Experiências formativas de professoras na construção da proposta curricular da escola de educação infantil da Rede Pública Municipal de Feira de Santana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Syomara Assuite
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15808
Resumo: A tese trata de experiências formativas de professoras, em uma Ação Educativa, para a construção da proposta curricular da escola de educação infantil da rede municipal pública de Feira de Santana, no ano de 2008. A Ação Educativa se inseriu em uma proposta de formação profissional em serviço, promovida pela secretaria municipal da educação e possibilitou às professoras, através da discussão de referentes teóricos, a reflexão de suas concepções e práticas e a definição das diretrizes teórico-práticas de um projeto de formação para as crianças na educação infantil. A Ação Educativa se deu simultaneamente à investigação, concretizando intencionalidades formativas e investigativas, e envolveu os mesmos sujeitos. O objetivo da pesquisa constituiu-se na busca de compreender os sentidos dados pelas professoras, formadoras e cursistas, às suas experiências formativas. Na direção do objetivo pretendido, o trabalho aproxima estudos no campo da formação e da formação em serviço de professoras da educação infantil. O aporte teórico coloca em foco as concepções de formação e sua dimensão relacional, de experiência e de experiência formativa. De natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso Intrínseco, a presente pesquisa tem o seu contexto natural e prático e valor heurístico. Buscou-se o saber do tipo compreensivo, hermenêutico, enraizado no horizonte semântico das professoras. As categorias de análise emergiram da revisão bibliográfica, das leituras dos registros escritos e/ou da observação da pesquisadora, no movimento da empiria para a teoria e vice-versa. A negatividade da experiência, o saber da experiência, a cultura da tutela e a profissionalidade docente de professoras da educação infantil constituíram as categorias teórico-práticas da análise. A negatividade da experiência produziu modificações nos sistemas de referências das professoras formadoras, das professoras cursistas e da pesquisadora. O saber da experiência mostrou como cada uma das professoras teve o seu modo particular de reagir e de se colocar na Ação Educativa e como este saber se vincula à existencialidade do indivíduo e ao lugar em que ele se encontra. As dinâmicas relacionais na Ação Educativa com a secretaria da educação, com as professoras formadoras e cursistas e com a pesquisadora, revelaram as fragilidades teóricas das professoras formadoras e a relação de dependência entre professoras formadoras, professoras cursistas e pesquisadora, no que chamei de cultura da tutela. Revelaram também a inexistência de uma política de formação profissional em serviço na secretaria municipal da educação e, em consequência, a descontinuidade e fragmentação das ações de formação e a ausência de orientação conceitual. As análises indicaram que a formação profissional em serviço de professoras da educação infantil, promovida pela secretaria municipal da educação, não produz impactos nas escolas e não contribui para a constituição da profissionalidade docente das professoras. Além das precárias condições materiais e físicas em que se realizam, cursos esporádicos, descontínuos, deslocados dos saberes e das práticas das professoras não favorecem o desvelamento da formação. Pesquisas sobre as experiências formativas de professoras de educação infantil, no contexto escolar em que trabalham, poderão indicar as ações de formação que dão suporte a esse desvelamento da formação, bem como as dinâmicas institucionais e relacionais que favorecem ou dificultam a criação de coletivos na escola. Estudos que aproximem os campos de conhecimento da formação e da formação de profissionais da educação infantil poderão contribuir para a produção de conhecimento da especificidade da formação desse profissional e da construção da sua profissionalidade docente.
