Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119 |
Resumo: | Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação. |
id |
UFBA-2_c1fa1f4187a99989b3c83f0277cd3fb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27119 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Moura, Lino Daniel EvangelistaMoura, Lino Daniel EvangelistaSilva, Eliana RodriguesSilva, Eliana RodriguesAmoroso, Daniela MariaSetenta, Jussara Sobreira2018-08-28T13:35:32Z2018-08-28T13:35:32Z2018-08-282013-03-18http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação.This study analyzes the transculturation process between Northeastern culture and Flamenco Dance; the object of observation is the piece Entre Carmens e Severinas, through its course, from 2009 to 2012 in Salvador, Bahia. This analysis is grounded on: the concept of transculturation developed by Fernando Ortiz and Angel Rama; cultural studies by authors such as Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha and Clifford Geertz; political issues concerning Northeastern culture and Flamenco Dance, presented by Durval Muniz de Albuquerque Junior and William Washabaugh, respectively. From the interlocutions among these theoretical contributions, the way of looking at the piece is grounded on the principles of process critical review introduced by Cecília Salles, and the aim is to evidence how the choices made in the composition of Entre Carmens e Severinas present a transculturated product in its staging.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-28T13:21:58Z No. of bitstreams: 1 DANIEL Dissertação Completa.pdf: 32893556 bytes, checksum: 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-28T13:35:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANIEL Dissertação Completa.pdf: 32893556 bytes, checksum: 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T13:35:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIEL Dissertação Completa.pdf: 32893556 bytes, checksum: 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesArtes cênicas - Estudos interculturaisFlamenco (Dança)Brasil, Nordeste - CulturaFusão culturalTransculturaçãoFlamencoTransculturationDancePerforming ArtsEntre Carmens e Severinas: o flamenco transculturadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDANIEL Dissertação Completa.pdfDANIEL Dissertação Completa.pdfapplication/pdf32893556https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/1/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDANIEL Dissertação Completa.pdf.txtDANIEL Dissertação Completa.pdf.txtExtracted texttext/plain218197https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/3/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf.txt4a0fb4e7c1c95ea54362649855ced307MD53ri/271192022-07-05 14:04:15.932oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
title |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
spellingShingle |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado Moura, Lino Daniel Evangelista Lingüística, Letras e Artes Artes cênicas - Estudos interculturais Flamenco (Dança) Brasil, Nordeste - Cultura Fusão cultural Transculturação Flamenco Transculturation Dance Performing Arts |
title_short |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
title_full |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
title_fullStr |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
title_full_unstemmed |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
title_sort |
Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado |
author |
Moura, Lino Daniel Evangelista |
author_facet |
Moura, Lino Daniel Evangelista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Lino Daniel Evangelista Moura, Lino Daniel Evangelista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Eliana Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Eliana Rodrigues Amoroso, Daniela Maria Setenta, Jussara Sobreira |
contributor_str_mv |
Silva, Eliana Rodrigues Silva, Eliana Rodrigues Amoroso, Daniela Maria Setenta, Jussara Sobreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Artes cênicas - Estudos interculturais Flamenco (Dança) Brasil, Nordeste - Cultura Fusão cultural Transculturação Flamenco Transculturation Dance Performing Arts |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes cênicas - Estudos interculturais Flamenco (Dança) Brasil, Nordeste - Cultura Fusão cultural Transculturação Flamenco Transculturation Dance Performing Arts |
description |
Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-28T13:35:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-28T13:35:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/1/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/3/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 4a0fb4e7c1c95ea54362649855ced307 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459571863224320 |