Cenas simbólicas e enunciação oral: ressonâncias de sentidos na educação infantil
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17783 |
Resumo: | As manifestações de crianças no ambiente escolar, com atenção para os sentidos por elas atribuídos, e sua possível reverberação nas práticas de Educação Infantil, constituem o objeto de estudo da pesquisa desenvolvida, problematizado na tensão entre uma rotina com preocupação maior com as ações estáveis e um cotidiano com construções simbólicas infantis em um mundo polifônico e polissêmico constituído de diversificadas linguagens que rompem com a lógica da pretensão da estabilidade escolar. O interesse científico se volta para conhecer o que revelam os atos enunciativos no grupo citado, bem como para identificar possibilidades de ressonância dos sentidos atribuídos pela criança para as práticas de Educação Infantil e explicar as relações desses sentidos com as ações no campo concreto conforme a representação infantil. O processo de investigação buscou compreender os sentidos produzidos pelas crianças, protagonizados em Cenas Simbólicas e em atos enunciativos, para construir possibilidades de ressonância nas práticas de Educação Infantil. A base teórica e metodológica para leitura, tratamento e análise das expressões das crianças tem inspiração em fundamentos com dimensão filosófica, linguística, psicológica e pedagógica, considerando que a especificidade do objeto demanda uma interpretação multirreferencializada. Desse modo, a Etnopesquisa Crítica se impôs como metodologia de perspectiva qualitativa que valida a implicação dos atores sociais; a concepção enunciativa de orientação bakhtiniana permitiu a aproximação com a alteridade da infância, com o outro – crianças -, através de uma perspectiva dialógica; os estudos piagetianos representaram sustentação para compreensão da função semiótica utilizada pela criança na construção do real e na formação do símbolo; as relações entre as circunstâncias sociais, a exploração e a criação da realidade foram discutidas a partir de Halliday, com os fundamentos a respeito das funções que a linguagem assume quando utilizadas por crianças na escola. A dimensão pedagógica da investigação para compreensão das aprendizagens da criança se fundamenta em estudiosos que discutem sobre: artes, contação de história, brincadeiras, leitura e escrita. A análise revelou, de modo geral, que as crianças rompem a lógica da estabilidade escolar e dinamizam a rotina quando exploram e recriam a realidade a elas apresentadas. Os resultados decorrentes deste estudo representam contribuições para instituições de educação infantil, na medida em que o debate teórico e prático valida a responsabilidade de, no ambiente escolar da Educação Infantil, se incluir a produção de sentidos por um percurso em que a compreensão literal seja ampliada na perspectiva de um grau maior de polissemia, com uma proposta de inserção da criança como partícipe de sua aprendizagem e construtora do currículo. |
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Almeida, Risonete Lima deMuniz, Dinéa Maria SobralRibeiro, Marcelo Silva de SouzaSilva, Maria Elisa Pacheco de OliveiraMacedo, Roberto Sidnei AlvesArapiraca, Mary de Andrade2015-05-28T19:45:52Z2015-05-28T19:45:52Z2015-05-282014-12-19Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17783As manifestações de crianças no ambiente escolar, com atenção para os sentidos por elas atribuídos, e sua possível reverberação nas práticas de Educação Infantil, constituem o objeto de estudo da pesquisa desenvolvida, problematizado na tensão entre uma rotina com preocupação maior com as ações estáveis e um cotidiano com construções simbólicas infantis em um mundo polifônico e polissêmico constituído de diversificadas linguagens que rompem com a lógica da pretensão da estabilidade escolar. O interesse científico se volta para conhecer o que revelam os atos enunciativos no grupo citado, bem como para identificar possibilidades de ressonância dos sentidos atribuídos pela criança para as práticas de Educação Infantil e explicar as relações desses sentidos com as ações no campo concreto conforme a representação infantil. O processo de investigação buscou compreender os sentidos produzidos pelas crianças, protagonizados em Cenas Simbólicas e em atos enunciativos, para construir possibilidades de ressonância nas práticas de Educação Infantil. A base teórica e metodológica para leitura, tratamento e análise das expressões das crianças tem inspiração em fundamentos com dimensão filosófica, linguística, psicológica e pedagógica, considerando