Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belmont, Víctor Manuel Carrasco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30647
Resumo: O desdobramento das microempresas tem mostrado sua importância na estabilidade econômica dos países em desenvolvimento. No Brasil, o Cadastro Central de Empresas registrou que das 4,8 milhões de empresas ativas, 87,3% são consideradas microempresas. Assim mesmo, tais empresas, em consonância com as pequenas empresas, são as principais geradoras de riqueza no setor comércio do país (53,4% do PIB deste setor). Apesar da relevância na economia brasileira, estudos mostram que a taxa de sobrevivência das microempresas diminui com o passar dos anos, pois este tipo de negócios apresenta curta durabilidade. O objetivo deste estudo é mapear os esquemas cognitivos construídos por microempresários soteropolitanos do setor comércio varejista, identificando as atribuições causais sobre o sucesso e o fracasso nas microempresas. Os esquemas enfatizam a construção da realidade e constituem blocos da cognição, reunindo o conhecimento e a experiência que as pessoas adquirem em relação a um elemento da realidade. Reconhecer o peso atribuído aos fatores ambientais e psicossociais, assim como as causas que podem estar passando despercebidas no microempresário, é uma tentativa de ampliar o panorama sobre esse tipo de empresas, seu desenvolvimento e possíveis melhorias no funcionamento. O método proposto para esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram do estudo dez microempresários do setor varejista da cidade de Salvador. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que constaram de duas etapas. Na primeira etapa, o participante respondeu a perguntas relacionadas com a sua trajetória empresarial. Na segunda etapa, o participante selecionou, entre 18 fichas com fatores que a literatura aponta como fontes de sucesso e fracasso, aquelas que explicariam episódios da sua trajetória e a de outros microempresários. Foram utilizados mapas cognitivos para representar visualmente como os participantes esquematizaram as percepções individuais e coletivas, permitindo ter uma visão detalhada de cada caso, assim como comparar os fatores de sucesso e fracasso atribuídos nas suas microempresas com os reconhecidos nas microempresas alheias. Foi possível também comparar as atribuições feitas pelos participantes considerando as suas condições de gênero, escolaridade e experiência profissional. Os resultados mostraram que os microempresários tendem a atribuir o sucesso, próprio e alheio, aos fatores psicossociais. Enquanto ao fracasso, suas percepções mostraram divergências, sendo que, o fracasso próprio é devido principalmente a fatores ambientais, enquanto que o fracasso alheio é atribuído principalmente aos fatores psicossociais, resultados congruentes com a teoria da atribuição causal. Podemos concluir que os fatores persistência e autoconfiança, administração e logística adequada, produtos de qualidade e fidelidade com o cliente tiveram maior peso nas explicações de sucesso, enquanto que o ações do governo, a falta de redes de apoio, desconhecimento do mercado e gestão inadequada receberam maior peso na explicação do fracasso.
id UFBA-2_ca5b705d1097358d13e28caa0fe52b5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30647
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Belmont, Víctor Manuel CarrascoBastos, Antônio Virgílio BittencourtPinho, Ana Paula MorenoPérez, Erico Rentería2019-09-16T13:36:43Z2019-09-16T13:36:43Z2019-09-162019-07-01Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30647O desdobramento das microempresas tem mostrado sua importância na estabilidade econômica dos países em desenvolvimento. No Brasil, o Cadastro Central de Empresas registrou que das 4,8 milhões de empresas ativas, 87,3% são consideradas microempresas. Assim mesmo, tais empresas, em consonância com as pequenas empresas, são as principais geradoras de riqueza no setor comércio do país (53,4% do PIB deste setor). Apesar da relevância na economia brasileira, estudos mostram que a taxa de sobrevivência das microempresas diminui com o passar dos anos, pois este tipo de negócios apresenta curta durabilidade. O objetivo deste estudo é mapear os esquemas cognitivos construídos por microempresários soteropolitanos do setor comércio varejista, identificando as atribuições causais sobre o sucesso e o fracasso nas microempresas. Os esquemas enfatizam a construção da realidade e constituem blocos da cognição, reunindo o conhecimento e a experiência que as pessoas adquirem em relação a um elemento da realidade. Reconhecer o peso atribuído aos fatores ambientais e psicossociais, assim como as causas que podem estar passando despercebidas no microempresário, é uma tentativa de ampliar o panorama sobre esse tipo de empresas, seu desenvolvimento e possíveis melhorias no funcionamento. O método proposto para esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram do estudo dez microempresários do setor varejista da cidade de Salvador. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que constaram de duas etapas. Na primeira etapa, o participante respondeu a perguntas relacionadas com a sua trajetória empresarial. Na segunda etapa, o participante selecionou, entre 18 fichas com fatores que a literatura aponta como fontes de sucesso e fracasso, aquelas que explicariam episódios da sua trajetória e a de outros microempresários. Foram utilizados mapas cognitivos para representar visualmente como os participantes esquematizaram as percepções individuais e coletivas, permitindo ter uma visão detalhada de cada caso, assim como comparar os fatores de sucesso e fracasso atribuídos nas suas microempresas com os reconhecidos nas microempresas alheias. Foi possível também comparar as atribuições feitas pelos participantes considerando as suas condições de gênero, escolaridade e experiência profissional. Os resultados mostraram que os microempresários tendem a atribuir o sucesso, próprio e alheio, aos fatores psicossociais. Enquanto ao fracasso, suas percepções mostraram divergências, sendo que, o fracasso próprio é devido principalmente a fatores ambientais, enquanto que o fracasso alheio é atribuído principalmente aos fatores psicossociais, resultados congruentes com a teoria da atribuição causal. Podemos concluir que os fatores persistência e autoconfiança, administração e logística adequada, produtos de qualidade e fidelidade com o cliente tiveram maior peso nas explicações de sucesso, enquanto que o ações do governo, a falta de redes de apoio, desconhecimento do mercado e gestão inadequada receberam maior peso na explicação do fracasso.The unfolding of micro-enterprises has shown its importance in the economic stability of developing countries. In Brazil, the Central Business Register registered that of the 4.8 million active companies, 87.3% are considered micro-enterprises. Likewise, these companies, in consonance with the small companies, are the main generators of wealth in the commerce sector of the country (53.4% of the GDP of this sector). Despite the relevance in the Brazilian economy, studies show that the survival rate of microenterprises declines over the years, as this type of business has a short durability. The objective of this study is to map the cognitive schemes constructed by soteropolitan microentrepreneurs of the retail sector, identifying the causal attributions on success and failure in microenterprises. The schemas emphasize the construction of reality and constitute blocks of cognition, bringing together the knowledge and experience that people acquire in relation to an element of reality. Recognizing the weight attributed to environmental and psychosocial factors, as well as the causes that may be going unnoticed in the microentrepreneur, is an attempt to broaden the panorama about this type of business, its development and possible improvements in the functioning. The method proposed for this research is qualitative and interpretive. Ten microentrepreneurs from the retail sector of the city of Salvador participated in the study. For the collection of data, we used semi-structured interviews that consisted of two stages. In the first step, the participant answered questions related to his business trajectory. In the second stage, the participant selected, among 18 tokens with factors that the literature points out as sources of success and failure, those that would explain episodes of his trajectory and that of other microentrepreneurs. Cognitive maps were used to visually represent how participants schematized individual and collective perceptions, allowing a detailed view of each case, as well as comparing the factors of success and failure attributed in their microenterprises to those recognized in other microenterprises. It was also possible to compare the attributions made by the participants considering their conditions of gender, schooling and professional experience. The results showed that microentrepreneurs tend to attribute their own success to the psychosocial factors. While failing, their perceptions showed divergences, and failure itself is mainly due to environmental factors, whereas failure of others is attributed mainly to psychosocial factors, results consistent with the theory of causal attribution. We can conclude that the persistence and self-confidence factors, adequate management and logistics, quality products and customer loyalty had greater weight in the explanations of success, while government actions, lack of support networks, lack of market knowledge and inadequate management received greater weight in explaining failure.El desarrollo de las microempresas ha demostrado su importancia en la estabilidad económica de los países en desarrollo. En Brasil, el Registro Central de Empresas registró que de los 4,8 millones de empresas activas, el 87,3% se consideran microempresas. Asimismo, estas empresas, en