O som ambiente como recurso narrativo no documentário brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Raquel Salama
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37458
Resumo: Este trabalho busca refletir sobre a função do som ambiente no desenvolvimento da narrativa fílmica documental contemporânea. Com base nos estudos do cinema e do som na linguagem audiovisual, tendo como referência autores como Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, compreendemos o som enquanto um recurso narrativo, e não apenas um “valor acrescentado à imagem visual” (CHION, 2008). Estudos das pesquisadoras brasileiras Clotilde Guimarães, Viviane Vedana, Joceny Pinheiro, Consuelo Lins e Cláudia Mesquita, dentre outros que abordam questões do som no cinema documentário brasileiro, nos indicam caminhos para investigar os modos pelos quais o som ambiente pode narrar histórias nesses filmes. Os objetos de estudo a serem pesquisados são obras de Evaldo Mocarzel (Quebradeiras, 2009), Maya Da-Rin (Terras, 2009) e Marcos Pimentel (Sopro, 2013), cineastas brasileiros reconhecidos pela produção de documentários que buscam um registro e tratamento cuidadoso do som ambiente. Partimos da hipótese de que há um conjunto de produções no documentário brasileiro contemporâneo que aponta para o mesmo caminho de explorar o som ambiente para além de um acessório figurativo da imagem. Com base nos conceitos de paisagem sonora, desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo das análises fílmicas procuramos compreender as formas pelas quais os sons do ambiente deixam de ser usados apenas como um pano de fundo sônico das imagens e passam a constituir, por si mesmos, um recurso narrativo, produzindo sentidos e sensações. Para realizar tais análises e comprovar nossa hipótese acerca da função do som ambiente na construção narrativa de um conjunto de documentários brasileiros contemporâneos, foi aplicada uma perspectiva de análise interna das obras (AUMONT e MARIE, 2009), metodologia adotada pelo núcleo Nanook de cinema documentário, do Laboratório de Análise Fílmica, coordenado pelo professor José Francisco Serafim. Compreendendo o filme como um meio de expressão, este tipo de análise centra-se no espaço fílmico enquanto um texto, sem deixar de levar em conta seu contexto, e recorre a conceitos cinematográficos relativos à imagem, ao som e à estrutura do filme para explicitar seu funcionamento e propor uma interpretação.
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spelling 2023-07-28T10:24:09Z2023-07-28T10:24:09Z2019-04-26MARTINS, Raquel Salama. O som ambiente como recurso narrativo no documentário brasileiro contemporâneo. Orientador: José Francisco Serafim. 2019, 138 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Culturas Contemporâneas). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37458Este trabalho busca refletir sobre a função do som ambiente no desenvolvimento da narrativa fílmica documental contemporânea. Com base nos estudos do cinema e do som na linguagem audiovisual, tendo como referência autores como Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, compreendemos o som enquanto um recurso narrativo, e não apenas um “valor acrescentado à imagem visual” (CHION, 2008). Estudos das pesquisadoras brasileiras Clotilde Guimarães, Viviane Vedana, Joceny Pinheiro, Consuelo Lins e Cláudia Mesquita, dentre outros que abordam questões do som no cinema documentário brasileiro, nos indicam caminhos para investigar os modos pelos quais o som ambiente pode narrar histórias nesses filmes. Os objetos de estudo a serem pesquisados são obras de Evaldo Mocarzel (Quebradeiras, 2009), Maya Da-Rin (Terras, 2009) e Marcos Pimentel (Sopro, 2013), cineastas brasileiros reconhecidos pela produção de documentários que buscam um registro e tratamento cuidadoso do som ambiente. Partimos da hipótese de que há um conjunto de produções no documentário brasileiro contemporâneo que aponta para o mesmo caminho de explorar o som ambiente para além de um acessório figurativo da imagem. Com base nos conceitos de paisagem sonora, desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo das análises fílmicas procuramos compreender as formas pelas quais os sons do ambiente deixam de ser usados apenas como um pano de fundo sônico das imagens e passam a constituir, por si mesmos, um recurso narrativo, produzindo sentidos e sensações. Para realizar tais análises e comprovar nossa hipótese acerca da função do som ambiente na construção narrativa de um conjunto de documentários brasileiros contemporâneos, foi aplicada uma perspectiva de análise interna das obras (AUMONT e MARIE, 2009), metodologia adotada pelo núcleo Nanook de cinema documentário, do Laboratório de Análise Fílmica, coordenado pelo professor José Francisco Serafim. Compreendendo o filme como um meio de expressão, este tipo de análise centra-se no espaço fílmico enquanto um texto, sem deixar de levar em conta seu contexto, e recorre a conceitos cinematográficos relativos à imagem, ao som e à estrutura do filme para explicitar seu funcionamento e propor uma interpretação.This work seeks to reflect on the role of ambient sound in the development