Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Diego Santana Rocha de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, José Carlos Sales dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206
Resumo: Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários.
id UFBA-2_b7d2f6fd5ae0c0ad3ea86c6a3f6efb81
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/35206
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-05-12T01:15:19Z2022-05-12T01:15:19Z2017-01JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf2526-6160https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários.This study was made in order to map the marketing strategies in the information services of the BibliotecaPública do Estado da Bahia (BPEB), it is the result from the emergence of new informational media and the advent of technology, especially in the last decades of the 20th century, which broke some stereotypes about the role of libraries in the perspective of contributing to society. One of the prerequisites that is responsability to the nowadays librarians is the managerial vision, translated, among many possible ways, in the use of marketing in several kinds of medias. The method of research used was descriptive, it was developed through a unique study case in the BPEB, a nationwide reference as the first public library of Latin America. To do the data collection it was applied a questionnaire to the users of the Library and a interview for employees/managers who have activities directly related to the institution's marketing practices. It was found that the BPEB has structure and praticesfavorable to the use of marketing to promote their products and information services, but it’s necessary a better strategic planning to ensure adequate divulgation of these activities to a wider range, this should be allied with the attending of the information needs of its users.Submitted by Bruna de Jesus (brunacj13@gmail.com) on 2022-05-03T18:28:34Z No. of bitstreams: 1 7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf: 180284 bytes, checksum: ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2022-05-12T01:15:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf: 180284 bytes, checksum: ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-12T01:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf: 180284 bytes, checksum: ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa (MD5) Previous issue date: 2017-01porOutra instituiçãoOIBrasilR. BibliomarMarketingPublic libraryInformation managementBiblioteca Pública do Estado da BahiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAMarketingBiblioteca públicaGestão da informaçãoBiblioteca Pública do Estado da BahiaProspecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de casoMarketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161115130Jesus, Diego Santana Rocha deSantos, José Carlos Sales dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdfapplication/pdf180284https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/1/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdfddf399f6e37e858c7c39bd055e3138faMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1881https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/2/license.txt5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5MD52TEXT7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txt7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txtExtracted texttext/plain40058https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/3/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txt062a641416141425302b444078555502MD53ri/352062022-08-08 13:18:18.859oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T16:18:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Marketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case study
title Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
spellingShingle Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
Jesus, Diego Santana Rocha de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Marketing
Biblioteca pública
Gestão da informação
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Marketing
Public library
Information management
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
title_short Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
title_full Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
title_fullStr Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
title_full_unstemmed Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
title_sort Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
author Jesus, Diego Santana Rocha de
author_facet Jesus, Diego Santana Rocha de
Santos, José Carlos Sales dos
author_role author
author2 Santos, José Carlos Sales dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Diego Santana Rocha de
Santos, José Carlos Sales dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Marketing
Biblioteca pública
Gestão da informação
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Marketing
Public library
Information management
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Biblioteca pública
Gestão da informação
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing
Public library
Information management
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
description Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-12T01:15:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-12T01:15:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2526-6160
identifier_str_mv JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf
2526-6160
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv R. Bibliomar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Outra instituição
dc.publisher.initials.fl_str_mv OI
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Outra instituição
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/1/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35206/3/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ddf399f6e37e858c7c39bd055e3138fa
5cfde62e35c4ab1756d453f91b5475e5
062a641416141425302b444078555502
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459642516275200