Capacitação dos técnicos administrativos com base na gestão de pessoas por competências: o caso do IF Sertão - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Silvya Priscilla de Queiroz Cerqueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25723
Resumo: Considerando a necessidade de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade, bem como reorientar os instrumentos de gestão voltados para resultados, a administração pública passou por diversas mudanças significativas. Com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída em 2006 pelo Governo Federal, foi sugerida a adoção de um modelo de gestão por competências a todas as instituições públicas federais, como requisito à formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores públicos, capaz de gerar reflexos na qualidade da gestão pública no País. Baseado neste contexto, o objetivo principal deste estudo foi analisar a condução dos programas de capacitação, destinados aos técnicos administrativos do IF Sertão-PE, à luz dos pressupostos da PNDP. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre a evolução da gestão de pessoas nas organizações públicas até sua aproximação com a lógica das competências, tendo como base o subsistema de gestão da capacitação por competências, apoiado em três unidades de análise – caracterização da gestão por competências, avaliação e dificuldades da capacitação por competências. Mediante a análise, foi detectado que a gestão de pessoas não foi constituída pelo sistema de gestão por competências, por diversos fatores intervenientes, os quais impossibilitaram a expansão do modelo para os demais subsistemas de gestão de pessoas. Os resultados também sugerem que os programas de capacitação realizados ainda não atendem plenamente aos anseios e necessidades dos servidores e da instituição, exigindo que sejam aperfeiçoados o planejamento e a execução das capacitações. Por outro lado, foi possível perceber que o modelo adotado pela instituição ampliou a oferta das capacitações, expandindo para outros grupos anteriormente não contemplados, a exemplo dos técnicos administrativos. Além disso, houve melhoria da qualidade do atendimento ao público e dos serviços prestados, diminuição de riscos, racionalização dos gastos com as capacitações, realização de parcerias com escolas de governo, normatização das capacitações, entre outros benefícios. Contrário ao pressuposto, a adesão à gestão por competências, ainda que apenas na capacitação, sinaliza alguns benefícios para a instituição pesquisada. Desta forma, acredita-se que este estudo possa proporcionar um novo olhar sobre a política de gestão de pessoas baseada em competências, trazendo contribuições relevantes, na hipótese da retomada deste modelo em uma fase posterior. Como limitações deste estudo, pontua-se a ausência de dados sobre a percepção de alguns dirigentes e participantes do Grupo de Trabalho de Gestão por Competências (GTGC) que não foram incluídos. Por isso, sugere-se que pesquisas posteriores possam contemplar tais sujeitos, ou ainda, numa perspectiva mais ampla, possam realizar análise comparativa entre instituições públicas e privadas que adotem a lógica das competências, trazendo novas contribuições e aprofundamento dos aspectos aqui discutidos.
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Baseado neste contexto, o objetivo principal deste estudo foi analisar a condução dos programas de capacitação, destinados aos técnicos administrativos do IF Sertão-PE, à luz dos pressupostos da PNDP. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre a evolução da gestão de pessoas nas organizações públicas até sua aproximação com a lógica das competências, tendo como base o subsistema de gestão da capacitação por competências, apoiado em três unidades de análise – caracterização da gestão por competências, avaliação e dificuldades da capacitação por competências. Mediante a análise, foi detectado que a gestão de pessoas não foi constituída pelo sistema de gestão por competências, por diversos fatores intervenientes, os quais impossibilitaram a expansão do modelo para os demais subsistemas de gestão de pessoas. Os resultados também sugerem que os programas de capacitação realizados ainda não atendem plenamente aos anseios e necessidades dos servidores e da instituição, exigindo que sejam aperfeiçoados o planejamento e a execução das capacitações. Por outro lado, foi possível perceber que o modelo adotado pela instituição ampliou a oferta das capacitações, expandindo para outros grupos anteriormente não contemplados, a exemplo dos técnicos administrativos. Além disso, houve melhoria da qualidade do atendimento ao público e dos serviços prestados, diminuição de riscos, racionalização dos gastos com as capacitações, realização de parcerias com escolas de governo, normatização das capacitações, entre outros benefícios. Contrário ao pressuposto, a adesão à gestão por competências, ainda que apenas na capacitação, sinaliza alguns benefícios para a instituição pesquisada. Desta forma, acredita-se que este estudo possa proporcionar um novo olhar sobre a política de gestão de pessoas baseada em competências, trazendo contribuições relevantes, na hipótese da retomada deste modelo em uma fase posterior. Como limitações deste estudo, pontua-se a ausência de dados sobre a percepção de alguns dirigentes e participantes do Grupo de Trabalho de Gestão por Competências (GTGC) que não foram incluídos. Por isso, sugere-se que pesquisas posteriores possam contemplar tais sujeitos, ou ainda, numa perspectiva mais ampla, possam realizar análise comparativa entre instituições públicas e privadas que adotem a lógica das competências, trazendo novas contribuições e aprofundamento dos aspectos aqui discutidos.In case of improving the quality and efficiency of services provided to society, as well as to reorient the results-oriented management tools, public administration underwent several significant changes. With the National Policy for the Development of People (PNDP), instituted in 2006 by the Federal Government of Brazil, it was suggested to adopt a competency management concept for all federal public institutions, as a requirement for the training, development with effects on the quality of public management in the country. Based on it, the main objective of this is analyzing the conduction of the training programs, destined to the administrative technicians of the IF Sertão-PE, according to the PNDP assumptions. For this, a theoretical study was carried out on the evolution of people management in public organizations until their approach to the logic of competencies, based on the skills training management subsystem, supported by three units of analysis - characterization of management by competencies, evaluation and skills training difficulties. Through the analysis, it was detected that the management of people was not constituted by the system of management by competencies, by several intervening factors, which made it impossible to expand the model to the other subsystems of people management. The results also suggest that the training programs carried out are not related to the wishes and needs of the servers and the institution, requiring that the planning and execution of the training be improved yet. On the other hand, it was possible to notice that the model adopted by the institution expanded the offer of training, expanding to other groups previously not contemplated, such as administrative technicians. In addition, there was an improvement in the quality of service to the public and services rendered, risk reduction, rationalization of training expenses, partnerships with government schools, standardization of training, among other benefits. In spite of that, the adhesion to the management by competences, although only in the training, signals some benefits for the institution researched. In this way, it is believed that this study can provide a new look at the policy of management of people based on competences, bringing relevant contributions, assuming the resumption of this model at a later stage. As limitations of this study, we point out the absence of data on the perception of some managers and participants of the Skills Management Working Group (GTGC) that were not included. Therefore, it is suggested that further research can contemplate such subjects, or even, in a broader perspective, can perform comparative analysis between public and private institutions that adopt the logic of competencies, bringing new contributions and deepening of the aspects discussed here.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-04-06T15:49:54Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Silvya Priscila de Queiroz Cerqueira Cardoso.pdf: 1947379 bytes, checksum: 737af3863151be4d6c5d544e498300b1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-04-11T21:17:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Silvya Priscila de Queiroz Cerqueira Cardoso.pdf: 1947379 bytes, checksum: 737af3863151be4d6c5d544e498300b1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-11T21:17:54Z (GMT). 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