"Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Pablo Ruan Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25947
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a sensibilidade do torcedor do Esporte Clube Vitória associado ao programa Sou Mais Vitória e daquele que adquire ingressos “avulsos” das partidas realizadas em Salvador entre o período compreendido pelos anos de 2012 e 2017 perante alterações nos preços dos ingressos e rendimento médio real do trabalhador na Região Metropolitana de Salvador. Este trabalho mostra que assim como o ramo dos esportes tem apresentado uma importância cada vez maior no Produto Interno Bruto brasileiro, o campo da Economia do Esporte tem evoluído muito com o passar dos anos, com estudos cada vez mais diversos e complexos. Com objetivos de aumentar as receitas do clube, principalmente as receitas com estádio, e de fidelizar os torcedores do clube, os programas de natureza “Sócio Torcedor” mostram-se interessantes ferramentas utilizadas pelas gestões dos clubes de futebol, onde aqueles que apresentam melhores vantagens para seus torcedores são bem-sucedidos. Para alcançar os resultados almejados, um banco de dados foi criado e foi utilizada a teoria do attendance para a elaboração das equações econométricas para estimar da demanda por ingressos nos jogos do Esporte Clube Vitória. Dentre os principais resultados, a pesquisa mostrou que o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se mais sensível a alterações nas variáveis econômicas. Ao se analisar o comportamento dos torcedores perante mudanças nas variáveis estruturais “chuva”, “fins de semana”, “noite” e na variável de qualidade esperada “rivalidade”, o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se menos sensível.
id UFBA-2_b6196c5d2ebbc918ff8f97dfb45b943b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25947
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Coutinho, Pablo Ruan ReisSantos, Gervásio Ferreira dosOliveira, Rodrigo CarvalhoRios, Rafael Sales2018-05-08T15:54:42Z2018-05-08T15:54:42Z2018-05-082018-02-23TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25947O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a sensibilidade do torcedor do Esporte Clube Vitória associado ao programa Sou Mais Vitória e daquele que adquire ingressos “avulsos” das partidas realizadas em Salvador entre o período compreendido pelos anos de 2012 e 2017 perante alterações nos preços dos ingressos e rendimento médio real do trabalhador na Região Metropolitana de Salvador. Este trabalho mostra que assim como o ramo dos esportes tem apresentado uma importância cada vez maior no Produto Interno Bruto brasileiro, o campo da Economia do Esporte tem evoluído muito com o passar dos anos, com estudos cada vez mais diversos e complexos. Com objetivos de aumentar as receitas do clube, principalmente as receitas com estádio, e de fidelizar os torcedores do clube, os programas de natureza “Sócio Torcedor” mostram-se interessantes ferramentas utilizadas pelas gestões dos clubes de futebol, onde aqueles que apresentam melhores vantagens para seus torcedores são bem-sucedidos. Para alcançar os resultados almejados, um banco de dados foi criado e foi utilizada a teoria do attendance para a elaboração das equações econométricas para estimar da demanda por ingressos nos jogos do Esporte Clube Vitória. Dentre os principais resultados, a pesquisa mostrou que o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se mais sensível a alterações nas variáveis econômicas. Ao se analisar o comportamento dos torcedores perante mudanças nas variáveis estruturais “chuva”, “fins de semana”, “noite” e na variável de qualidade esperada “rivalidade”, o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se menos sensível.The objective of this work is to comparatively analyze the sensitivity of the Esporte Clube Vitória supporter associated with the Sou Mais Vitória program and of the one that acquires "single" tickets of the matches held in Salvador between the period comprised between the years of 2012 and 2017 before changes in the prices of the tickets and average real income of the worker in the Metropolitan Region of Salvador. This work shows that just as the sports sector has become increasingly important in the Brazilian Gross Domestic Product, the field of Sports Economics has evolved a lot over the years, with increasingly diverse and complex studies. In order to increase club revenues, especially stadium revenue and loyalty to club supporters, "Fan Supporter" programs are interesting tools used by football club management, where those with the best advantages to their fans are successful. In order to contribute to the field of Sports Economics, this study aims to verify the difference in behavior between the Fan Club member of Esporte Clube Vitória and other fans in the face of changes in the price of tickets and income, in the decision to watch a match of the club in the city of Salvador. To achieve the desired results, a database was created and the attendance theory was used for the elaboration of the econometric equations. The fan associated with Sou Mais Vitória is more sensitive to changes in economic variables. When analyzing the behavior of the fans, due to changes in the structural variables "rain", "weekends", "night" and the expected quality variable "rivalry", the fan associated with Sou Mais Vitória is less sensitive.