of the contemporary documentary film narrative. Based on the studies of cinema and sound in the audiovisual language, with reference to authors such as Michel Chion, Murray Schafer and Daniel Deshays, we understand sound as a narrative image, not just an "added value to the visual image" (CHION, 2008). Studies of the Brazilian researchers Clotilde Guimarães, Viviane Vedana, Joceny Pinheiro, Consuelo Lins and Cláudia Mesquita, among others that approach sound issues in Brazilian documentary cinema, indicate ways to investigate the modes in which ambient sound can narrate stories in these films. The objects of study to be researched are works by Evaldo Mocarzel (Quebradeiras, 2009), Maya Da-Rin (Terras, 2009) and Marcos Pimentel (Sopro, 2013), Brazilian filmmakers recognized for the production of documentaries that seek careful record and treatment of the surround sound. We start from the hypothesis that there is a set of productions in the contemporary Brazilian documentary that point to the same path of exploring the ambient sound as a figurative accessory of the image. Based on the concepts of sound landscape, sound design and sonic hyper-realism, throughout the filmic analyzes we try to understand the ways in which the sounds of the environment are no longer used as a sonic backdrop to the images, and they became, themselves, a narrative resource, producing senses and sensations. In order to perform such analyzes and to verify our hypothesis about the function of ambient sound in the narrative construction of a set of contemporary Brazilian documentaries, a perspective of internal analysis of the works was applied (AUMONT and MARIE, 2009). This is a methodology adopted by the Nanook nucleus of documentary cinema, from the Laboratory of Film Analysis, coordinated by Professor José Francisco Serafim. Understanding film as a means of expression, this type of analysis focuses on film space as a text, while taking into account its context, and uses cinematic concepts related to the image, sound and structure of the film to make explicit its operation and propose an interpretation.Submitted by Raquel Martins (raquelsalam@gmail.com) on 2023-07-27T15:51:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇÃO_RAQUEL MARTINS_DEPÓSITO_2019_organized.pdf: 4024509 bytes, checksum: 5ba49732c91c1d0faa5512a09307fc3f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-28T10:24:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_RAQUEL MARTINS_DEPÓSITO_2019_organized.pdf: 4024509 bytes, checksum: 5ba49732c91c1d0faa5512a09307fc3f (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-28T10:24:09Z (GMT). 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Paisagem sonora
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Documentário
Som ambiente
Paisagem sonora
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description Este trabalho busca refletir sobre a função do som ambiente no desenvolvimento da narrativa fílmica documental contemporânea. Com base nos estudos do cinema e do som na linguagem audiovisual, tendo como referência autores como Michel Chion, Murray Schafer e Daniel Deshays, compreendemos o som enquanto um recurso narrativo, e não apenas um “valor acrescentado à imagem visual” (CHION, 2008). Estudos das pesquisadoras brasileiras Clotilde Guimarães, Viviane Vedana, Joceny Pinheiro, Consuelo Lins e Cláudia Mesquita, dentre outros que abordam questões do som no cinema documentário brasileiro, nos indicam caminhos para investigar os modos pelos quais o som ambiente pode narrar histórias nesses filmes. Os objetos de estudo a serem pesquisados são obras de Evaldo Mocarzel (Quebradeiras, 2009), Maya Da-Rin (Terras, 2009) e Marcos Pimentel (Sopro, 2013), cineastas brasileiros reconhecidos pela produção de documentários que buscam um registro e tratamento cuidadoso do som ambiente. Partimos da hipótese de que há um conjunto de produções no documentário brasileiro contemporâneo que aponta para o mesmo caminho de explorar o som ambiente para além de um acessório figurativo da imagem. Com base nos conceitos de paisagem sonora, desenho sonoro e hiper-realismo sonoro, ao longo das análises fílmicas procuramos compreender as formas pelas quais os sons do ambiente deixam de ser usados apenas como um pano de fundo sônico das imagens e passam a constituir, por si mesmos, um recurso narrativo, produzindo sentidos e sensações. Para realizar tais análises e comprovar nossa hipótese acerca da função do som ambiente na construção narrativa de um conjunto de documentários brasileiros contemporâneos, foi aplicada uma perspectiva de análise interna das obras (AUMONT e MARIE, 2009), metodologia adotada pelo núcleo Nanook de cinema documentário, do Laboratório de Análise Fílmica, coordenado pelo professor José Francisco Serafim. Compreendendo o filme como um meio de expressão, este tipo de análise centra-se no espaço fílmico enquanto um texto, sem deixar de levar em conta seu contexto, e recorre a conceitos cinematográficos relativos à imagem, ao som e à estrutura do filme para explicitar seu funcionamento e propor uma interpretação.
publishDate 2019
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