campos de atuação existentes em uma comunidade, tendo em consideração os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Abordagem Critico Superadora do ensino da Educação Física (MCS-EF). Os objetivos específicos foram: (1) problematizar sobre o marco regulatório da formação dos professores de Educação Física; (2) expor as bases da PHC e da MCS-EF, como fundamentos para orientar a formação e atuação dos professores de Educação Física; (3) apresentar os dados empíricos e discutir sobre regularidades e possibilidades do trabalho formativo no bairro do Calabar; (4) concluir sobre indicações para a formação e atuação do professor de Educação Física. Os procedimentos para o estudo foram: revisão bibliográfica de teses e dissertações que tratam do tema; análise de documentos oficiais que direcionam a formação e a atuação dos professores de Educação Física no Brasil; levantamento, sistematização e exposição de dados empíricos de experiências pedagógicas realizadas nas instituições do Calabar, por mediação da disciplina Prática de Ensino da Educação Física IV, presente no eixo práxis pedagógica do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA. Conclui-se que, a regularidade no trabalho formativo refere-se ao trato com o conhecimento, o método, os destinatários, tríade inseparável para qualquer planejamento em qualquer espaço formativo. Concluímos, ainda, que não se justifica a divisão na formação dos professores de Educação Física em bacharéis e licenciados, vez que, de ambos será requerida uma consistente base teórica para o trabalho formativo que tem como regularidade o conhecimento, o método, o destinatário. A divisão na formação leva a divisão na atuação, o que contribui para fortalecer a tese do capitalismo de desqualificação dos trabalhadores no processo de formação e atuação profissional e, consequentemente, o rebaixamento teórico e a ampliação da exploração no mundo do trabalho.
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spelling Santana, Matheus Lima deSantana, Matheus Lima deTaffarel, Celi Nelza ZulkeHack, CássiaMorschbacher, MárciaAlves, Moisés Henrique ZeferinoTaffarel, Celi Nelza Zulke2021-01-24T19:24:40Z2021-01-24T19:24:40Z2021-01-242020-12-04TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32691O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta resultados do estudo exploratório realizado na disciplina Prática de Ensino IV do Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Trata das regularidades e possibilidades na atuação dos professores de Educação Física em diversos campos de trabalho, no Bairro do Calabar, Salvador, Bahia, Brasil para concluir sobre a formação dos professores de Educação Física. O objeto é a atuação e a formação dos professores de Educação Física. Delimita como pergunta de investigação: quais são as regularidades do trabalho formativo dos professores de Educação Física desenvolvido no Bairro do Calabar e, o que estas regularidades indicam como possibilidades para o planejamento das atividades curriculares e para a formação dos professores de Educação Física? O objetivo geral tratou de identificar as regularidades e as possibilidades de formação e atuação dos professores de Educação Física, em diferentes campos de atuação existentes em uma comunidade, tendo em consideração os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Abordagem Critico Superadora do ensino da Educação Física (MCS-EF). Os objetivos específicos foram: (1) problematizar sobre o marco regulatório da formação dos professores de Educação Física; (2) expor as bases da PHC e da MCS-EF, como fundamentos para orientar a formação e atuação dos professores de Educação Física; (3) apresentar os dados empíricos e discutir sobre regularidades e possibilidades do trabalho formativo no bairro do Calabar; (4) concluir sobre indicações para a formação e atuação do professor de Educação Física. Os procedimentos para o estudo foram: revisão bibliográfica de teses e dissertações que tratam do tema; análise de documentos oficiais que direcionam a formação e a atuação dos professores de Educação Física no Brasil; levantamento, sistematização e exposição de dados empíricos de experiências pedagógicas realizadas nas instituições do Calabar, por mediação da disciplina Prática de Ensino da Educação Física IV, presente no eixo práxis pedagógica do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA. Conclui-se que, a regularidade no trabalho formativo refere-se ao trato com o conhecimento, o método, os destinatários, tríade inseparável para qualquer planejamento em qualquer espaço formativo. Concluímos, ainda, que não se justifica a divisão na formação dos professores de Educação Física em bacharéis e licenciados, vez que, de ambos será requerida uma consistente base teórica para o trabalho formativo que tem como regularidade o conhecimento, o método, o destinatário. A divisão na formação leva a divisão na atuação, o que contribui para fortalecer a tese do capitalismo de desqualificação dos trabalhadores no processo de formação e atuação profissional e, consequentemente, o rebaixamento teórico e a ampliação da exploração no mundo do trabalho.ABSTRACT The present Final Course Work (FCW) presents the results of the exploratory study carried out in the Teaching Practice IV course of the Physical Education Degree Course at the Faculty of Education of the Federal University of Bahia (FE/FUBa). It deals with the regularities and possibilities in the performance of Physical Education teachers in different work fields, in the Calabar neighborhood, Salvador, Bahia, Brazil to conclude on the training of Physical Education teachers. The object is the performance and training of Physical Education teachers. It defines as a research question what are the regularities of the formative work of Physical Education teachers developed in the Calabar