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2018-05-02T16:15:39Z No. of bitstreams: 1 Monografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf: 1002377 bytes, checksum: 9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-05-08T15:54:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf: 1002377 bytes, checksum: 9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-08T15:54:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf: 1002377 bytes, checksum: 9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9 (MD5)Economia regionalEconomia regionalEsporte Clube VitóriaClube de futebol - Aspectos econômicosEsporte - Gestão"Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdfMonografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdfapplication/pdf1002377https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25947/1/Monografia%20Pablo%20Coutinho%20%28Vers%c3%a3o%20Final%29.pdf9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25947/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTMonografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf.txtMonografia Pablo Coutinho (Versão Final).pdf.txtExtracted texttext/plain217617https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25947/3/Monografia%20Pablo%20Coutinho%20%28Vers%c3%a3o%20Final%29.pdf.txt8deba7ab5f3d16465458a40ceff44e2aMD53ri/259472022-03-22 20:05:34.799oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T23:05:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
title "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
spellingShingle "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
Coutinho, Pablo Ruan Reis
Economia regional
Economia regional
Esporte Clube Vitória
Clube de futebol - Aspectos econômicos
Esporte - Gestão
title_short "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
title_full "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
title_fullStr "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
title_full_unstemmed "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
title_sort "Estamos contigo em qualquer lugar"? um estudo sobre o comportamento econômico dos torcedores do Esporte Clube Vitória
author Coutinho, Pablo Ruan Reis
author_facet Coutinho, Pablo Ruan Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Pablo Ruan Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Gervásio Ferreira dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Rodrigo Carvalho
Rios, Rafael Sales
contributor_str_mv Santos, Gervásio Ferreira dos
Oliveira, Rodrigo Carvalho
Rios, Rafael Sales
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Economia regional
topic Economia regional
Economia regional
Esporte Clube Vitória
Clube de futebol - Aspectos econômicos
Esporte - Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Economia regional
Esporte Clube Vitória
Clube de futebol - Aspectos econômicos
Esporte - Gestão
description O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a sensibilidade do torcedor do Esporte Clube Vitória associado ao programa Sou Mais Vitória e daquele que adquire ingressos “avulsos” das partidas realizadas em Salvador entre o período compreendido pelos anos de 2012 e 2017 perante alterações nos preços dos ingressos e rendimento médio real do trabalhador na Região Metropolitana de Salvador. Este trabalho mostra que assim como o ramo dos esportes tem apresentado uma importância cada vez maior no Produto Interno Bruto brasileiro, o campo da Economia do Esporte tem evoluído muito com o passar dos anos, com estudos cada vez mais diversos e complexos. Com objetivos de aumentar as receitas do clube, principalmente as receitas com estádio, e de fidelizar os torcedores do clube, os programas de natureza “Sócio Torcedor” mostram-se interessantes ferramentas utilizadas pelas gestões dos clubes de futebol, onde aqueles que apresentam melhores vantagens para seus torcedores são bem-sucedidos. Para alcançar os resultados almejados, um banco de dados foi criado e foi utilizada a teoria do attendance para a elaboração das equações econométricas para estimar da demanda por ingressos nos jogos do Esporte Clube Vitória. Dentre os principais resultados, a pesquisa mostrou que o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se mais sensível a alterações nas variáveis econômicas. Ao se analisar o comportamento dos torcedores perante mudanças nas variáveis estruturais “chuva”, “fins de semana”, “noite” e na variável de qualidade esperada “rivalidade”, o torcedor associado ao Sou Mais Vitória mostra-se menos sensível.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-08T15:54:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-08T15:54:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25947
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25947/1/Monografia%20Pablo%20Coutinho%20%28Vers%c3%a3o%20Final%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25947/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25947/3/Monografia%20Pablo%20Coutinho%20%28Vers%c3%a3o%20Final%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b19755c17ae8d609ced66d385999ff9
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
8deba7ab5f3d16465458a40ceff44e2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459560475688960