O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569 |
Resumo: | A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que são consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades sociais. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência. |
id |
UFBA-2_c36c96d5a53c6bddcdee163eabce5942 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25569 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Colbari, AntôniaDavel, Eduardo Paes BarretoSantos, Glícia dosColbari, AntôniaDavel, Eduardo Paes BarretoSantos, Glícia dos2018-03-21T17:31:59Z2018-03-21T17:31:59Z20010034-7612http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569v. 35, n. 2, p. 9-37A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que são consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades sociais. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-03-09T19:40:36Z No. of bitstreams: 1 Mercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf: 195639 bytes, checksum: 37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-21T17:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf: 195639 bytes, checksum: 37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-21T17:31:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf: 195639 bytes, checksum: 37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6 (MD5) Previous issue date: 2001Rio de JaneiroFGVBrasilhttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6369/4954reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAOrganizações contemporâneasPadrões de gestãoFormação profissionalIdentidade socialMercado como princípio de autoridadeCompetênciasEmpregabilidadeMudança organizacionalO mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdfMercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdfapplication/pdf195639https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25569/1/Mercado%20como%20Princ%c3%adpio%20de%20Autoridade%20nas%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20Contempor%c3%a2neas%20Padr%c3%b5es%20de%20Gest%c3%a3o%2c%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20Profissional%20e%20Identidade%20em%20duas%20Empresas%20Capixabas.pdf37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25569/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTMercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf.txtMercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf.txtExtracted texttext/plain80906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25569/3/Mercado%20como%20Princ%c3%adpio%20de%20Autoridade%20nas%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20Contempor%c3%a2neas%20Padr%c3%b5es%20de%20Gest%c3%a3o%2c%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20Profissional%20e%20Identidade%20em%20duas%20Empresas%20Capixabas.pdf.txt47c87e2714e0ea8d4ee6564bf397a02dMD53ri/255692022-08-08 13:17:47.101oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-08T16:17:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
title |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
spellingShingle |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas Colbari, Antônia Organizações contemporâneas Padrões de gestão Formação profissional Identidade social Mercado como princípio de autoridade Competências Empregabilidade Mudança organizacional |
title_short |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
title_full |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
title_fullStr |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
title_full_unstemmed |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
title_sort |
O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas |
author |
Colbari, Antônia |
author_facet |
Colbari, Antônia Davel, Eduardo Paes Barreto Santos, Glícia dos |
author_role |
author |
author2 |
Davel, Eduardo Paes Barreto Santos, Glícia dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colbari, Antônia Davel, Eduardo Paes Barreto Santos, Glícia dos Colbari, Antônia Davel, Eduardo Paes Barreto Santos, Glícia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organizações contemporâneas Padrões de gestão Formação profissional Identidade social Mercado como princípio de autoridade Competências Empregabilidade Mudança organizacional |
topic |
Organizações contemporâneas Padrões de gestão Formação profissional Identidade social Mercado como princípio de autoridade Competências Empregabilidade Mudança organizacional |
description |
A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que são consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades sociais. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-21T17:31:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-21T17:31:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0034-7612 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v. 35, n. 2, p. 9-37 |
identifier_str_mv |
0034-7612 v. 35, n. 2, p. 9-37 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FGV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
FGV |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6369/4954 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25569/1/Mercado%20como%20Princ%c3%adpio%20de%20Autoridade%20nas%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20Contempor%c3%a2neas%20Padr%c3%b5es%20de%20Gest%c3%a3o%2c%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20Profissional%20e%20Identidade%20em%20duas%20Empresas%20Capixabas.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25569/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25569/3/Mercado%20como%20Princ%c3%adpio%20de%20Autoridade%20nas%20Organiza%c3%a7%c3%b5es%20Contempor%c3%a2neas%20Padr%c3%b5es%20de%20Gest%c3%a3o%2c%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20Profissional%20e%20Identidade%20em%20duas%20Empresas%20Capixabas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 47c87e2714e0ea8d4ee6564bf397a02d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459556201693184 |