Experimentos didáticos em astronomia I: determinação do diâmetro de crateras lunares
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25500 |
Resumo: | A realização de experimentos didáticos é um dos métodos mais eficientes para levar os alunos a correlacionar os tópicos discutidos em disciplinas variadas do ensino fundamental ao superior com os fenômenos que se processam na natureza. Em especial, a Astronomia como parte integrante da ementa de várias disciplinas de formação básica, é um das ciências que possuem um grande apelo entre os alunos pela sua constante divulgação nos meios de comunicação. Em função disto, é proposta uma atividade para a determinação do diâmetro de crateras lunares. Tal determinação será obtida a partir da medição do tempo da passagem da cratera pelo campo de um telescópio de pequeno porte. No processamento deste dado é empregada estatística para cálculo de valor médio e desvio padrão para uma série de medidas. Os alunos também irão usar conceitos de Geografia, Física e geometria. Esta atividade possibilitará aos alunos fixarem tais conceitos e verificar a existência de uma conexão intrínseca entre as diversas partes do conhecimento humano. |
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Betzler, Alberto SilvaSantos Junior, Dourival Edgar dosBetzler, Alberto SilvaSantos Junior, Dourival Edgar dos2018-03-08T15:54:05Z2018-03-08T15:54:05Z2005BETZLER, Alberto Silva; SANTOS JUNIOR, Dourival Edgar dos. Experimentos didáticos em astronomia I: determinação do diâmetro de crateras lunares. Diálogos & Ciência, Feira de Santana, v.3, n. 6, p. 1-12, dez. 2005. Disponível em: < http://www.ftc.br/revistafsa>. Acesso em: 07 jan. 2004.1678-0493http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25500v.3, n. 6A realização de experimentos didáticos é um dos métodos mais eficientes para levar os alunos a correlacionar os tópicos discutidos em disciplinas variadas do ensino fundamental ao superior com os fenômenos que se processam na natureza. Em especial, a Astronomia como parte integrante da ementa de várias disciplinas de formação básica, é um das ciências que possuem um grande apelo entre os alunos pela sua constante divulgação nos meios de comunicação. Em função disto, é proposta uma atividade para a determinação do diâmetro de crateras lunares. Tal determinação será obtida a partir da medição do tempo da passagem da cratera pelo campo de um telescópio de pequeno porte. No processamento deste dado é empregada estatística para cálculo de valor médio e desvio padrão para uma série de medidas. Os alunos também irão usar conceitos de Geografia, Física e geometria. 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