Inclusão escolar de estudante com necessidades educacionais especiais: o processo de interação social.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31633 |
Resumo: | A escola inclusiva aponta para um ensino que além de reforçar a interação e os procedimentos cooperativos, auxilia o ser humano a se ver e a se perceber como parte de um todo que independe de suas necessidades ou diferença. Sendo assim, buscou-se no presente estudo discutir o tema inclusão escolar, tendo como foco a identificação dos desafios e possibilidades experimentados no processo de interação social do estudante com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola. Para tanto, se investigou as estratégias desenvolvidas pelos educadores para ajudar no processo de interação social da criança com NEE com seus pares e demais atores do contexto escolar. Amparando-se nos pressupostos da concepção histórico-social de Vygotsky, discutiu-se a respeito do conceito de interação social e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, após breve relato sobre a história da Educação Especial, destacando os princípios norteadores do movimento de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de roteiro de entrevista semiestruturada e de roteiro de observação, tendo como participantes seis professores de uma escola pública da rede regular de ensino, no município de Salvador-BA. Foi possível observar que os professores relataram sentimentos de despreparo, insegurança e medo diante do desafio de ensinar uma criança NEE. A análise dos relatos permite concluir também que os docentes consideram relevante o suporte especializado e percebem a interação social como essencial para aprendizagem, pois destes momentos de interação entre alunos e professores emergem relações de afetividade e de confiança, consideradas pelos participantes como fundamentais na construção do conhecimento. |
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Santos, Eva Maria Soledade dosSantos, Eva Maria Soledade dosUzeda, Sheila de QuadrosBarbosa, Regiane da SilvaRodrigues, Fêlix Marcial DiazUzeda, Sheila de Quadros2020-03-11T16:20:11Z2020-03-11T16:20:11Z2020-03-112019-12-05TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31633A escola inclusiva aponta para um ensino que além de reforçar a interação e os procedimentos cooperativos, auxilia o ser humano a se ver e a se perceber como parte de um todo que independe de suas necessidades ou diferença. Sendo assim, buscou-se no presente estudo discutir o tema inclusão escolar, tendo como foco a identificação dos desafios e possibilidades experimentados no processo de interação social do estudante com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola. Para tanto, se investigou as estratégias desenvolvidas pelos educadores para ajudar no processo de interação social da criança com NEE com seus pares e demais atores do contexto escolar. Amparando-se nos pressupostos da concepção histórico-social de Vygotsky, discutiu-se a respeito do conceito de interação social e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, após breve relato sobre a história da Educação Especial, destacando os princípios norteadores do movimento de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de roteiro de entrevista semiestruturada e de roteiro de observação, tendo como participantes seis professores de uma escola pública da rede regular de ensino, no município de Salvador-BA. Foi possível observar que os professores relataram sentimentos de despreparo, insegurança e medo diante do desafio de ensinar uma criança NEE. A análise dos relatos permite concluir também que os docentes consideram relevante o suporte especializado e percebem a interação social como essencial para aprendizagem, pois destes momentos de interação entre alunos e professores emergem relações de afetividade e de confiança, consideradas pelos participantes como fundamentais na construção do conhecimento.ABSTRACT The inclusive school aims at a teaching that besides reinforcing the interaction and cooperative procedures, helps the human being to see and to perceive himself as part of a whole that does not depend on his needs or difference. Thus, this study sought to discuss the theme of school inclusion, focusing on the identification of challenges and possibilities experienced in the process of social interaction of students with special educational needs (SEN) in school. Therefore, the strategies developed by educators to help in the process of social interaction of children with SEN with their peers and other actors in the school context were investigated. Based on the assumptions of Vygotsky's historical-social conception, it was discussed about the concept of social interaction and its importance for the learning process and human development, after a brief report on the history of Special Education, highlighting the guiding principles of the school inclusion movement. This is a qualitative research of the case study type. Data collection was carried out through the application of a semi-structured interview script and an observation script, with the participants being six teachers from a public school of the regular school system, in the city of Salvador-BA. It was possible to observe that the teachers reported feelings of unpreparedness, insecurity and fear when faced with the challenge of teaching a SEN child. The analysis of the reports also allows concluding that the teachers consider the specialized support relevant and perceive the social interaction as essential for learning, because from these moments of interaction between students and teachers emerge relationships of affection and trust, considered by the participants as fundamental in the construction of knowledge.Submitted by Eva Santos (evadank@gmail.com) on 2020-03-06T13:42:57Z No. of bitstreams: 1 TCC - Eva Maria Soledade Santos.pdf: 2512573 bytes, checksum: a92573fdeca6fb139234f886c9a564b7 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-03-11T16:20:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Eva Maria Soledade Santos.pdf: 2512573 bytes, checksum: a92573fdeca6fb139234f886c9a564b7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-11T16:20:11Z (GMT). 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A escola inclusiva aponta para um ensino que além de reforçar a interação e os procedimentos cooperativos, auxilia o ser humano a se ver e a se perceber como parte de um todo que independe de suas necessidades ou diferença. Sendo assim, buscou-se no presente estudo discutir o tema inclusão escolar, tendo como foco a identificação dos desafios e possibilidades experimentados no processo de interação social do estudante com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola. Para tanto, se investigou as estratégias desenvolvidas pelos educadores para ajudar no processo de interação social da criança com NEE com seus pares e demais atores do contexto escolar. Amparando-se nos pressupostos da concepção histórico-social de Vygotsky, discutiu-se a respeito do conceito de interação social e sua importância para o processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, após breve relato sobre a história da Educação Especial, destacando os princípios norteadores do movimento de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de roteiro de entrevista semiestruturada e de roteiro de observação, tendo como participantes seis professores de uma escola pública da rede regular de ensino, no município de Salvador-BA. Foi possível observar que os professores relataram sentimentos de despreparo, insegurança e medo diante do desafio de ensinar uma criança NEE. A análise dos relatos permite concluir também que os docentes consideram relevante o suporte especializado e percebem a interação social como essencial para aprendizagem, pois destes momentos de interação entre alunos e professores emergem relações de afetividade e de confiança, consideradas pelos participantes como fundamentais na construção do conhecimento. |
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