Transporte e densidade populacional na área urbana de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daniel Silva Antunes de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22004
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da acessibilidade ao emprego sobre o padrão de ocupação urbana corrente no município de Salvador. O núcleo primitivo da cidade de Salvador foi constituído à vista da Baía de Todos-os-Santos (BTS) e acima da falha geológica que divide o município em Cidade Alta e Cidade Baixa. Esse espaço e respectivas adjacências formaram o principal núcleo urbano da cidade até a segunda metade do século XX, quando foi iniciada a inversão do eixo social, econômico e político para à Orla Atlântica, mais precisamente para a região do Iguatemi. Esse período coincidiu com a fase de explosão demográfica e periferização sócio-espacial na cidade que forçava as famílias das menores faixas de renda e predominantemente negras a se localizarem na periferia da cidade. Na contemporaneidade, as duais regiões centrais concentram a atividade econômica de Salvador, de forma que o acesso físico às oportunidades de emprego é desigual para diferentes grupos populacionais da cidade. A literatura teórica em economia aponta que a distância até os centros de emprego é um importante aspecto espacial que influencia a intensidade de uso do espaço pelos indivíduos. Assim, o objeto de pesquisa será situado no contexto da Economia Urbana e da Economia da Acessibilidade Urbana em termos de fundamentos teóricos e de trabalhos empíricos que testam esses fundamentos teóricos, e que também permitem a modelagem do problema apresentado. Desse modo, será definida uma metodologia e cálculo de um indicador de acessibilidade, bem como outra metodologia microeconométrica e banco de dados para isolar o efeito causal da variação da acessibilidade sobre a variação na densidade populacional da cidade de Salvador, através da utilização de variáveis de controle e de uma variável instrumental hidrográfica. Um banco de dados por subáreas de tráfego foi construído, fornecendo controles para componentes históricos, geográficos e de localização. Os resultados mostraram que os fatores de acesso às oportunidades de emprego tiveram efeito positivo e estatisticamente significante sobre a densidade populacional. Isto vale para negros e brancos, independentemente da tecnologia de transporte utilizada, carro ou ônibus.
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Esse período coincidiu com a fase de explosão demográfica e periferização sócio-espacial na cidade que forçava as famílias das menores faixas de renda e predominantemente negras a se localizarem na periferia da cidade. Na contemporaneidade, as duais regiões centrais concentram a atividade econômica de Salvador, de forma que o acesso físico às oportunidades de emprego é desigual para diferentes grupos populacionais da cidade. A literatura teórica em economia aponta que a distância até os centros de emprego é um importante aspecto espacial que influencia a intensidade de uso do espaço pelos indivíduos. Assim, o objeto de pesquisa será situado no contexto da Economia Urbana e da Economia da Acessibilidade Urbana em termos de fundamentos teóricos e de trabalhos empíricos que testam esses fundamentos teóricos, e que também permitem a modelagem do problema apresentado. Desse modo, será definida uma metodologia e cálculo de um indicador de acessibilidade, bem como outra metodologia microeconométrica e banco de dados para isolar o efeito causal da variação da acessibilidade sobre a variação na densidade populacional da cidade de Salvador, através da utilização de variáveis de controle e de uma variável instrumental hidrográfica. Um banco de dados por subáreas de tráfego foi construído, fornecendo controles para componentes históricos, geográficos e de localização. Os resultados mostraram que os fatores de acesso às oportunidades de emprego tiveram efeito positivo e estatisticamente significante sobre a densidade populacional. Isto vale para negros e brancos, independentemente da tecnologia de transporte utilizada, carro ou ônibus.The objective of this study is to analyze the effect of the accessibility to employment on the pattern of current urban occupation in the city of Salvador. The primitive nucleus of the city of Salvador was constituted in view of the Baía de Todos-os-Santos (BTS) and above the geological fault that divides the municipality into Cidade Alta and Cidade Baixa. This space and its surroundings formed the main urban center of the city until the second half of the twentieth century, when the inversion of the social, economic and political axis was started for the Orla Atlântica, more precisely for the Iguatemi region. This period coincided with the demographic explosion and socio-spatial peripheralization in the city, which forced the families of the lowest income brackets and predominantly black to be located on the periphery of the city. At the present time, the two central regions concentrate the economic activity of Salvador, so that physical access to employment opportunities is unequal for different population groups in the city. The theoretical literature on economics points out that the distance to the employment centers is an important spatial aspect that influences the intensity of space use by individuals. Thus, the research object will be placed in the context of Urban Economics and the Urban Accessibility Economics in terms of theoretical foundations and empirical works that test these theoretical foundations, and also allow the modeling of the presented problem. In this way, a methodology and calculation of an accessibility indicator will be defined, as well as another microeconometric methodology and database to isolate the causal effect of the variation of accessibility on the variation in population density of the city of Salvador, through the use of control variables and an instrumental hydrographic variable. A database by traffic subareas was built, providing controls for historical, geographical and location components. The results showed that the factors of access to employment opportunities had a positive and statistically significant effect on the population density. This applies to blacks and whites, regardless of the technology used, car or bus.Submitted by Daniel Carvalho (dan1elsilva@hotmail.com) on 2017-04-12T19:19:21Z No. of bitstreams: 1 dissertação_daniel_carvalho.pdf: 3688449 bytes, checksum: b698f125c4dc249f55f7c221b81a4013 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-04-17T12:22:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_daniel_carvalho.pdf: 3688449 bytes, checksum: b698f125c4dc249f55f7c221b81a4013 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-17T12:22:08Z (GMT). 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