O mercado como princípio de autoridade nas organizações contemporâneas: padrões de gestão, formação profissional e identidade em duas empresas capixabas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colbari, Antônia
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Davel, Eduardo Paes Barreto, Santos, Glícia dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25569
Resumo: A dinâmica organizacional é construída a partir de referências que são consideradas legítimas pela sociedade e, recentemente, sobretudo pelo mercado. Este artigo analisa como o processo de mudança organizacional em duas organizações capixabas é orientado pela lógica do mercado, tendo implicações marcantes nos padrões de gestão, na formação profissional e na reconfiguração das identidades sociais. Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência.
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Com base no estudo desses dois casos, constatou-se que a interferência do mercado, por meio de variados artifícios (os funcionários como clientes internos, os fornecedores como clientes, as exigências normativas das certificações de qualidade, as imposições da competitividade acirrada), nas relações de trabalho e na implantação de programas de gestão e de formação profissional, tem constituído um princípio central na organização do trabalho e na governança das organizações contemporâneas. O mercado como princípio de autoridade sustenta o conjunto dos processos sociais no interior das organizações. Sua retórica se torna hegemônica, legitima e organiza as relações sociais e hierárquicas, forjando a representação da organização como um tipo de mercado interno e utilizando a imagem do mercado externo como agente impessoal e ameaçador, a fim de difundir uma cultura da eficiência, da qualidade e da urgência.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-03-09T19:40:36Z No. of bitstreams: 1 Mercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf: 195639 bytes, checksum: 37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-21T17:31:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mercado como Princípio de Autoridade nas Organizações Contemporâneas Padrões de Gestão, Formação Profissional e Identidade em duas Empresas Capixabas.pdf: 195639 bytes, checksum: 37f14a4607a0e311ec84a262067a88e6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-21T17:31:59Z (GMT). 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