Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Ana Azevedo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27304
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o processo criativo de Outros Olhares, espetáculo de dança resultado da disciplina Prática de Montagem II, encenado pelos alunos (intérpretes-criadores) do último módulo do Curso Técnico em Dança, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, no ano de 2005. Investiga-se a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso - importante centro comercial e cultural da cidade de Belém do Pará - na linguagem da dança contemporânea. A pesquisa apresenta-se como uma aplicação, na dança, do conceito de conversão semiótica, no sentido elaborado por Loureiro. Ressalta-se a importância do diálogo com os estudos da cultura amazônica e com as estratégias da dança contemporânea no processo de criação. Destaca-se a colaboração como prática metodológica, em decorrência do compartilhamento de ideias entre os envolvidos na montagem cênica. Fundamenta-se nos estudos da Etnocenologia, apoiando-se nos conceitos de cotidiano e de espetacularidade, segundo Bião. Utiliza-se como suporte teórico-metodológico a crítica genética, conforme Salles, que busca entender o percurso criador da obra de arte. O estudo confirma a hipótese de que esse espetáculo, sob o ponto de vista da estética de sua criação coreográfica, foi concebido a partir do pensamento que rege o conceito da conversão semiótica. Emprega-se a etnopesquisa em uma abordagem descritiva-analítica, demonstrando o estudo pormenorizado da criação, da montagem e dos elementos espetaculares na cena da dança. Como técnica de coleta de dados utiliza-se a entrevista semiestruturada com nove intérpretes-criadores e com uma das professoras-coreógrafas, além de entrevistas de livre narrativa com dois feirantes do Ver-o-Peso. As conversas informais e as observações dos gestos cotidianos como o dos carregadores, dos vendedores de peixe e de outros feirantes, foram elementos essenciais para análise corporal reconhecida pela transfiguração do movimento na cena coreográfica. Incluíram-se os cheiros, a visualidade, a sonoridade, os sabores e as texturas da feira, observados durante a pesquisa de campo pelo grupo participante do espetáculo. Como resultado, demonstra-se o cotidiano da feira do Ver-o-Peso convertido nas cenas de Outros Olhares.
id UFBA-2_bd487f02cfb00623fd079305f8768dc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27304
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Oliveira, Maria Ana Azevedo deLoureiro, João de Jesus PaesLoureiro, João de Jesus PaesLobato, Lucia FernandesSilva, Eliana RodriguesBrigida, Miguel SantaSapucahy, Ana Flávia Mendes2018-09-11T13:19:46Z2018-09-11T13:19:46Z2018-09-112012-08-10http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27304Esta tese tem como objeto de estudo o processo criativo de Outros Olhares, espetáculo de dança resultado da disciplina Prática de Montagem II, encenado pelos alunos (intérpretes-criadores) do último módulo do Curso Técnico em Dança, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, no ano de 2005. Investiga-se a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso - importante centro comercial e cultural da cidade de Belém do Pará - na linguagem da dança contemporânea. A pesquisa apresenta-se como uma aplicação, na dança, do conceito de conversão semiótica, no sentido elaborado por Loureiro. Ressalta-se a importância do diálogo com os estudos da cultura amazônica e com as estratégias da dança contemporânea no processo de criação. Destaca-se a colaboração como prática metodológica, em decorrência do compartilhamento de ideias entre os envolvidos na montagem cênica. Fundamenta-se nos estudos da Etnocenologia, apoiando-se nos conceitos de cotidiano e de espetacularidade, segundo Bião. Utiliza-se como suporte teórico-metodológico a crítica genética, conforme Salles, que busca entender o percurso criador da obra de arte. O estudo confirma a hipótese de que esse espetáculo, sob o ponto de vista da estética de sua criação coreográfica, foi concebido a partir do pensamento que rege o conceito da conversão semiótica. Emprega-se a etnopesquisa em uma abordagem descritiva-analítica, demonstrando o estudo pormenorizado da criação, da montagem e dos elementos espetaculares na cena da dança. Como técnica de coleta de dados utiliza-se a entrevista semiestruturada com nove intérpretes-criadores e com uma das professoras-coreógrafas, além de entrevistas de livre narrativa com dois feirantes do Ver-o-Peso. As conversas informais e as observações dos gestos cotidianos