A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Priscila Juliana da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães, Orliney Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
DOI: 10.18764/2178-2229.v28n3p167-197
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11350
Resumo: Este artigo tem como tema de investigação a Prática como Componente Curricular (PCC) na produção acadêmica do período de 2002 a 2018. Dessa forma, propõem-se como objetivo analisar aspectos qualitativos e quantitativos da produção acadêmica sobre a PCC a partir de resumos de 129 trabalhos levantados e disponíveis em três bases de dados: Banco de Dissertações e Teses da Capes, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. A análise priorizou a identificação das áreas das licenciaturas foco de cada estudo, o ano de sua defesa e /ou publicação, o programa e universidade em que foram realizados, as revistas e eventos de publicação, os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada e os principais resultados. A partir dessa análise destaca-se a ausência de estudos sobre a PCC nas licenciaturas em Ciências, Filosofia, Física, História, Letras e Pedagogia, bem como poucos estudos com enfoque metodológico etnográfico e/ou de observação participante. Por sua vez, a análise dos principais resultados das pesquisas ressaltou duas lacunas nos estudos sobre a PCC que podem ser pesquisadas de forma separada ou em articulação: as condições de trabalho e carreira dos professores formadores e as trajetórias de vida de formação e de experiência na Educação Básica desses professores. Identificou-se também a ausência de estudas da PCC em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).THE PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN THE TEACHING FORMATION: an analysis of the academic production of 2002 to 2018 in BrazilAbstractThis article has as a research theme the Practice as a Curricular Component (PCC) in academic production from the period 2002 to 2018 in Brazil. Thus, the objective of this study is to analyze qualitative and quantitative aspects of academic production on PCC from abstracts of 129 works collected and available in three databases: Bank of Dissertations and Theses of Capes, Portal of Periodical Capes and Google Academic. The analysis prioritized the identification of the areas of undergraduate studies that focus on each study, the year of its defense and/or publication, the program and university in which they were carried out, the journals and publication events, the research objectives, the methodology used and the main results. From this analysis we can highlight the absence of studies on the PCC in the teaching formation in Sciences, Philosophy, Physics, History, Literature and Pedagogy, as well as few studies with an ethnographic methodological approach and/or participant observation. In turn, the analysis of the main research results highlighted two shortcomings in the PCC studies that can be researched separately or in articulation: the working and career conditions of the teaching formation and the life trajectories of formation and experience in the Basic Education of these teachers. We also identified the absence of PCC studies in Distance Education (e-learning) courses.Key-words: Teaching Formation; Practice as a Curricular Component; Academic Production.LA PRÁCTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EN LICENCIAS: un análisis de la producción académica de 2002 a 2018 en Brasil ResumenEste artículo tiene como tema de investigación la Práctica como Componente Curricular (PCC) en la producción académica de 2002 a 2018. Así, el objetivo es analizar aspectos cualitativos y cuantitativos de la producción académica en el PCC a partir de resúmenes de 129 artículos reunidos y disponibles en tres bases de datos: Capes Dissertations and Theses Bank, Capes Journal Portal y Google Scholar. El análisis priorizó la identificación de las áreas de las carreras de grado que son el foco de cada estudio, el año de su defensa y / o publicación, el programa y universidad en la que se realizó, las revistas y eventos de publicación, los objetivos de investigación, la metodología utilizada y la resultados principales. De este análisis se destaca la ausencia de estudios sobre el PCC en las licenciaturas en Ciencias, Filosofía, Física, Historia, Letras y Pedagogía, así como escasos estudios con enfoque etnográfico y / o metodológico de observación participante. A su vez, el análisis de los principales resultados de la investigación destacó dos vacíos en los estudios sobre el PCC que pueden ser investigados por separado o en forma articulada: las condiciones laborales y de carrera de los formadores de docentes y las trayectorias de vida de formación y experiencia en Educación básica de estos profesores. También se identificó la ausencia de estudios por parte del PCC en cursos de la modalidad Educación a Distancia (EAD).Palavras claves: Formación del profesorado; Práctica como componente curricular; Producción académica.
