Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimental
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44510 |
Resumo: | Os consumidores vêm demonstrando preocupação crescente com os impactos sociais e ambientais das ações empresariais. Nesse contexto, a responsabilidade social corporativa (RSC) vem ganhando importância e gerando um debate significativo nos meios acadêmico e empresarial. Diversos autores têm adotado a premissa teórica de que o consumidor percebe um benefício adicional na compra de produtos que estejam associados à RSC. Trata-se de um benefício relacionado a sentir-se bem por estar fazendo bem aos outros. Neste trabalho, tem-se como objetivo investigar os efeitos da RSC no benefício percebido pelo consumidor e em sua intenção de compra, num contexto em que a empresa socialmente responsável pratica um preço maior do que o da concorrência. Por meio de um experimento, foi testado o efeito da RSC nas variáveis dependentes. Foi elaborada uma escala de medida para a variável benefício percebido, inexistente na literatura. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um benefício adicional na compra do produto da empresa socialmente responsável e mostraram-se dispostos a pagar 10% a mais por esse produto. Ao final, as principais limitações, conclusões e sugestões para pesquisas futuras são indicadas. |
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Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimentalEfectos de la responsabilidad social empresarial en la intención de compra y en el beneficio percibido por el consumidor: un estudio experimentalThe effect of corporate social responsibility upon purchase intent and the benefits perceived by the consumer: an experimental studyresponsabilidade socialpreçodecisão de compraresponsabilidad socialpreciodecisión de comprasocial responsibilitypricepurchase decisionOs consumidores vêm demonstrando preocupação crescente com os impactos sociais e ambientais das ações empresariais. Nesse contexto, a responsabilidade social corporativa (RSC) vem ganhando importância e gerando um debate significativo nos meios acadêmico e empresarial. Diversos autores têm adotado a premissa teórica de que o consumidor percebe um benefício adicional na compra de produtos que estejam associados à RSC. Trata-se de um benefício relacionado a sentir-se bem por estar fazendo bem aos outros. Neste trabalho, tem-se como objetivo investigar os efeitos da RSC no benefício percebido pelo consumidor e em sua intenção de compra, num contexto em que a empresa socialmente responsável pratica um preço maior do que o da concorrência. Por meio de um experimento, foi testado o efeito da RSC nas variáveis dependentes. Foi elaborada uma escala de medida para a variável benefício percebido, inexistente na literatura. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um benefício adicional na compra do produto da empresa socialmente responsável e mostraram-se dispostos a pagar 10% a mais por esse produto. Ao final, as principais limitações, conclusões e sugestões para pesquisas futuras são indicadas.Los consumidores están demostrando una creciente preocupación por los impactos sociales y ambientales de las actividades empresariales. En este contexto, la responsabilidad social empresarial (RSE) ha adquirido importancia y ha generado un relevante debate en los círculos académicos y empresariales. Varios autores han adoptado la premisa teórica de que el consumidor percibe un beneficio adicional al comprar productos que se asocian con la RSE. Se trata de un beneficio relacionado con sentirse bien al estar haciendo bien a los demás. El objetivo en este trabajo es investigar los efectos de la RSE en el beneficio percibido por el consumidor y en su intención de compra, en un contexto en que la empresa socialmente responsable practica un precio más elevado que el de la competencia. Por medio de un experimento, se probó el efecto de la responsabilidad social empresarial en las variables dependientes. Se elaboró una escala para medir la variable beneficio percibido, ausente en la literatura. Los resultados mostraron que los consumidores encuestados percibieron un beneficio adicional en la compra del producto de la empresa socialmente responsable, y se mostraron dispuestos a pagar un 10% más por dicho producto. Por último, se indican las principales limitaciones, conclusiones y sugerencias para futuras investigaciones.Consumers are showing a growing concern for the social and environmental impact of business activities. In this context, corporate social responsibility (CSR) has gained importance and is generating a significant debate in academia and business. Several authors have adopted a theoretical premise according to which the consumer perceives an added benefit when purchasing products associated with CSR, this benefit being related to feeling good and to doing good. This research study aims to investigate the effects of CSR upon the benefit perceived by consumers and their purchase intent, in a context in which socially responsible businesses maintain higher pricing than their competition. Through an experiment, the authors tested the effect of CSR on dependent variables. A scale for measuring the perceived benefit variable, which was absent from the literature, was developed. The results showed that the consumers surveyed saw an added benefit in buying the products of socially responsible companies and that they are willing to pay 10% more for such products. To close the article, the main limitations, conclusions and suggestions for future research are indicated.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4451010.1590/S0080-21072010000300007Revista de Administração; v. 45 n. 3 (2010); 285-296Revista de Administração; Vol. 45 No. 3 (2010); 285-296Revista de Administração; Vol. 45 Núm. 3 (2010); 285-2961984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44510/48130Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Daniela AbrantesÁvila, MarcosFaria, Marina Dias de2015-09-15T16:53:10Zoai:revistas.usp.br:article/44510Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:10Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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