neighborhood and what these regularities indicate as possibilities for the planning of curricular activities and for the formation of Physical Education teachers. The general objective tried to identify the regularities and possibilities of formation and performance of Physical Education teachers, in different fields of action existing in a community, taking into consideration the foundations of Historical-Critical Pedagogy (HCP) and the Critical-Overcoming Approach to the teaching of Physical Education (MCS-EF). The specific objectives were: (1) to discuss the regulatory framework of physical education teacher training; (2) to explain the foundations of HCP and MCS-EF, as foundations to guide the training and performance of physical education teachers; (3) to present empirical data and discuss regularities and possibilities of the formative work in the Calabar neighborhood; (4) to conclude on indications for the formation and performance of the Physical Education teacher. The procedures for the study were: bibliographic review of theses and dissertations that deal with the subject; analysis of official documents that direct the training and performance of Physical Education teachers in Brazil; survey, systematization and exposure of empirical data of pedagogical experiences carried out in the institutions of Calabar, through the mediation of Physical Education Teaching Practice IV, present in the pedagogical praxis axis of the curriculum of the Physical Education Degree course at FE/FUBa. It is concluded that the regularity in the formative work refers to the treatment with knowledge, method, recipients, inseparable triad for any planning in any formative space. We also conclude that the division in the formation of Physical Education teachers into bachelors and graduates is not justified, since a consistent theoretical basis for the formative work that has as regularity the knowledge, the method, the addressee will be required from both. The division in the formation leads to the division in the performance, which contributes to strengthen the thesis of capitalism of disqualification of workers in the process of formation and professional performance and, consequently, the theoretical downgrading and the expansion of exploitation in the world of work.RESUMEN Este Trabajo de Conclusión del Curso (TCC) presenta los resultados del estudio exploratorio llevado a cabo en el curso de Práctica Docente IV del Curso de Grado en Educación Física en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Bahía (FACED/UFBA). Se ocupa de las regularidades y posibilidades en el desempeño de los maestros de Educación Física en diferentes campos de trabajo, en Bairro do Calabar, Salvador, Bahía, Brasil, para concluir sobre la formación de maestros de Educación Física. El objetivo es el desempeño y la formación de los maestros de educación física. Delimita como una pregunta de investigación cuáles son las regularidades del trabajo de capacitación de los maestros de Educación Física desarrolladas en Calabar y qué indican estas regularidades como posibilidades para planificar actividades curriculares y para la formación de maestros de Educación Física. El objetivo general trató de identificar las regularidades y las posibilidades de formación y desempeño de los maestros de Educación Física, en diferentes campos de acción existentes en una comunidad, teniendo en cuenta los fundamentos de la Pedagogía Histórico-Crítica (PHC) y el Enfoque de Superación Crítica de enseñanza de la educación física (MCS-EF). Los objetivos específicos fueron: (1) cuestionar el marco regulatorio para la capacitación de maestros de Educación Física; (2) exponer las bases de PHC y MCS-EF para guiar la capacitación y el desempeño de los maestros de Educación Física; (3) presentar los datos empíricos y discutir las regularidades y posibilidades del trabajo de formación en el Calabar; (4) concluir sobre las indicaciones para la formación y el desempeño del maestro de Educación Física. Los procedimientos para el estudio fueron: revisión bibliográfica de tesis y disertaciones sobre el tema; análisis de documentos oficiales que guían la capacitación y el desempeño de los docentes de Educación Física en Brasil; encuesta, sistematización y exposición de datos empíricos de experiencias pedagógicas realizadas en instituciones Calabar, a través de la disciplina de la Práctica Docente de Educación Física IV, presente en el eje de praxis pedagógica del currículo del curso de Grado en Educación Física en FACED/UFBA. Concluimos que la regularidad en el trabajo formativo se refiere a tratar con el conocimiento, el método, los receptores, una tríada inseparable para cualquier planificación en cualquier espacio formativo. También concluimos que no hay justificación para dividir la capacitación de los maestros de Educación Física, ya que ambos requerirán una base teórica consistente para el trabajo de capacitación, cuyo conocimiento, método y destinatario son regulares. La división en formación conduce a la división en desempeño, lo que contribuye a fortalecer la tesis del capitalismo de la descalificación de los trabajadores en el proceso de formación y desempeño profesional y, en consecuencia, la degradación teórica y la expansión de la explotación en el mundo del trabajo.Submitted by Matheus Santana (matheus.ls2010@gmail.com) on 2021-01-21T17:47:55Z No. of bitstreams: 1 TCC Regularidades - Matheus - Final.pdf: 1575008 bytes, checksum: f42ab6c242045f775d7c285093439224 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2021-01-24T19:24:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Regularidades - Matheus - Final.pdf: 1575008 bytes, checksum: f42ab6c242045f775d7c285093439224 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-24T19:24:40Z (GMT). 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