id UFMA-5_8dac2f18c43221018462151651028ef3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11350
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
spelling A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no BrasilFormação de ProfessoresPrática como Componente CurricularProdução Acadêmica.Prática como Componente CurricularEste artigo tem como tema de investigação a Prática como Componente Curricular (PCC) na produção acadêmica do período de 2002 a 2018. Dessa forma, propõem-se como objetivo analisar aspectos qualitativos e quantitativos da produção acadêmica sobre a PCC a partir de resumos de 129 trabalhos levantados e disponíveis em três bases de dados: Banco de Dissertações e Teses da Capes, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. A análise priorizou a identificação das áreas das licenciaturas foco de cada estudo, o ano de sua defesa e /ou publicação, o programa e universidade em que foram realizados, as revistas e eventos de publicação, os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada e os principais resultados. A partir dessa análise destaca-se a ausência de estudos sobre a PCC nas licenciaturas em Ciências, Filosofia, Física, História, Letras e Pedagogia, bem como poucos estudos com enfoque metodológico etnográfico e/ou de observação participante. Por sua vez, a análise dos principais resultados das pesquisas ressaltou duas lacunas nos estudos sobre a PCC que podem ser pesquisadas de forma separada ou em articulação: as condições de trabalho e carreira dos professores formadores e as trajetórias de vida de formação e de experiência na Educação Básica desses professores. Identificou-se também a ausência de estudas da PCC em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).THE PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN THE TEACHING FORMATION: an analysis of the academic production of 2002 to 2018 in BrazilAbstractThis article has as a research theme the Practice as a Curricular Component (PCC) in academic production from the period 2002 to 2018 in Brazil. Thus, the objective of this study is to analyze qualitative and quantitative aspects of academic production on PCC from abstracts of 129 works collected and available in three databases: Bank of Dissertations and Theses of Capes, Portal of Periodical Capes and Google Academic. The analysis prioritized the identification of the areas of undergraduate studies that focus on each study, the year of its defense and/or publication, the program and university in which they were carried out, the journals and publication events, the research objectives, the methodology used and the main results. From this analysis we can highlight the absence of studies on the PCC in the teaching formation in Sciences, Philosophy, Physics, History, Literature and Pedagogy, as well as few studies with an ethnographic methodological approach and/or participant observation. In turn, the analysis of the main research results highlighted two shortcomings in the PCC studies that can be researched separately or in articulation: the working and career conditions of the teaching formation and the life trajectories of formation and experience in the Basic Education of these teachers. We also identified the absence of PCC studies in Distance Education (e-learning) courses.Key-words: Teaching Formation; Practice as a Curricular Component; Academic Production.LA PRÁCTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EN LICENCIAS: un análisis de la producción académica de 2002 a 2018 en Brasil ResumenEste artículo tiene como tema de investigación la Práctica como Componente Curricular (PCC) en la producción académica de 2002 a 2018. Así, el objetivo es analizar aspectos cualitativos y cuantitativos de la producción académica en el PCC a partir de resúmenes de 129 artículos reunidos y disponibles en tres bases de datos: Capes Dissertations and Theses Bank, Capes Journal Portal y Google Scholar. El análisis priorizó la identificación de las áreas de las carreras de grado que son el foco de cada estudio, el año de su defensa y / o publicación, el programa y universidad en la que se realizó, las revistas y eventos de publicación, los objetivos de investigación, la metodología utilizada y la resultados principales. De este análisis se destaca la ausencia de estudios sobre el PCC en las licenciaturas en Ciencias, Filosofía, Física, Historia, Letras y Pedagogía, así como escasos estudios con enfoque etnográfico y / o metodológico de observación participante. A su vez, el análisis de los principales resultados de la investigación destacó dos vacíos en los estudios sobre el PCC que pueden ser investigados por separado o en forma articulada: las condiciones laborales y de carrera de los formadores de docentes y las trayectorias de vida de formación y experiencia en Educación básica de estos profesores. También se identificó la ausencia de estudios por parte del PCC en cursos de la modalidad Educación a Distancia (EAD).Palavras claves: Formación del profesorado; Práctica como componente curricular; Producción académica.Universidade Federal do Maranhão2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica; Estado da Arte;application/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1135010.18764/2178-2229.v28n3p167-197Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 167-1972178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11350/8553Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Priscila Juliana daGuimarães, Orliney Maciel2021-12-07T00:28:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11350Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:04.227225Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
title A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
spellingShingle A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
Silva, Priscila Juliana da
Formação de Professores
Prática como Componente Curricular
Produção Acadêmica.
Prática como Componente Curricular
Silva, Priscila Juliana da
Formação de Professores
Prática como Componente Curricular
Produção Acadêmica.
Prática como Componente Curricular
title_short A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
title_full A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
title_fullStr A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
title_full_unstemmed A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
title_sort A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS: uma análise da produção acadêmica de 2002 a 2018 no Brasil
author Silva, Priscila Juliana da
author_facet Silva, Priscila Juliana da
Silva, Priscila Juliana da
Guimarães, Orliney Maciel
Guimarães, Orliney Maciel
author_role author
author2 Guimarães, Orliney Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Priscila Juliana da
Guimarães, Orliney Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Prática como Componente Curricular
Produção Acadêmica.
