O editorial de moda em mídias digitais: contemporaneidade, participação e asfixia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Ludmila Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26788
Resumo: Com as tecnologias de informação e comunicação e o processo de midiatização e de digitalização da comunicação, a imagem ganha papel central na sociedade contemporânea e acaba por se tornar um dos principais instrumentos de difusão da moda. De grande importância em revistas especializadas, os editoriais de moda começam a migrar para o ambiente digital, através das marcas atentas ao marketing digital e de revistas que enxergam as novas plataformas como aliadas das suas publicações. Para compreender os editoriais de moda nesse contexto, e traçar os aspectos estéticos e comunicativos que esse fenômeno convoca, este trabalho se relaciona com o conceito de pós-fotografia de Joan Fontcuberta, com a abordagem sócioantropológica e comunicacional da moda trazida por Renata Pitombo Cidreira, e por fim, com as noções de cibercultura e cultura participativa, ancoradas especialmente em Henry Jenkins. Desse modo, torna-se possível estabelecer um paralelo entre os 12 editoriais escolhidos dentro de quatro revistas digitais: Atlas Magazine, Schön Magazine, Metal Magazine e Nasty Magazine. A pesquisa observou que uma ampla rede de colaboração e participação envolve esses editoriais, nos quais se diminui a distância entre produtores e consumidores de imagens, e se estabelecem em consonância com o contexto e as tendências da fotografia contemporânea.
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Para compreender os editoriais de moda nesse contexto, e traçar os aspectos estéticos e comunicativos que esse fenômeno convoca, este trabalho se relaciona com o conceito de pós-fotografia de Joan Fontcuberta, com a abordagem sócioantropológica e comunicacional da moda trazida por Renata Pitombo Cidreira, e por fim, com as noções de cibercultura e cultura participativa, ancoradas especialmente em Henry Jenkins. Desse modo, torna-se possível estabelecer um paralelo entre os 12 editoriais escolhidos dentro de quatro revistas digitais: Atlas Magazine, Schön Magazine, Metal Magazine e Nasty Magazine. A pesquisa observou que uma ampla rede de colaboração e participação envolve esses editoriais, nos quais se diminui a distância entre produtores e consumidores de imagens, e se estabelecem em consonância com o contexto e as tendências da fotografia contemporânea.Submitted by Maria Silva (maludmila18@gmail.com) on 2018-08-01T15:06:18Z No. of bitstreams: 1 TCC_EditoriaisModa_MalluSilva_Final.pdf: 2603752 bytes, checksum: f1b2cf5bb49fe3e3391fc03850cd626d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-08-01T21:00:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_EditoriaisModa_MalluSilva_Final.pdf: 2603752 bytes, checksum: f1b2cf5bb49fe3e3391fc03850cd626d (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-01T21:00:11Z (GMT). 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