O editorial de moda em mídias digitais: contemporaneidade, participação e asfixia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26788 |
Resumo: | Com as tecnologias de informação e comunicação e o processo de midiatização e de digitalização da comunicação, a imagem ganha papel central na sociedade contemporânea e acaba por se tornar um dos principais instrumentos de difusão da moda. De grande importância em revistas especializadas, os editoriais de moda começam a migrar para o ambiente digital, através das marcas atentas ao marketing digital e de revistas que enxergam as novas plataformas como aliadas das suas publicações. Para compreender os editoriais de moda nesse contexto, e traçar os aspectos estéticos e comunicativos que esse fenômeno convoca, este trabalho se relaciona com o conceito de pós-fotografia de Joan Fontcuberta, com a abordagem sócioantropológica e comunicacional da moda trazida por Renata Pitombo Cidreira, e por fim, com as noções de cibercultura e cultura participativa, ancoradas especialmente em Henry Jenkins. Desse modo, torna-se possível estabelecer um paralelo entre os 12 editoriais escolhidos dentro de quatro revistas digitais: Atlas Magazine, Schön Magazine, Metal Magazine e Nasty Magazine. A pesquisa observou que uma ampla rede de colaboração e participação envolve esses editoriais, nos quais se diminui a distância entre produtores e consumidores de imagens, e se estabelecem em consonância com o contexto e as tendências da fotografia contemporânea. |
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Para compreender os editoriais de moda nesse contexto, e traçar os aspectos estéticos e comunicativos que esse fenômeno convoca, este trabalho se relaciona com o conceito de pós-fotografia de Joan Fontcuberta, com a abordagem sócioantropológica e comunicacional da moda trazida por Renata Pitombo Cidreira, e por fim, com as noções de cibercultura e cultura participativa, ancoradas especialmente em Henry Jenkins. Desse modo, torna-se possível estabelecer um paralelo entre os 12 editoriais escolhidos dentro de quatro revistas digitais: Atlas Magazine, Schön Magazine, Metal Magazine e Nasty Magazine. 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