Prática como Componente Curricular
topic Formação de Professores
Prática como Componente Curricular
Produção Acadêmica.
Prática como Componente Curricular
description Este artigo tem como tema de investigação a Prática como Componente Curricular (PCC) na produção acadêmica do período de 2002 a 2018. Dessa forma, propõem-se como objetivo analisar aspectos qualitativos e quantitativos da produção acadêmica sobre a PCC a partir de resumos de 129 trabalhos levantados e disponíveis em três bases de dados: Banco de Dissertações e Teses da Capes, Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico. A análise priorizou a identificação das áreas das licenciaturas foco de cada estudo, o ano de sua defesa e /ou publicação, o programa e universidade em que foram realizados, as revistas e eventos de publicação, os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada e os principais resultados. A partir dessa análise destaca-se a ausência de estudos sobre a PCC nas licenciaturas em Ciências, Filosofia, Física, História, Letras e Pedagogia, bem como poucos estudos com enfoque metodológico etnográfico e/ou de observação participante. Por sua vez, a análise dos principais resultados das pesquisas ressaltou duas lacunas nos estudos sobre a PCC que podem ser pesquisadas de forma separada ou em articulação: as condições de trabalho e carreira dos professores formadores e as trajetórias de vida de formação e de experiência na Educação Básica desses professores. Identificou-se também a ausência de estudas da PCC em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).THE PRACTICE AS A CURRICULAR COMPONENT IN THE TEACHING FORMATION: an analysis of the academic production of 2002 to 2018 in BrazilAbstractThis article has as a research theme the Practice as a Curricular Component (PCC) in academic production from the period 2002 to 2018 in Brazil. Thus, the objective of this study is to analyze qualitative and quantitative aspects of academic production on PCC from abstracts of 129 works collected and available in three databases: Bank of Dissertations and Theses of Capes, Portal of Periodical Capes and Google Academic. The analysis prioritized the identification of the areas of undergraduate studies that focus on each study, the year of its defense and/or publication, the program and university in which they were carried out, the journals and publication events, the research objectives, the methodology used and the main results. From this analysis we can highlight the absence of studies on the PCC in the teaching formation in Sciences, Philosophy, Physics, History, Literature and Pedagogy, as well as few studies with an ethnographic methodological approach and/or participant observation. In turn, the analysis of the main research results highlighted two shortcomings in the PCC studies that can be researched separately or in articulation: the working and career conditions of the teaching formation and the life trajectories of formation and experience in the Basic Education of these teachers. We also identified the absence of PCC studies in Distance Education (e-learning) courses.Key-words: Teaching Formation; Practice as a Curricular Component; Academic Production.LA PRÁCTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EN LICENCIAS: un análisis de la producción académica de 2002 a 2018 en Brasil ResumenEste artículo tiene como tema de investigación la Práctica como Componente Curricular (PCC) en la producción académica de 2002 a 2018. Así, el objetivo es analizar aspectos cualitativos y cuantitativos de la producción académica en el PCC a partir de resúmenes de 129 artículos reunidos y disponibles en tres bases de datos: Capes Dissertations and Theses Bank, Capes Journal Portal y Google Scholar. El análisis priorizó la identificación de las áreas de las carreras de grado que son el foco de cada estudio, el año de su defensa y / o publicación, el programa y universidad en la que se realizó, las revistas y eventos de publicación, los objetivos de investigación, la metodología utilizada y la resultados principales. De este análisis se destaca la ausencia de estudios sobre el PCC en las licenciaturas en Ciencias, Filosofía, Física, Historia, Letras y Pedagogía, así como escasos estudios con enfoque etnográfico y / o metodológico de observación participante. A su vez, el análisis de los principales resultados de la investigación destacó dos vacíos en los estudios sobre el PCC que pueden ser investigados por separado o en forma articulada: las condiciones laborales y de carrera de los formadores de docentes y las trayectorias de vida de formación y experiencia en Educación básica de estos profesores. También se identificó la ausencia de estudios por parte del PCC en cursos de la modalidad Educación a Distancia (EAD).Palavras claves: Formación del profesorado; Práctica como componente curricular; Producción académica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica; Estado da Arte;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11350
10.18764/2178-2229.v28n3p167-197
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11350
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n3p167-197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11350/8553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 3, jul./set. 2020; 167-197
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1822181550297448448
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n3p167-197