Meu cantar de amor: A doutrina cantada do Mestre Irineu numa perspectiva feminina e nordestina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roriz, Aisha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34608
Resumo: Através de uma abordagem autoetnográfica, este trabalho apresenta o resultado da observação participante nos rituais da doutrina cantada do Santo Daime no CICLU/Ba, centro que segue o trabalho espiritual do Mestre Raimundo Irineu Serra, seu criador. Nesta tradição musical os hinos não são composições musicais, mas sim cantos "recebidos" do plano espiritual. O repertório analisado nesta pesquisa contempla os hinários obtidos até a morte do Mestre, em 1971. Tendo como marco principal a aparição da Virgem da Conceição, que ofereceu os hinos primeiramente ao Mestre Irineu e em seguida aos outros(as) daimistas, instituindo assim o sagrado feminino em seu mito de origem, será analisado o protagonismo das mulheres como zeladoras desses cânticos e guardiãs originárias dessa tradição musical. Buscando compreender as raízes culturais e musicais determinantes para o surgimento desse estilo de canto, foi realizado um estudo sobre as sonoridades que permearam a vida do Mestre Irineu e de seus(as) companheiros(as) antes e durante o “recebimento” dos hinos. Inicialmente foram analisados os elementos musicais de suas origens nordestinas e em seguida, os da região amazônica, para onde muitos deles migraram em busca de trabalho no início do séc. XX. Também foram observadas outras influências musicais que, guiadas através da consciência expandida pela santa bebida, compuseram a cultura acústica dos daimistas originários. O trabalho se fundamenta numa perspectiva da Etnomusicologia engajada e sensível ao feminino, se referenciando em conceitos teóricos brasileiros, como "cultura acústica" de José Lopes (2004), "teoria nativa" de Tiago Pinto (2001) e trabalhos sobre o sagrado feminino na música religiosa como Laila Rosa (2009), Kátia Rabelo (2013), Camila Benedito (2019) e Beatriz Labate (2009).
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O trabalho se fundamenta numa perspectiva da Etnomusicologia engajada e sensível ao feminino, se referenciando em conceitos teóricos brasileiros, como "cultura acústica" de José Lopes (2004), "teoria nativa" de Tiago Pinto (2001) e trabalhos sobre o sagrado feminino na música religiosa como Laila Rosa (2009), Kátia Rabelo (2013), Camila Benedito (2019) e Beatriz Labate (2009).Submitted by Aishá Roriz (airoriz@gmail.com) on 2021-12-03T22:30:21Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃOAISHÁ(VersãoFinal)111121.pdf: 2546763 bytes, checksum: 07b5131d0106130ec5551ebe4d20dda1 (MD5)Rejected by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br), reason: Prezada, É necessário que a folha de aprovação tenha as devidas assinaturas para procedermos com o depósito do sua dissertação no repositório. on 2021-12-07T13:11:11Z (GMT)Submitted by Aishá Roriz (airoriz@gmail.com) on 2021-12-16T03:22:50Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃOAISHÁ(VersãoFinal)111121.pdf: 2546763 bytes, checksum: 07b5131d0106130ec5551ebe4d20dda1 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-12-16T16:23:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃOAISHÁ(VersãoFinal)111121.pdf: 2546763 bytes, checksum: 07b5131d0106130ec5551ebe4d20dda1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-16T16:23:19Z (GMT). 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