Um estudo sobre a aceitação da tecnologia do Banco Digital por clientes potenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lis Helena de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32143
Resumo: Diante das novas tecnologias digitais presentes no cotidiano das pessoas e incorporadas no setor ancário brasileiro, o trabalho teve como objetivo estudar os fatores que influenciam a intenção de uso dos Bancos Digitais pelos potenciais consumidores no Brasil, selecionando os constructos percepção da Facilidade de Uso, percepção de Utilidade, percepção de Satisfação, percepção de Segurança e Privacidade, Idade e Renda. O referencial teórico fundamenta-se no Modelo de Aceitação da Tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM), que mede a intenção de uso, além da adição de variáveis relevantes presentes na literatura. Através de uma abordagem descritiva e quantitativa, os dados foram coletados a partir de um questionário, em uma amostra de 113 potenciais usuários. A análise dos dados foi feita através de estatística descritiva e regressão linear multivariada. Os resultados indicaram que a percepção de Utilidade, a percepção de Satisfação, percepção de Segurança e Privacidade e a Renda afetam positivamente a intenção de uso do Banco Digital e são os fatores mais significativos, para a amostra estudada. Além da contribuição acadêmica para os estudos sobre aceitação de tecnologias bancárias, as conclusões contribuem do ponto de vista gerencial para que os Bancos Digitais construam estratégias que agreguem valor a percepção desses fatores pelos consumidores.
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A análise dos dados foi feita através de estatística descritiva e regressão linear multivariada. Os resultados indicaram que a percepção de Utilidade, a percepção de Satisfação, percepção de Segurança e Privacidade e a Renda afetam positivamente a intenção de uso do Banco Digital e são os fatores mais significativos, para a amostra estudada. 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