que a especificidade do objeto demanda uma interpretação multirreferencializada. Desse modo, a Etnopesquisa Crítica se impôs como metodologia de perspectiva qualitativa que valida a implicação dos atores sociais; a concepção enunciativa de orientação bakhtiniana permitiu a aproximação com a alteridade da infância, com o outro – crianças -, através de uma perspectiva dialógica; os estudos piagetianos representaram sustentação para compreensão da função semiótica utilizada pela criança na construção do real e na formação do símbolo; as relações entre as circunstâncias sociais, a exploração e a criação da realidade foram discutidas a partir de Halliday, com os fundamentos a respeito das funções que a linguagem assume quando utilizadas por crianças na escola. A dimensão pedagógica da investigação para compreensão das aprendizagens da criança se fundamenta em estudiosos que discutem sobre: artes, contação de história, brincadeiras, leitura e escrita. A análise revelou, de modo geral, que as crianças rompem a lógica da estabilidade escolar e dinamizam a rotina quando exploram e recriam a realidade a elas apresentadas. Os resultados decorrentes deste estudo representam contribuições para instituições de educação infantil, na medida em que o debate teórico e prático valida a responsabilidade de, no ambiente escolar da Educação Infantil, se incluir a produção de sentidos por um percurso em que a compreensão literal seja ampliada na perspectiva de um grau maior de polissemia, com uma proposta de inserção da criança como partícipe de sua aprendizagem e construtora do currículo.ABSTRACT- This research aimed to study some children’s manifestations at a school environment, being aware of their meanings and possible reverberation in Early Childhood Education practices, challenged by a routine concerning some stable actions and children’s symbolic everyday constructions in a polyphonic and polysemic world system of diverse languages that break the idea of a school stability. The scientific interest wishes to know what the enunciative acts the group reveals, to identify opportunities for resonance meanings each child devotes to Early Childhood Education practices, and to explain how these possible meanings are related to the concrete field actions according to children’s representation. The research process aimed at understanding the meanings produced by the children in Symbolic Scenes and enunciative acts in order to build possibilities to resonate in the Early Childhood Education practices. The theoretical and methodological basis for reading, processing and analysis of the children’s expressions are based on philosophical, linguistic, psychological and pedagogical dimensions, demanding a multi-referential interpretation. Thus, the Critical Ethnoresearch was chosen as a qualitative methodology, validating the social actors’ entailment; Bakhtin's enunciative conception allowed the alterity in early childhood proximity through a dialogical perspective; Piaget’s studies supported the semiotic function to understand the child’s reality construction and symbol formation; the relation between social circumstances and exploration of the reality creation were discussed through Halliday, regarding the language functions used by children at school. The research pedagogical dimension to understand the child learning is based on scholars who discuss: arts, storytelling, games, reading and writing. The analysis showed that children break the logical school stability and activates routine when exploring and recreating the reality presented to them. This study outcomes represent contributions to Early Childhood Education institutions, since the theoretical and practical debate validates, in the Early Childhood Education environment, the responsibility for the inclusion of the production of meaning through the literal comprehension, which needs to be expanded in a greater degree of polysemy, proposing the child as a lively participant in his/her own learning and curriculum construction.Submitted by Riso Almeida (risolalmeida@hotmail.com) on 2015-05-25T23:45:31Z No. of bitstreams: 1 TESE DE DOUTORADO - RISONETE LIMA DE ALMEIDA.pdf: 1284863 bytes, checksum: 8bf2fc18628abb75446cedcf04d26fa4 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2015-05-28T19:45:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DE DOUTORADO - RISONETE LIMA DE ALMEIDA.pdf: 1284863 bytes, checksum: 8bf2fc18628abb75446cedcf04d26fa4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-28T19:45:52Z (GMT). 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