Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Silva Antunes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22004
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da acessibilidade ao emprego sobre o padrão de ocupação urbana corrente no município de Salvador. O núcleo primitivo da cidade de Salvador foi constituído à vista da Baía de Todos-os-Santos (BTS) e acima da falha geológica que divide o município em Cidade Alta e Cidade Baixa. Esse espaço e respectivas adjacências formaram o principal núcleo urbano da cidade até a segunda metade do século XX, quando foi iniciada a inversão do eixo social, econômico e político para à Orla Atlântica, mais precisamente para a região do Iguatemi. Esse período coincidiu com a fase de explosão demográfica e periferização sócio-espacial na cidade que forçava as famílias das menores faixas de renda e predominantemente negras a se localizarem na periferia da cidade. Na contemporaneidade, as duais regiões centrais concentram a atividade econômica de Salvador, de forma que o acesso físico às oportunidades de emprego é desigual para diferentes grupos populacionais da cidade. A literatura teórica em economia aponta que a distância até os centros de emprego é um importante aspecto espacial que influencia a intensidade de uso do espaço pelos indivíduos. Assim, o objeto de pesquisa será situado no contexto da Economia Urbana e da Economia da Acessibilidade Urbana em termos de fundamentos teóricos e de trabalhos empíricos que testam esses fundamentos teóricos, e que também permitem a modelagem do problema apresentado. Desse modo, será definida uma metodologia e cálculo de um indicador de acessibilidade, bem como outra metodologia microeconométrica e banco de dados para isolar o efeito causal da variação da acessibilidade sobre a variação na densidade populacional da cidade de Salvador, através da utilização de variáveis de controle e de uma variável instrumental hidrográfica. Um banco de dados por subáreas de tráfego foi construído, fornecendo controles para componentes históricos, geográficos e de localização. Os resultados mostraram que os fatores de acesso às oportunidades de emprego tiveram efeito positivo e estatisticamente significante sobre a densidade populacional. Isto vale para negros e brancos, independentemente da tecnologia de transporte utilizada, carro ou ônibus.
id UFBA-2_b98b5275a91d8b1babacf6c3f6000941
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/22004
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Carvalho, Daniel Silva Antunes deCarvalho, Daniel Silva Antunes deSantos, Gervásio Ferreira dosTaddeo, Marcelo MagalhãesGarrido, Raymundo José dos SantosFernandes, Gustavo Andrey de Almeida Lopes2017-04-17T12:22:08Z2017-04-17T12:22:08Z2017-04-172016-12-16Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22004O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da acessibilidade ao emprego sobre o padrão de ocupação urbana corrente no município de Salvador. O núcleo primitivo da cidade de Salvador foi constituído à vista da Baía de Todos-os-Santos (BTS) e acima da falha geológica que divide o município em Cidade Alta e Cidade Baixa. Esse espaço e respectivas adjacências formaram o principal núcleo urbano da cidade até a segunda metade do século XX, quando foi iniciada a inversão do eixo social, econômico e político para à Orla Atlântica, mais precisamente para a região do Iguatemi. Esse período coincidiu com a fase de explosão demográfica e periferização sócio-espacial na cidade que forçava as famílias das menores faixas de renda e predominantemente negras a se localizarem na periferia da cidade. Na contemporaneidade, as duais regiões centrais concentram a atividade econômica de Salvador, de forma que o acesso físico às oportunidades de emprego é desigual para diferentes grupos populacionais da cidade. A literatura teórica em economia aponta que a distância até os centros de emprego é um importante aspecto espacial que influencia a intensidade de uso do espaço pelos indivíduos. Assim, o objeto de pesquisa será situado no contexto da Economia Urbana e da Economia da Acessibilidade Urbana em termos de fundamentos teóricos e de trabalhos empíricos que testam esses fundamentos teóricos, e que também permitem a modelagem do problema apresentado. Desse modo, será definida uma metodologia e cálculo de um indicador de acessibilidade, bem como outra metodologia microeconométrica e banco de dados para isolar o efeito causal da variação da acessibilidade sobre a variação na densidade populacional da cidade de Salvador, através da utilização de variáveis de controle e de uma variável instrumental hidrográfica. Um banco de dados por subáreas de tráfego foi construído, fornecendo controles para componentes históricos, geográficos e de localização. Os resultados mostraram que os fatores de acesso às oportunidades de emprego tiveram efeito positivo e estatisticamente significante sobre a densidade populacional. Isto vale para negros e brancos, independentemente da tecnologia de transporte utilizada, carro ou ônibus.The objective of this study is to analyze the effect of the accessibility to employment on the pattern of current urban occupation in the city of Salvador. The primitive nucleus of the city of Salvador was constituted in view of the Baía de Todos-os-Santos (BTS) and above the geological fault that divides the municipality into Cidade Alta and Cidade Baixa. This space and its surroundings formed the main urban center of the city until the second half of the twentieth century, when the inversion of the social, economic and political axis was started for the Orla Atlântica, more precisely for the Iguatemi region. This period coincided with the demographic explosion and socio-spatial peripheralization in the city, which forced the families of the lowest income brackets and predominantly black to be located on the periphery of the city. At the present time, the two central regions concentrate the economic activity of Salvador, so that physical access to employment opportunities is unequal for different population groups in the city. The theoretical literature on economics points out that the distance to the employment centers is an important spatial aspect that influences the intensity of space use by individuals. Thus, the research object will be placed in the context of Urban Economics and the Urban Accessibility Economics in terms of theoretical foundations and empirical works that test these theoretical foundations, and also allow the modeling of the presented problem. In this way, a methodology and calculation of an accessibility indicator will be defined, as