Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206 |
Resumo: | Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários. |
id |
UFBA-2_b7d2f6fd5ae0c0ad3ea86c6a3f6efb81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35206 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-05-12T01:15:19Z2022-05-12T01:15:19Z2017-01JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf2526-6160https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários.This study was made in order to map the marketing strategies in the information services of the BibliotecaPública do Estado da Bahia (BPEB), it is the result from the emergence of new informational media and the advent of technology, especially in the last decades of the 20th century, which broke some stereotypes about the role of libraries in the perspective of contributing to society. One of the prerequisites that is responsability to the nowadays librarians is the managerial vision, translated, among many possible ways, in the use of marketing in several kinds of medias. The method of research used was descriptive, it was developed through a unique study case in the BPEB, a nationwide reference as the first public library of Latin America. To do the data collection it was applied a questionnaire to the users of the Library and a interview for employees/managers who have activities directly related to the institution's marketing practices. It was found that the BPEB has structure and praticesfavorable to the use of marketing to promote their products and information services, but it’s necessary a better strategic planning to ensure adequate divulgation of these activities to a wider range, this should be allied with the attending of the information needs of its users.Submitted by Bruna de Jesus (brunacj13@gmail.com) on 2022-05-03T18:28:34Z No. of bitstreams: 1 7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf: 180284 bytes, checksum: ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2022-05-12T01:15:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf: 180284 bytes, checksum: ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-12T01:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf: 180284 bytes, checksum: ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa (MD5) Previous issue date: 2017-01porOutra instituiçãoOIBrasilR. BibliomarMarketingPublic libraryInformation managementBiblioteca Pública do Estado da BahiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAMarketingBiblioteca públicaGestão da informaçãoBiblioteca Pública do Estado da BahiaProspecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de casoMarketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161115130Jesus, Diego Santana Rocha deSantos, José Carlos Sales dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdfapplication/pdf180284https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/1/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdfddf399f6e37e858c7c39bd055e3138faMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXT7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txt7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txtExtracted texttext/plain40058https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/3/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txt062a641416141425302b444078555502MD53ri/352062022-08-08 13:18:18.859oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T16:18:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case study |
title |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
spellingShingle |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso Jesus, Diego Santana Rocha de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Marketing Biblioteca pública Gestão da informação Biblioteca Pública do Estado da Bahia Marketing Public library Information management Biblioteca Pública do Estado da Bahia |
title_short |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
title_full |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
title_fullStr |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
title_sort |
Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso |
author |
Jesus, Diego Santana Rocha de |
author_facet |
Jesus, Diego Santana Rocha de Santos, José Carlos Sales dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Carlos Sales dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Diego Santana Rocha de Santos, José Carlos Sales dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Marketing Biblioteca pública Gestão da informação Biblioteca Pública do Estado da Bahia Marketing Public library Information management Biblioteca Pública do Estado da Bahia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Biblioteca pública Gestão da informação Biblioteca Pública do Estado da Bahia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing Public library Information management Biblioteca Pública do Estado da Bahia |
description |
Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-12T01:15:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-12T01:15:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2526-6160 |
identifier_str_mv |
JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf 2526-6160 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
R. Bibliomar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Outra instituição |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
OI |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Outra instituição |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/1/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/3/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa 5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5 062a641416141425302b444078555502 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459642516275200 |