Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888 |
Resumo: | A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal. |
id |
UFBA-2_b60524cd743ff18aac6872f2b32cdfb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/21888 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Paixão, Roberto BrazileiroCosta, Juliana Guimarães Garcia daLadeira, RodrigoPaixão, Roberto BrazileiroCosta, Juliana Guimarães Garcia daLadeira, Rodrigo2017-04-11T18:27:16Z2017-04-11T18:27:16Z2013-091983-6635http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888Vol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-04-06T20:55:10Z No. of bitstreams: 1 InvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf: 655258 bytes, checksum: eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-04-11T18:27:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 InvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf: 655258 bytes, checksum: eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-11T18:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 InvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf: 655258 bytes, checksum: eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 (MD5) Previous issue date: 2013-09RGO – Revista Gestão OrganizacionalResponsabilidade ambientalPreçoProfessoresDecisão de compraInvestimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdfInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdfapplication/pdf655258https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/1/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdfeaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf.txtInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf.txtExtracted texttext/plain73396https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/3/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt3322497d27fcd1d8ae5aff975506258dMD53ri/218882022-08-08 13:19:37.862oai:repositorio.ufba.br:ri/21888VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T16:19:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
title |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
spellingShingle |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração Paixão, Roberto Brazileiro Responsabilidade ambiental Preço Professores Decisão de compra |
title_short |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
title_full |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
title_fullStr |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
title_full_unstemmed |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
title_sort |
Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração |
author |
Paixão, Roberto Brazileiro |
author_facet |
Paixão, Roberto Brazileiro Costa, Juliana Guimarães Garcia da Ladeira, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Juliana Guimarães Garcia da Ladeira, Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Roberto Brazileiro Costa, Juliana Guimarães Garcia da Ladeira, Rodrigo Paixão, Roberto Brazileiro Costa, Juliana Guimarães Garcia da Ladeira, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade ambiental Preço Professores Decisão de compra |
topic |
Responsabilidade ambiental Preço Professores Decisão de compra |
description |
A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-11T18:27:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-11T18:27:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1983-6635 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
Vol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013 |
identifier_str_mv |
1983-6635 Vol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/1/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/3/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 3322497d27fcd1d8ae5aff975506258d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459534572716032 |