como o dos carregadores, dos vendedores de peixe e de outros feirantes, foram elementos essenciais para análise corporal reconhecida pela transfiguração do movimento na cena coreográfica. Incluíram-se os cheiros, a visualidade, a sonoridade, os sabores e as texturas da feira, observados durante a pesquisa de campo pelo grupo participante do espetáculo. Como resultado, demonstra-se o cotidiano da feira do Ver-o-Peso convertido nas cenas de Outros Olhares.This thesis has as object of study the creative process of Outros Olhares, a dance spectacle that resulted of the discipline montage practice II, played by the students (creators-interprets) of the last module of the Technical Course in Dance, from the Theather and Dance School of Pará’s Federal University, 2005. It investigates the transfiguration of the everyday of the Ver-o-Peso’s fair – an important commercial and cultural center in Belém do Pará city – on the contemporaneous dance’s language. The research shows itself as an application, on the dance, of the semiotic conversion, elaborated by Loureiro. It emphasizes the importance of the dialog with the amazonical culture’s studies and with the strategies of the contemporaneous dance on the creative process. It emphasizes the collaboration as methodological practice, due the sharing of ideas among the engaged ones at the scenic montage. It’s based at the studies of the Ethnoscenology, supporting itself on concepts of everyday and spectacularity, according to Bião. It uses as theoric and methodologic support the genetic critics, according to Salles, who tries to explain the creative way of the artwork. The study confirmate the hypothesis that this spectacle, by the aesthetic point of view of its choreographic creation, concepted by the thoughts that explains the concepts of the semiotic conversion. The ethnoresearch is used in an analytic and descriptive comprehension, demonstrating the detailed studies of the creation, the montage and the spectacular elements at the dance’s scene. As a data collection technique, it uses the semistructured interview with nine creators-interprets and one of the choreographer-teacher, along with free-narrative interviews with two marketers of Ver-o-Peso. The informal chats and the observation of the daily movements, like the charge carriers’, the fish’s salesmen and other marketers, that were essential elements for the body analysis, recognized by its movement transfiguration at the choreografic scene. It includes the smells, the visuality, the sonority, the flavors and the textures of the fair, observed during the field research by the spectacle participating party. As a result, the everyday of the Ver-o-Peso fair is demonstrated converted in the scenes of Outros Olhares.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-10T20:55:45Z No. of bitstreams: 1 TESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdf: 7371688 bytes, checksum: 0ea99058414127793135c7abeec6f1de (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:19:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdf: 7371688 bytes, checksum: 0ea99058414127793135c7abeec6f1de (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:19:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdf: 7371688 bytes, checksum: 0ea99058414127793135c7abeec6f1de (MD5)Lingüística, Letras e ArtesDança contemporâneaDança-conversão semióticaVer-o-Peso-centro comercialProcesso CriativoProcesso Colaborativo na DançaCreative ProcessVer-o-Peso FairSemiotic ConversionContemporaneous DanceColaborative Process in DanceVer-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olharesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdfTESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdfapplication/pdf7371688https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27304/1/TESE%20-%20Maria%20Ana%20A.%20de%20Oliveira.pdf0ea99058414127793135c7abeec6f1deMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27304/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdf.txtTESE - Maria Ana A. de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain542735https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27304/3/TESE%20-%20Maria%20Ana%20A.%20de%20Oliveira.pdf.txt36073d9a0b26fe16d367ca066bbe9e5fMD53ri/273042022-03-10 14:09:29.778oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:09:29Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
title Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
spellingShingle Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
Oliveira, Maria Ana Azevedo de
Lingüística, Letras e Artes
Dança contemporânea
