Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/243 |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar o impacto das livrarias e mega livrarias na percepção, expectativa e utilidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas. As bibliotecas estão demorando a adquirir uma postura mais mercadológica. O crescimento das mega livrarias e a identificação de que às livrarias seriam como bibliotecas de melhor qualidade têm representado uma preocupação para as bibliotecas públicas. Este estudo pretendeu através da condução de pesquisas de campo em duas livrarias e duas bibliotecas públicas, conhecer como os clientes de bibliotecas e livrarias utilizam e percebem cada um desses espaços; através de observações, do registro de tendências em seus comportamentos e atitudes em relação aos dois locais. Os resultados desta pesquisa nos evidenciaram que a percepção geral a respeito do impacto das livrarias e mega livrarias nos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas é real e preocupante, mas que aos poucos os profissionais bibliotecários estão começando a assumir uma postura mais mercadológica. |
id |
UFRJ_088a6358506fa500e1482468f8438355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/243 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketingBiblioteca PúblicaBibliotecas ParqueLivrariasMarketingMarketing em bibliotecasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAO presente trabalho buscou investigar o impacto das livrarias e mega livrarias na percepção, expectativa e utilidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas. As bibliotecas estão demorando a adquirir uma postura mais mercadológica. O crescimento das mega livrarias e a identificação de que às livrarias seriam como bibliotecas de melhor qualidade têm representado uma preocupação para as bibliotecas públicas. Este estudo pretendeu através da condução de pesquisas de campo em duas livrarias e duas bibliotecas públicas, conhecer como os clientes de bibliotecas e livrarias utilizam e percebem cada um desses espaços; através de observações, do registro de tendências em seus comportamentos e atitudes em relação aos dois locais. Os resultados desta pesquisa nos evidenciaram que a percepção geral a respeito do impacto das livrarias e mega livrarias nos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas é real e preocupante, mas que aos poucos os profissionais bibliotecários estão começando a assumir uma postura mais mercadológica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves deSá, Maria Irene da Fonseca eSenna, Ana MariaSilva, Paula Vieira Gomes da2016-05-05T13:21:53Z2023-12-21T03:04:31Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:31Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/243Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:31Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
title |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
spellingShingle |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing Silva, Paula Vieira Gomes da Biblioteca Pública Bibliotecas Parque Livrarias Marketing Marketing em bibliotecas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
title_short |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
title_full |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
title_fullStr |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
title_sort |
Bibliotecas e Livrarias: um estudo comparativo de posicionamento e estratégias de marketing |
author |
Silva, Paula Vieira Gomes da |
author_facet |
Silva, Paula Vieira Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de Sá, Maria Irene da Fonseca e Senna, Ana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Vieira Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Pública Bibliotecas Parque Livrarias Marketing Marketing em bibliotecas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
Biblioteca Pública Bibliotecas Parque Livrarias Marketing Marketing em bibliotecas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
O presente trabalho buscou investigar o impacto das livrarias e mega livrarias na percepção, expectativa e utilidade dos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas. As bibliotecas estão demorando a adquirir uma postura mais mercadológica. O crescimento das mega livrarias e a identificação de que às livrarias seriam como bibliotecas de melhor qualidade têm representado uma preocupação para as bibliotecas públicas. Este estudo pretendeu através da condução de pesquisas de campo em duas livrarias e duas bibliotecas públicas, conhecer como os clientes de bibliotecas e livrarias utilizam e percebem cada um desses espaços; através de observações, do registro de tendências em seus comportamentos e atitudes em relação aos dois locais. Os resultados desta pesquisa nos evidenciaram que a percepção geral a respeito do impacto das livrarias e mega livrarias nos serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas é real e preocupante, mas que aos poucos os profissionais bibliotecários estão começando a assumir uma postura mais mercadológica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-05-05T13:21:53Z 2023-12-21T03:04:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/243 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455951608610816 |