Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Juliana Guimarães Garcia da, Ladeira, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888
Resumo: A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal.
id UFBA-2_b60524cd743ff18aac6872f2b32cdfb9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/21888
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Paixão, Roberto BrazileiroCosta, Juliana Guimarães Garcia daLadeira, RodrigoPaixão, Roberto BrazileiroCosta, Juliana Guimarães Garcia daLadeira, Rodrigo2017-04-11T18:27:16Z2017-04-11T18:27:16Z2013-091983-6635http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888Vol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-04-06T20:55:10Z No. of bitstreams: 1 InvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf: 655258 bytes, checksum: eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-04-11T18:27:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 InvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf: 655258 bytes, checksum: eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-11T18:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 InvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf: 655258 bytes, checksum: eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8 (MD5) Previous issue date: 2013-09RGO – Revista Gestão OrganizacionalResponsabilidade ambientalPreçoProfessoresDecisão de compraInvestimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdfInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdfapplication/pdf655258https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/1/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdfeaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf.txtInvestImento em responsabIlIdade ambIental e decIsão de compra - uma análIse a partIr da percepção de professores de admInIstração.pdf.txtExtracted texttext/plain73396https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/3/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt3322497d27fcd1d8ae5aff975506258dMD53ri/218882022-08-08 13:19:37.862oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T16:19:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
title Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
spellingShingle Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
Paixão, Roberto Brazileiro
Responsabilidade ambiental
Preço
Professores
Decisão de compra
title_short Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
title_full Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
title_fullStr Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
title_full_unstemmed Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
title_sort Investimento em responsabilidade ambiental e decisão de compra: uma análise a partir da percepção de professores de Administração
author Paixão, Roberto Brazileiro
author_facet Paixão, Roberto Brazileiro
Costa, Juliana Guimarães Garcia da
Ladeira, Rodrigo
author_role author
author2 Costa, Juliana Guimarães Garcia da
Ladeira, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Roberto Brazileiro
Costa, Juliana Guimarães Garcia da
Ladeira, Rodrigo
Paixão, Roberto Brazileiro
Costa, Juliana Guimarães Garcia da
Ladeira, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade ambiental
Preço
Professores
Decisão de compra
topic Responsabilidade ambiental
Preço
Professores
Decisão de compra
description A presente pesquisa analisou a relação entre a responsabilidade ambiental e a decisão de compra dos consumidores, a partir da percepção de professores de graduação em Administração. Para atender a esse objetivo, foram coletados 69 depoimentos, analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), numa abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam que, na visão dos professores participantes, as empresas investem em ações ambientalmente conscientes principalmente para melhorar sua imagem. Mas isto só afetaria a decisão de compra quando o preço percebido não é significativamente maior que o de produtos similares; e somente para consumidores conscientes. Ademais, poderia afetar se houvesse consciência ambiental ou educação ambiental. Os investimentos em ações ambientais também seriam justificáveis quando existe uma pressão dos consumidores neste sentido, sendo que estes já possuem alguma consciência ambiental. Existem ainda as organizações que possuem consciência ambiental e estariam dispostas a proteger o meio ambiente e que, por adotar essa postura, poderiam afetar a decisão de compra dos consumidores conscientes atuais ou futuros. Como última possibilidade refletida a partir das respostas dos professores, as empresas não investiriam em questões ambientais, salvo por algum tipo de imposição legal.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-11T18:27:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-11T18:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1983-6635
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv Vol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013
identifier_str_mv 1983-6635
Vol. 06 - Nº 04 - Set. / Dez. - 2013
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/1/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21888/3/InvestImento%20em%20responsabIlIdade%20ambIental%20e%20decIs%c3%a3o%20de%20compra%20-%20uma%20an%c3%a1lIse%20a%20partIr%20da%20percep%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20de%20admInIstra%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eaeca520512e58a3b7a0adeb426d88d8
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
3322497d27fcd1d8ae5aff975506258d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459534572716032