"Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25947 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a sensibilidade do torcedor do Esporte Clube Vitória associado ao programa Sou Mais Vitória e daquele que adquire ingressos “avulsos” das partidas realizadas em Salvador entre o período compreendido pelos anos de 2012 e 2017 perante alterações nos preços dos ingressos e rendimento médio real do trabalhador na Região Metropolitana de Salvador. Este trabalho mostra que assim como o ramo dos esportes tem apresentado uma importância cada vez maior no Produto Interno Bruto brasileiro, o campo da Economia do Esporte tem evoluído muito com o passar dos anos, com estudos cada vez mais diversos e complexos. Com objetivos de aumentar as receitas do clube, principalmente as receitas com estádio, e de fidelizar os torcedores do clube, os programas de natureza “Sócio Torcedor” mostram-se interessantes ferramentas utilizadas pelas gestões dos clubes de futebol, onde aqueles que apresentam melhores vantagens para seus torcedores são bem-sucedidos. Para alcançar os resultados almejados, um banco de dados foi criado e foi utilizada a teoria do attendance para a elaboração das equações econométricas para estimar da demanda por ingressos nos jogos do Esporte Clube Vitória. Dentre os principais resultados, a pesquisa mostrou que o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se mais sensível a alterações nas variáveis econômicas. Ao se analisar o comportamento dos torcedores perante mudanças nas variáveis estruturais “chuva”, “fins de semana”, “noite” e na variável de qualidade esperada “rivalidade”, o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se menos sensível. |
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Coutinho, Pablo Ruan ReisSantos, Gervásio Ferreira dosOliveira, Rodrigo CarvalhoRios, Rafael Sales2018-05-08T15:54:42Z2018-05-08T15:54:42Z2018-05-082018-02-23TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25947O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a sensibilidade do torcedor do Esporte Clube Vitória associado ao programa Sou Mais Vitória e daquele que adquire ingressos “avulsos” das partidas realizadas em Salvador entre o período compreendido pelos anos de 2012 e 2017 perante alterações nos preços dos ingressos e rendimento médio real do trabalhador na Região Metropolitana de Salvador. Este trabalho mostra que assim como o ramo dos esportes tem apresentado uma importância cada vez maior no Produto Interno Bruto brasileiro, o campo da Economia do Esporte tem evoluído muito com o passar dos anos, com estudos cada vez mais diversos e complexos. Com objetivos de aumentar as receitas do clube, principalmente as receitas com estádio, e de fidelizar os torcedores do clube, os programas de natureza “Sócio Torcedor” mostram-se interessantes ferramentas utilizadas pelas gestões dos clubes de futebol, onde aqueles que apresentam melhores vantagens para seus torcedores são bem-sucedidos. Para alcançar os resultados almejados, um banco de dados foi criado e foi utilizada a teoria do attendance para a elaboração das equações econométricas para estimar da demanda por ingressos nos jogos do Esporte Clube Vitória. Dentre os principais resultados, a pesquisa mostrou que o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se mais sensível a alterações nas variáveis econômicas. Ao se analisar o comportamento dos torcedores perante mudanças nas variáveis estruturais “chuva”, “fins de semana”, “noite” e na variável de qualidade esperada “rivalidade”, o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se menos sensível.The objective of this work is to comparatively analyze the sensitivity of the Esporte Clube Vitória supporter associated with the Sou Mais Vitória program and of the one that acquires "single" tickets of the matches held in Salvador between the period comprised between the years of 2012 and 2017 before changes in the prices of the tickets and average real income of the worker in the Metropolitan Region of Salvador. This work shows that just as the sports sector has become increasingly important in the Brazilian Gross Domestic Product, the field of Sports Economics has evolved a lot over the years, with increasingly diverse and complex studies. In order to increase club revenues, especially stadium revenue and loyalty to club supporters, "Fan Supporter" programs are interesting tools used by football club management, where those with the best advantages to their fans are successful. In order to contribute to the field of Sports Economics, this study aims to verify the difference in behavior between the Fan Club member of Esporte Clube Vitória and other fans in the face of changes in the price of tickets and income, in the decision to watch a match of the club in the city of Salvador. To achieve the desired results, a database was created and the attendance theory was used for the elaboration of the econometric equations. The fan associated with Sou Mais Vitória is more sensitive to changes in economic variables. When analyzing the behavior of the fans, due to changes in the structural variables "rain", "weekends", "night" and the expected quality variable "rivalry", the fan associated with Sou Mais Vitória is less sensitive.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2018-05-02T16:15:39Z No. of bitstreams: 1 Monografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf: 1002377 bytes, checksum: 9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-05-08T15:54:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf: 1002377 bytes, checksum: 9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T15:54:42Z (GMT). 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