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A Ação Educativa se deu simultaneamente à investigação, concretizando intencionalidades formativas e investigativas, e envolveu os mesmos sujeitos. O objetivo da pesquisa constituiu-se na busca de compreender os sentidos dados pelas professoras, formadoras e cursistas, às suas experiências formativas. Na direção do objetivo pretendido, o trabalho aproxima estudos no campo da formação e da formação em serviço de professoras da educação infantil. O aporte teórico coloca em foco as concepções de formação e sua dimensão relacional, de experiência e de experiência formativa. De natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso Intrínseco, a presente pesquisa tem o seu contexto natural e prático e valor heurístico. Buscou-se o saber do tipo compreensivo, hermenêutico, enraizado no horizonte semântico das professoras. As categorias de análise emergiram da revisão bibliográfica, das leituras dos registros escritos e/ou da observação da pesquisadora, no movimento da empiria para a teoria e vice-versa. A negatividade da experiência, o saber da experiência, a cultura da tutela e a profissionalidade docente de professoras da educação infantil constituíram as categorias teórico-práticas da análise. A negatividade da experiência produziu modificações nos sistemas de referências das professoras formadoras, das professoras cursistas e da pesquisadora. O saber da experiência mostrou como cada uma das professoras teve o seu modo particular de reagir e de se colocar na Ação Educativa e como este saber se vincula à existencialidade do indivíduo e ao lugar em que ele se encontra. As dinâmicas relacionais na Ação Educativa com a secretaria da educação, com as professoras formadoras e cursistas e com a pesquisadora, revelaram as fragilidades teóricas das professoras formadoras e a relação de dependência entre professoras formadoras, professoras cursistas e pesquisadora, no que chamei de cultura da tutela. Revelaram também a inexistência de uma política de formação profissional em serviço na secretaria municipal da educação e, em consequência, a descontinuidade e fragmentação das ações de formação e a ausência de orientação conceitual. As análises indicaram que a formação profissional em serviço de professoras da educação infantil, promovida pela secretaria municipal da educação, não produz impactos nas escolas e não contribui para a constituição da profissionalidade docente das professoras. Além das precárias condições materiais e físicas em que se realizam, cursos esporádicos, descontínuos, deslocados dos saberes e das práticas das professoras não favorecem o desvelamento da formação. Pesquisas sobre as experiências formativas de professoras de educação infantil, no contexto escolar em que trabalham, poderão indicar as ações de formação que dão suporte a esse desvelamento da formação, bem como as dinâmicas institucionais e relacionais que favorecem ou dificultam a criação de coletivos na escola. Estudos que aproximem os campos de conhecimento da formação e da formação de profissionais da educação infantil poderão contribuir para a produção de conhecimento da especificidade da formação desse profissional e da construção da sua profissionalidade docente.The thesis is about teachers’ formative experiences, under an Educative Action, to build the curriculum proposal of early childhood education schools in the municipal public school network of Feira de Santana, in 2008. The Educative Action was inserted in a formative proposal of professional in-service, offered by the municipal education office. The Action gave the teachers the chance, through the discussion of referred authors, to reflect on their concepts and practices and the definition of theory-practice guidelines of a formative project for young learners of the childhood education. The Educative Action and the investigation took place simultaneously, accomplishing formative and investigative intentions, and included the same subjects. The objective of the research was an attempt to understand the meaning teachers, teacher trainers and attendants, gave to their formative experiences. Following the intended objective, this paper gathers studies on the field of development and in-service formation of childhood education teachers. The theoretical contribution highlights the formation concepts and its relationship dimension, experience and formative experience concepts. This is a qualitative, Intrinsic Case Study research, given its natural and practical as well as heuristic value context. The aimed knowledge was comprehensive, hermeneutic and enrooted in the teachers’ semantics horizon. The analysis categories emerged from the bibliographic review, from written records and/or from the researcher’s observation, going from practice to theory and vice-versa. The experience negativity, the knowledge of experience, the culture of guardianship and the teaching professionalism of childhood education teachers made up the analysis theory-practice categories. The negativity of experience resulted in changes of the reference system of teacher trainers, attendant teachers and the researcher. The knowledge of experience showed how each teacher had their own reaction and position in the Educative Action and how this knowledge is linked to the individual’s existentiality and the position where they stand. The dynamics enlisted in the Educative Action, with the education office, with the teacher trainers and attendants and with the researcher, revealed the theoretical fragilities of the teacher trainers and the relation of dependence among teacher trainers, attendants and the researcher, what I called culture of guardianship. They also revealed that there is no policy for in-service professional development in the municipal education office and, consequently, there is a discontinuity and a fragmentation of the development actions and a lack of concept guidelines. The analysis indicated that the professional in-service development of early childhood education teachers, offered by the municipal education office, neither causes an impact on schools nor contributes to the nature of teaching development of teachers. Besides the precarious material and physical conditions in which they have sporadic and discontinuous courses, distant from the knowledge and the practice of teachers, they do not favor development. Researches on formative experiences of early education teachers, in the context they work in, will indicate the formation actions which may contribute to their development, as well as the institutional and relationship dynamics, favoring or hampering the creation of collectiveness in the school. Studies that gather the knowledge fields of development and formation of early education professional may contribute to the production of knowledge, specifically of this professional development and the making of their teaching professionalism.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2014-09-08T13:20:49Z No. of bitstreams: 1 Tese_Final.pdf: 1275585 bytes, checksum: 95845c38439fdde19333d6b269e5fcc0 (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2014-09-08T13:37:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Final.pdf: 1275585 bytes, checksum: 95845c38439fdde19333d6b269e5fcc0 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-08T13:37:53Z (GMT). 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