Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33023
Resumo: Objetivo: o objetivo principal é identificar entre os fatores, facilidade de uso, utilidade, satisfação, segurança e privacidade e influência social, quais têm relação com a aceitação da tecnologia dos bancos digitais por consumidores bancários pertencentes às Gerações X, Y e Z. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, em formato eletrônico, mediante compartilhamento de link do questionário Survey, principalmente em redes sociais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada com descritiva. Após depuração, foram considerados 312 respondentes válidos para o atingimento do objetivo do estudo. A análise estatística foi realizada com a utilização do software estatístico Smart PLS versão 3.3.9. Com base nos testes de hipóteses, um modelo estrutural foi elaborado por meio do software citado, através da Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Resultados: o estudo mostrou evidências de que a facilidade de uso percebida, a percepção de satisfação, a percepção de segurança e privacidade e a influência social impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores bancários brasileiros. A facilidade de uso percebida e a percepção de segurança e privacidade impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração X. A influência social impacta positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Y. A facilidade de uso percebida e a percepção de satisfação impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Z. Limitações: o questionário contou com respondentes de todas as regiões do país, apesar disso, ocorreu uma concentração de respondentes residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que pode denotar um viés, em função das diferenças culturais e econômicas entre as regiões do país. Uma amostra com maior equilíbrio entre respondentes poderia fornecer resultados mais abrangentes. Há também uma limitação quanto ao fato de se tratar de amostra não-probabilística, pois há uma impossibilidade de generalização de dados, em função da forma como os dados foram coletados. Aplicabilidade do trabalho: os resultados deste estudo trazem contribuições para a teoria, nos campos do economia comportamental e marketing de relacionamento. Este estudo pode contribuir para a visão estratégica e posicionamento dos bancos tradicionais, frente à recente ameaça e crescimento de fintechs e bancos digitais no mercado bancário brasileiro. Contribuições para a sociedade: os clientes podem ser beneficiados, pois os estudos sobre os fatores que influenciam na aceitação de tecnologias bancárias podem trazer insumos aos bancos, para que os mesmos possam fornecer melhores produtos e serviços.
id FGV_0b9bd32b57c0d7664b7f60d5db59dbba
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/33023
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Ribeiro, Luiz CarlosEscolas::EBAPESantos, Jefferson de BarrosSouza, Gustavo Botelho deFouad, Sami Hisham LealFouad, Sami Hisham Leal2022-12-27T15:19:04Z2022-12-27T15:19:04Z2022-08-262022-08-26https://hdl.handle.net/10438/33023Objetivo: o objetivo principal é identificar entre os fatores, facilidade de uso, utilidade, satisfação, segurança e privacidade e influência social, quais têm relação com a aceitação da tecnologia dos bancos digitais por consumidores bancários pertencentes às Gerações X, Y e Z. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, em formato eletrônico, mediante compartilhamento de link do questionário Survey, principalmente em redes sociais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada com descritiva. Após depuração, foram considerados 312 respondentes válidos para o atingimento do objetivo do estudo. A análise estatística foi realizada com a utilização do software estatístico Smart PLS versão 3.3.9. Com base nos testes de hipóteses, um modelo estrutural foi elaborado por meio do software citado, através da Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Resultados: o estudo mostrou evidências de que a facilidade de uso percebida, a percepção de satisfação, a percepção de segurança e privacidade e a influência social impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores bancários brasileiros. A facilidade de uso percebida e a percepção de segurança e privacidade impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração X. A influência social impacta positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Y. A facilidade de uso percebida e a percepção de satisfação impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Z. Limitações: o questionário contou com respondentes de todas as regiões do país, apesar disso, ocorreu uma concentração de respondentes residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que pode denotar um viés, em função das diferenças culturais e econômicas entre as regiões do país. Uma amostra com maior equilíbrio entre respondentes poderia fornecer resultados mais abrangentes. Há também uma limitação quanto ao fato de se tratar de amostra não-probabilística, pois há uma impossibilidade de generalização de dados, em função da forma como os dados foram coletados. Aplicabilidade do trabalho: os resultados deste estudo trazem contribuições para a teoria, nos campos do economia comportamental e marketing de relacionamento. Este estudo pode contribuir para a visão estratégica e posicionamento dos bancos tradicionais, frente à recente ameaça e crescimento de fintechs e bancos digitais no mercado bancário brasileiro. Contribuições para a sociedade: os clientes podem ser beneficiados, pois os estudos sobre os fatores que influenciam na aceitação de tecnologias bancárias podem trazer insumos aos bancos, para que os mesmos possam fornecer melhores produtos e serviços.porGeraçõesBancos DigitaisAceitação de tecnologiaSetor bancárioBancos - Inovações tecnológicasGeração X - Inovações tecnológicasGeração Y - Inovações tecnológicasGeração Z - Inovações tecnológicasAceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALversão final.pdfversão final.pdfPDFapplication/pdf3577430https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3d07a2f-bec1-4283-9a02-4b9dbb4603d7/downloadaf9b72adb3767e56583c5c138e3dad61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/757c4751-586c-423f-85d6-3c04663256a4/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTversão final.pdf.txtversão final.pdf.txtExtracted texttext/plain103192https://repositorio.fgv.br/bitstreams/982fa0e7-e3a3-456d-9e55-c50d7b44fad7/downloadcb8cac0026f89ee472c60ccacca7304cMD55THUMBNAILversão final.pdf.jpgversão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3007https://repositorio.fgv.br/bitstreams/40cc27b6-f2fc-4b70-8d9e-5048f9cb966e/download37a1128272a4489d249df1ea8b8c371eMD5610438/330232023-11-25 19:40:41.116open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/33023https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T19:40:41Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
title Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
spellingShingle Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
Ribeiro, Luiz Carlos
Gerações
Bancos Digitais
Aceitação de tecnologia
Setor bancário
Bancos - Inovações tecnológicas
Geração X - Inovações tecnológicas
Geração Y - Inovações tecnológicas
Geração Z - Inovações tecnológicas
title_short Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
title_full Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
title_fullStr Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
title_full_unstemmed Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
title_sort Aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros pertencentes as gerações X, Y e Z: aplicação de uma derivação do Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM)
author Ribeiro, Luiz Carlos
author_facet Ribeiro, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Santos, Jefferson de Barros
Souza, Gustavo Botelho de
Fouad, Sami Hisham Leal
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luiz Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fouad, Sami Hisham Leal
contributor_str_mv Fouad, Sami Hisham Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Gerações
Bancos Digitais
Aceitação de tecnologia
Setor bancário
topic Gerações
Bancos Digitais
Aceitação de tecnologia
Setor bancário
Bancos - Inovações tecnológicas
Geração X - Inovações tecnológicas
Geração Y - Inovações tecnológicas
Geração Z - Inovações tecnológicas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Bancos - Inovações tecnológicas
Geração X - Inovações tecnológicas
Geração Y - Inovações tecnológicas
Geração Z - Inovações tecnológicas
description Objetivo: o objetivo principal é identificar entre os fatores, facilidade de uso, utilidade, satisfação, segurança e privacidade e influência social, quais têm relação com a aceitação da tecnologia dos bancos digitais por consumidores bancários pertencentes às Gerações X, Y e Z. Metodologia: foi realizada uma pesquisa quantitativa, em formato eletrônico, mediante compartilhamento de link do questionário Survey, principalmente em redes sociais. Quanto aos fins, a pesquisa é classificada com descritiva. Após depuração, foram considerados 312 respondentes válidos para o atingimento do objetivo do estudo. A análise estatística foi realizada com a utilização do software estatístico Smart PLS versão 3.3.9. Com base nos testes de hipóteses, um modelo estrutural foi elaborado por meio do software citado, através da Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM). Resultados: o estudo mostrou evidências de que a facilidade de uso percebida, a percepção de satisfação, a percepção de segurança e privacidade e a influência social impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores bancários brasileiros. A facilidade de uso percebida e a percepção de segurança e privacidade impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração X. A influência social impacta positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Y. A facilidade de uso percebida e a percepção de satisfação impactam positivamente a aceitação do Banco Digital pelos consumidores brasileiros da Geração Z. Limitações: o questionário contou com respondentes de todas as regiões do país, apesar disso, ocorreu uma concentração de respondentes residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o que pode denotar um viés, em função das diferenças culturais e econômicas entre as regiões do país. Uma amostra com maior equilíbrio entre respondentes poderia fornecer resultados mais abrangentes. Há também uma limitação quanto ao fato de se tratar de amostra não-probabilística, pois há uma impossibilidade de generalização de dados, em função da forma como os dados foram coletados. Aplicabilidade do trabalho: os resultados deste estudo trazem contribuições para a teoria, nos campos do economia comportamental e marketing de relacionamento. Este estudo pode contribuir para a visão estratégica e posicionamento dos bancos tradicionais, frente à recente ameaça e crescimento de fintechs e bancos digitais no mercado bancário brasileiro. Contribuições para a sociedade: os clientes podem ser beneficiados, pois os estudos sobre os fatores que influenciam na aceitação de tecnologias bancárias podem trazer insumos aos bancos, para que os mesmos possam fornecer melhores produtos e serviços.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-27T15:19:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-27T15:19:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-26
2022-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/33023
url https://hdl.handle.net/10438/33023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/a3d07a2f-bec1-4283-9a02-4b9dbb4603d7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/757c4751-586c-423f-85d6-3c04663256a4/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/982fa0e7-e3a3-456d-9e55-c50d7b44fad7/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/40cc27b6-f2fc-4b70-8d9e-5048f9cb966e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv af9b72adb3767e56583c5c138e3dad61
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
cb8cac0026f89ee472c60ccacca7304c
37a1128272a4489d249df1ea8b8c371e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023908140646400