Dança-conversão semiótica
Ver-o-Peso-centro comercial
Processo Criativo
Processo Colaborativo na Dança
Creative Process
Ver-o-Peso Fair
Semiotic Conversion
Contemporaneous Dance
Colaborative Process in Dance
title_short Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
title_full Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
title_fullStr Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
title_full_unstemmed Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
title_sort Ver-a-Dança: a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso no processo de criação do espetáculo Outros Olhares
author Oliveira, Maria Ana Azevedo de
author_facet Oliveira, Maria Ana Azevedo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Ana Azevedo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loureiro, João de Jesus Paes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Loureiro, João de Jesus Paes
Lobato, Lucia Fernandes
Silva, Eliana Rodrigues
Brigida, Miguel Santa
Sapucahy, Ana Flávia Mendes
contributor_str_mv Loureiro, João de Jesus Paes
Loureiro, João de Jesus Paes
Lobato, Lucia Fernandes
Silva, Eliana Rodrigues
Brigida, Miguel Santa
Sapucahy, Ana Flávia Mendes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Dança contemporânea
Dança-conversão semiótica
Ver-o-Peso-centro comercial
Processo Criativo
Processo Colaborativo na Dança
Creative Process
Ver-o-Peso Fair
Semiotic Conversion
Contemporaneous Dance
Colaborative Process in Dance
dc.subject.por.fl_str_mv Dança contemporânea
Dança-conversão semiótica
Ver-o-Peso-centro comercial
Processo Criativo
Processo Colaborativo na Dança
Creative Process
Ver-o-Peso Fair
Semiotic Conversion
Contemporaneous Dance
Colaborative Process in Dance
description Esta tese tem como objeto de estudo o processo criativo de Outros Olhares, espetáculo de dança resultado da disciplina Prática de Montagem II, encenado pelos alunos (intérpretes-criadores) do último módulo do Curso Técnico em Dança, da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, no ano de 2005. Investiga-se a transfiguração do cotidiano da feira do Ver-o-Peso - importante centro comercial e cultural da cidade de Belém do Pará - na linguagem da dança contemporânea. A pesquisa apresenta-se como uma aplicação, na dança, do conceito de conversão semiótica, no sentido elaborado por Loureiro. Ressalta-se a importância do diálogo com os estudos da cultura amazônica e com as estratégias da dança contemporânea no processo de criação. Destaca-se a colaboração como prática metodológica, em decorrência do compartilhamento de ideias entre os envolvidos na montagem cênica. Fundamenta-se nos estudos da Etnocenologia, apoiando-se nos conceitos de cotidiano e de espetacularidade, segundo Bião. Utiliza-se como suporte teórico-metodológico a crítica genética, conforme Salles, que busca entender o percurso criador da obra de arte. O estudo confirma a hipótese de que esse espetáculo, sob o ponto de vista da estética de sua criação coreográfica, foi concebido a partir do pensamento que rege o conceito da conversão semiótica. Emprega-se a etnopesquisa em uma abordagem descritiva-analítica, demonstrando o estudo pormenorizado da criação, da montagem e dos elementos espetaculares na cena da dança. Como técnica de coleta de dados utiliza-se a entrevista semiestruturada com nove intérpretes-criadores e com uma das professoras-coreógrafas, além de entrevistas de livre narrativa com dois feirantes do Ver-o-Peso. As conversas informais e as observações dos gestos cotidianos como o dos carregadores, dos vendedores de peixe e de outros feirantes, foram elementos essenciais para análise corporal reconhecida pela transfiguração do movimento na cena coreográfica. Incluíram-se os cheiros, a visualidade, a sonoridade, os sabores e as texturas da feira, observados durante a pesquisa de campo pelo grupo participante do espetáculo. Como resultado, demonstra-se o cotidiano da feira do Ver-o-Peso convertido nas cenas de Outros Olhares.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T13:19:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T13:19:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27304
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27304/1/TESE%20-%20Maria%20Ana%20A.%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27304/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27304/3/TESE%20-%20Maria%20Ana%20A.%20de%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ea99058414127793135c7abeec6f1de
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
36073d9a0b26fe16d367ca066bbe9e5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459573328084992