Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Gustavo da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quintella, Rogério Hermida, Melo, Daniel Reis Armond de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26963
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfica demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identificou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina "Jogos de Empresas" (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
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Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-08-07T20:26:34Z No. of bitstreams: 1 Jogos de empresas como componente curricular análise de sua aplicação por meio de planos de ensino.pdf: 98209 bytes, checksum: 2dbf58648d218ba0e71dfb97d86a4352 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-08-15T20:48:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Jogos de empresas como componente curricular análise de sua aplicação por meio de planos de ensino.pdf: 98209 bytes, checksum: 2dbf58648d218ba0e71dfb97d86a4352 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-15T20:48:44Z (GMT). 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