Educação e cultura popular em Moçambique: um estudo sobre Nyago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Miranda Maloa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37699
Resumo: Esta tese analisa a relação entre a Educação e a cultura popular olhando para suas relações e contradições no contexto sócio cultural e sua implicação na prática pedagógica. Esta tese busca o Nyago, praticada por povo Yaawo ou Yao, do Norte de Moçambique, na província do Niassa. Como uma cultura dos ritos de iniciação ou de passagem para a fase adulta dos jovens ou adolescentes. Estudar estas relações, contradições implica perceber o lugar da cultura na prática pedagógica, sob uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde foram entrevistadas com profundidade 12 responsáveis das escolas do Distrito de Sanga, no sentido de abarcar várias percepções e observar diferenças ou similaridades na forma como eles pensam sobre a relação possível entre a Educação formal, produzida nas escolas e a cultura popular – Nyago. Tratou-se de um propósito de buscar resultados que indicaram que a relação entre Educação e a cultura popular - Nyago é conflituante e histórica, marcada profundamente pela promoção do Estado Colonial, através do discurso e políticas que fortaleciam a negação das diferenças educativas na cultura popular africana. Este processo no período pós-independência se torna um desafio para a sua não perpetuação nas políticas educacionais, as quais embasam discursos da hierarquia cultural, discriminando muito do que é popular, como incompatível, dual ou ambivalente, com a educação formal. Esse processo no Nyago contribui para a produção da marginalização na cultura e no processo educativo formal moçambicano.
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Estudar estas relações, contradições implica perceber o lugar da cultura na prática pedagógica, sob uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, onde foram entrevistadas com profundidade 12 responsáveis das escolas do Distrito de Sanga, no sentido de abarcar várias percepções e observar diferenças ou similaridades na forma como eles pensam sobre a relação possível entre a Educação formal, produzida nas escolas e a cultura popular – Nyago. Tratou-se de um propósito de buscar resultados que indicaram que a relação entre Educação e a cultura popular - Nyago é conflituante e histórica, marcada profundamente pela promoção do Estado Colonial, através do discurso e políticas que fortaleciam a negação das diferenças educativas na cultura popular africana. Este processo no período pós-independência se torna um desafio para a sua não perpetuação nas políticas educacionais, as quais embasam discursos da hierarquia cultural, discriminando muito do que é popular, como incompatível, dual ou ambivalente, com a educação formal. Esse processo no Nyago contribui para a produção da marginalização na cultura e no processo educativo formal moçambicano.This thesis analyzes the relationship between Education and popular culture looking at their relationships and contradictions in the socio- cultural context and implications for pedagogical practice. Nyago, practiced by the Yaawo or Yao people, from Northern Mozambique, in Niassa province. This popular culture is practiced annually, with rites of initiation or passage into adulthood for young people or adolescents. To study these relationships, contradictions and implications in the curriculum, in teacher training and in pedagogical practice, under a bibliographical, documental and field research, where 12 heads of schools in the District of Sanga were interviewed in depth, in order to encompass various perceptions and observe differences or similarities in the way they think about the possible relationship between formal education, produced in schools and popular culture – Nyago. It was a purpose of seeking results that indicated that the relationship between Education and popular culture - Nyago is conflicting and historical, deeply marked by the promotion of the Colonial State, through the discourse and policies that strengthened the denial of educational differences in popular culture African. This process in the post-independence period becomes a challenge for its non-perpetuation in educational policies, which support discourses of the cultural hierarchy, discriminating much of what is popular, such as incompatible, dual or ambivalent, with formal education. This process in Nyago contributes to the production of marginalization in the Mozambican culture and formal educational process.Submitted by Tomé Miranada Maloa (tomemirandamaloa@gmail.com) on 2023-08-17T03:53:32Z No. of bitstreams: 1 Tomé tese 3.5.3.pdf: 2955798 bytes, checksum: eef67f578c58f3575ccd02daca67c345 (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: Caro discente, A ficha catalográfica do seu trabalho está desconfigurada. Já reencaminhamos a ficha para substituição para seu correio eletrônico. Atenciosamente, Eleonora Guimarães Bibliotecária/Faced on 2023-08-17T14:08:58Z (GMT)Submitted by Tomé Miranada Maloa (tomemirandamaloa@gmail.com) on 2023-08-18T06:05:45Z No. of bitstreams: 1 Tomé tese 3.5.4.pdf: 2962954 bytes, checksum: e2cf7f90bb6be199487a2bdd37b63b5f (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-08-21T14:04:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tomé tese 3.5.4.pdf: 2962954 bytes, checksum: e2cf7f90bb6be199487a2bdd37b63b5f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-21T14:04:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tomé tese 3.5.4.pdf: 2962954 bytes, checksum: e2cf7f90bb6be199487a2bdd37b63b5f (MD5) Previous issue date: 2021-10-28CNPqporUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) FacedBrasilFaculdade de EducaçãoEducationPopular cultureMozambiqueCiências humanasEducaçãoNyagoCultura popularMoçambiqueNiassaEducação - Niassa (Moçambique: Província)Nyago - Niassa (Moçambique: Província)Cultura e educaçãoEducação e cultura popular em Moçambique: um estudo sobre NyagoEducation and popular culture in Mozambique: a study on NyagoEducación y cultura popular en Mozambique: un estudio sobre NyagoÉducation et culture populaire au Mozambique : une étude sur NyagoDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbib, Pedro Rodolpho Jungers Abibhttps://www.escavador.com/sobre/4811856/pedro-rodolpho-jungers-abibSilva, Thais Regina Mantovanelli daSubuahana, CarlosMindoso , André VictorinoMenezes, Karina MoreiraAbib, Pedro Rodolpho Jungershttp://orcid.org/0000-0003-1217-9071https://www.escavador.com/sobre/461166/tome-miranda-maloaTomé, Miranda MaloaMALOA, Tomé Miranda.Educação e cultura popular em Moçambique : um estudo sobre Nyago. 2021. 263 f. :il. 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