A participação de uma aluna com necessidades educacionais especiais em atividades colaborativas em grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Laura de Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193054
Resumo: A educação inclusiva busca permitir que todos os estudantes tenham suas necessidades atendidas e possam participar efetivamente da construção do cenário escolar. Este estudo microetnográfico investiga como uma turma de 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da rede pública de Porto Alegre inclui uma aluna com necessidades educacionais especiais nas atividades colaborativas em grupo. Como extensão do projeto de pesquisa de Stein (2015), que buscou observar como se dá a construção do conhecimento em atividades pedagógicas colaborativas realizadas em grupo em uma sala de aula de sétimo ano, dá-se continuidade a esse olhar para as atividades em grupo. O foco específico, no entanto, é a inclusão de uma aluna com necessidades educacionais especiais, de modo a mostrar como ela participa dessas atividades, tendo em vista que a escola tem como princípios norteadores da prática que “O trabalho em grupo qualifica a aprendizagem”, “Todos podem aprender” e “Diferença não é deficiência” (PERSCH et al., 2006). Para tanto, procedeu-se à visualização de mais de 12 horas, das 90 horas geradas por Stein (2015), dos registros audiovisuais e segmentação de ocorrências, que a seguir foram transcritas e submetidas a análise sequencial e multimodal à luz da perspectiva teórico-metodológica da Microetnografia (GARCEZ, 2017) e da Análise da Conversa Etnometodológica (LODER; JUNG, 2008). Apresentam-se aqui dois segmentos selecionados que ilustram essa participação: o primeiro é representativo de um conjunto de sete ocorrências e apresenta uma interação inclusiva; o segundo segmento é a única ocorrência de interação excludente. Nesse sentido, esta análise mostra como as políticas de inclusão se concretizam dentro da sala de aula de uma escola pública e como essa escola concretiza seu Projeto Político-Pedagógico na prática.
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