well as another microeconometric methodology and database to isolate the causal effect of the variation of accessibility on the variation in population density of the city of Salvador, through the use of control variables and an instrumental hydrographic variable. A database by traffic subareas was built, providing controls for historical, geographical and location components. The results showed that the factors of access to employment opportunities had a positive and statistically significant effect on the population density. This applies to blacks and whites, regardless of the technology used, car or bus.Submitted by Daniel Carvalho (dan1elsilva@hotmail.com) on 2017-04-12T19:19:21Z No. of bitstreams: 1 dissertação_daniel_carvalho.pdf: 3688449 bytes, checksum: b698f125c4dc249f55f7c221b81a4013 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-04-17T12:22:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_daniel_carvalho.pdf: 3688449 bytes, checksum: b698f125c4dc249f55f7c221b81a4013 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-17T12:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_daniel_carvalho.pdf: 3688449 bytes, checksum: b698f125c4dc249f55f7c221b81a4013 (MD5)FAPESBEconomia urbanaAcessibilidadeEconomia urbanaDensidade populacionalTransporte e densidade populacional na área urbana de Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de EconomiaMestrado em EconomiaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação_daniel_carvalho.pdfdissertação_daniel_carvalho.pdfapplication/pdf3688449https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22004/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_daniel_carvalho.pdfb698f125c4dc249f55f7c221b81a4013MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22004/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTdissertação_daniel_carvalho.pdf.txtdissertação_daniel_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain271660https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22004/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_daniel_carvalho.pdf.txt3731bf71ebb10911a253ccf4c845692eMD53ri/220042022-07-05 14:04:24.614oai:repositorio.ufba.br:ri/22004VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:24Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
title Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
spellingShingle Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
Carvalho, Daniel Silva Antunes de
Economia urbana
Acessibilidade
Economia urbana
Densidade populacional
title_short Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
title_full Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
title_fullStr Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
title_full_unstemmed Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
title_sort Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador
author Carvalho, Daniel Silva Antunes de
author_facet Carvalho, Daniel Silva Antunes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daniel Silva Antunes de
Carvalho, Daniel Silva Antunes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Gervásio Ferreira dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Taddeo, Marcelo Magalhães
Garrido, Raymundo José dos Santos
Fernandes, Gustavo Andrey de Almeida Lopes
contributor_str_mv Santos, Gervásio Ferreira dos
Taddeo, Marcelo Magalhães
Garrido, Raymundo José dos Santos
Fernandes, Gustavo Andrey de Almeida Lopes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Economia urbana
topic Economia urbana
Acessibilidade
Economia urbana
Densidade populacional
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Economia urbana
Densidade populacional
description O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da acessibilidade ao emprego sobre o padrão de ocupação urbana corrente no município de Salvador. O núcleo primitivo da cidade de Salvador foi constituído à vista da Baía de Todos-os-Santos (BTS) e acima da falha geológica que divide o município em Cidade Alta e Cidade Baixa. Esse espaço e respectivas adjacências formaram o principal núcleo urbano da cidade até a segunda metade do século XX, quando foi iniciada a inversão do eixo social, econômico e político para à Orla Atlântica, mais precisamente para a região do Iguatemi. Esse período coincidiu com a fase de explosão demográfica e periferização sócio-espacial na cidade que forçava as famílias das menores faixas de renda e predominantemente negras a se localizarem na periferia da cidade. Na contemporaneidade, as duais regiões centrais concentram a atividade econômica de Salvador, de forma que o acesso físico às oportunidades de emprego é desigual para diferentes grupos populacionais da cidade. A literatura teórica em economia aponta que a distância até os centros de emprego é um importante aspecto espacial que influencia a intensidade de uso do espaço pelos indivíduos. Assim, o objeto de pesquisa será situado no contexto da Economia Urbana e da Economia da Acessibilidade Urbana em termos de fundamentos teóricos e de trabalhos empíricos que testam esses fundamentos teóricos, e que também permitem a modelagem do problema apresentado. Desse modo, será definida uma metodologia e cálculo de um indicador de acessibilidade, bem como outra metodologia microeconométrica e banco de dados para isolar o efeito causal da variação da acessibilidade sobre a variação na densidade populacional da cidade de Salvador, através da utilização de variáveis de controle e de uma variável instrumental hidrográfica. Um banco de dados por subáreas de tráfego foi construído, fornecendo controles para componentes históricos, geográficos e de localização. Os resultados mostraram que os fatores de acesso às oportunidades de emprego tiveram efeito positivo e estatisticamente significante sobre a densidade populacional. Isto vale para negros e brancos, independentemente da tecnologia de transporte utilizada, carro ou ônibus.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-17T12:22:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-17T12:22:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22004
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22004/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_daniel_carvalho.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22004/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22004/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_daniel_carvalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b698f125c4dc249f55f7c221b81a4013
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
3731bf71ebb10911a253ccf4c845692e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502606453899264