consonancia con las pequeñas empresas, son las principales generadoras de riqueza en el sector de comercio del país (53,4% del PIB de este sector). A pesar de la relevancia en la economía brasileña, los estudios muestran que la tasa de supervivencia de las microempresas disminuye a lo largo de los años, ya que este tipo de negocio tiene una durabilidad corta. El objetivo de este estudio es mapear los esquemas cognitivos construidos por microempresarios soteropolitanos del sector minorista, identificando las atribuciones causales sobre el éxito y el fracaso de las microempresas. Los esquemas enfatizan la construcción de la realidad y constituyen bloques de cognición, que reúnen el conocimiento y la experiencia que las personas adquieren en relación con un elemento de la realidad. Reconocer el peso atribuido a los factores ambientales y psicosociales, así como las causas que pueden pasar desapercibidas para el microempresario, es un intento de ampliar el panorama sobre este tipo de negocios, su desarrollo y posibles mejoras en el funcionamiento. El método propuesto para esta investigación es cualitativo e interpretativo. Diez microempresarios del sector minorista de la ciudad de Salvador participaron en el estudio. Para la recopilación de datos, utilizamos entrevistas semiestructuradas que constaban de dos etapas. En el primer paso, el participante respondió preguntas relacionadas con su trayectoria empresarial. En la segunda etapa, el participante seleccionó, entre 18 fichas con factores que la literatura señala como fuentes de éxito y fracaso, los que explicarían los episodios de su trayectoria y la de otros microempresarios. Los mapas cognitivos se utilizaron para representar visualmente cómo los participantes esquematizaron las percepciones individuales y colectivas, permitiendo una visión detallada de cada caso, así como comparando los factores de éxito y fracaso atribuidos en sus microempresas a los reconocidos en otras microempresas. También fue posible comparar las atribuciones hechas por los participantes considerando sus condiciones de género, escolaridad y experiencia profesional. Los resultados mostraron que los microempresarios tienden a atribuir su propio éxito a los factores psicosociales. Si bien fracasaron, sus percepciones mostraron divergencias, y el fracaso en sí se debe principalmente a factores ambientales, mientras que el fracaso de otros se atribuye principalmente a factores psicosociales, resultados compatibles con la teoría de la atribución causal. Podemos concluir que los factores de persistencia y confianza en sí mismos, la gestión y logística adecuadas, los productos de calidad y la lealtad del cliente tuvieron mayor peso en las explicaciones de éxito, mientras que las acciones gubernamentales, la falta de redes de apoyo, la falta de conocimiento del mercado y la gestión inadecuada Recibió mayor peso al explicar el fracaso.Submitted by Víctor Carrasco (belmontcarrasco@hotmail.com) on 2019-07-23T11:51:40Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Víctor Carrasco - Final.pdf: 2681869 bytes, checksum: 767882f0e952e3b6ae0b3023243d6c81 (MD5) Artigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdf: 704445 bytes, checksum: 247bd7b6b0f7d4255b8c11dde59b9f45 (MD5)Approved for entry into archive by Alexsandra Silva (alessa@ufba.br) on 2019-09-16T13:36:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Víctor Carrasco - Final.pdf: 2681869 bytes, checksum: 767882f0e952e3b6ae0b3023243d6c81 (MD5) Artigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdf: 704445 bytes, checksum: 247bd7b6b0f7d4255b8c11dde59b9f45 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-16T13:36:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Víctor Carrasco - Final.pdf: 2681869 bytes, checksum: 767882f0e952e3b6ae0b3023243d6c81 (MD5) Artigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdf: 704445 bytes, checksum: 247bd7b6b0f7d4255b8c11dde59b9f45 (MD5)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)PsicologiaPsicologia organizacionalAdministraçãoSucesso e fracassoMicroempresasEsquemas cognitivosFatores ambientais e psicossociaisCognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-graduação em PsicologiaPPGPSIbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Víctor Carrasco - Final.pdfDissertação Víctor Carrasco - Final.pdfDissertação Víctor Carrascoapplication/pdf2681869https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20V%c3%adctor%20Carrasco%20-%20Final.pdf767882f0e952e3b6ae0b3023243d6c81MD51Artigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdfArtigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdfArtigo 1. Cognições do microempresário soteropolitanoapplication/pdf704445https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/2/Artigo%201.%20Cogni%c3%a7%c3%a3o%20microempresario%20soteropolitano.pdf247bd7b6b0f7d4255b8c11dde59b9f45MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/3/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD53TEXTDissertação Víctor Carrasco - Final.pdf.txtDissertação Víctor Carrasco - Final.pdf.txtExtracted texttext/plain275660https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20V%c3%adctor%20Carrasco%20-%20Final.pdf.txt35de5f7380599dbfe266c2745853f2dcMD54Artigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdf.txtArtigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdf.txtExtracted texttext/plain52626https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/5/Artigo%201.%20Cogni%c3%a7%c3%a3o%20microempresario%20soteropolitano.pdf.txt526081dce2c0aee8aac82e1531eb65f8MD55ri/306472022-02-20 21:49:16.145oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:49:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
title Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
spellingShingle Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
Belmont, Víctor Manuel Carrasco
Psicologia
Psicologia organizacional
Administração
Sucesso e fracasso
Microempresas
Esquemas cognitivos
Fatores ambientais e psicossociais
title_short Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
title_full Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
title_fullStr Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
title_full_unstemmed Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
title_sort Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
author Belmont, Víctor Manuel Carrasco
author_facet Belmont, Víctor Manuel Carrasco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belmont, Víctor Manuel Carrasco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Pinho, Ana Paula Moreno
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pérez, Erico Rentería
contributor_str_mv Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Pinho, Ana Paula Moreno
Pérez, Erico Rentería
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Psicologia
Psicologia organizacional
Administração
topic Psicologia
Psicologia organizacional
Administração
Sucesso e fracasso
Microempresas
Esquemas cognitivos
Fatores ambientais e psicossociais
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso e fracasso
Microempresas
Esquemas cognitivos
Fatores ambientais e psicossociais
description O desdobramento das microempresas tem mostrado sua importância na estabilidade econômica dos países em desenvolvimento. No Brasil, o Cadastro Central de Empresas registrou que das 4,8 milhões de empresas ativas, 87,3% são consideradas microempresas. Assim mesmo, tais empresas, em consonância com as pequenas empresas, são as principais geradoras de riqueza no setor comércio do país (53,4% do PIB deste setor). Apesar da relevância na economia brasileira, estudos mostram que a taxa de sobrevivência das microempresas diminui com o passar dos anos, pois este tipo de negócios apresenta curta durabilidade. O objetivo deste estudo é mapear os esquemas cognitivos construídos por microempresários soteropolitanos do setor comércio varejista, identificando as atribuições causais sobre o sucesso e o fracasso nas microempresas. Os esquemas enfatizam a construção da realidade e constituem blocos da cognição, reunindo o conhecimento e a experiência que as pessoas adquirem em relação a um elemento da realidade. Reconhecer o peso atribuído aos fatores ambientais e psicossociais, assim como as causas que podem estar passando despercebidas no microempresário, é uma tentativa de ampliar o panorama sobre esse tipo de empresas, seu desenvolvimento e possíveis melhorias no funcionamento. O método proposto para esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram do estudo dez microempresários do setor varejista da cidade de Salvador. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que constaram de duas etapas. Na primeira etapa, o participante respondeu a perguntas relacionadas com a sua trajetória empresarial. Na segunda etapa, o participante selecionou, entre 18 fichas com fatores que a literatura aponta como fontes de sucesso e fracasso, aquelas que explicariam episódios da sua trajetória e a de outros microempresários. Foram utilizados mapas cognitivos para representar visualmente como os participantes esquematizaram as percepções individuais e coletivas, permitindo ter uma visão detalhada de cada caso, assim como comparar os fatores de sucesso e fracasso atribuídos nas suas microempresas com os reconhecidos nas microempresas alheias. Foi possível também comparar as atribuições feitas pelos participantes considerando as suas condições de gênero, escolaridade e experiência profissional. Os resultados mostraram que os microempresários tendem a atribuir o sucesso, próprio e alheio, aos fatores psicossociais. Enquanto ao fracasso, suas percepções mostraram divergências, sendo que, o fracasso próprio é devido principalmente a fatores ambientais, enquanto que o fracasso alheio é atribuído principalmente aos fatores psicossociais, resultados congruentes com a teoria da atribuição causal. Podemos concluir que os fatores persistência e autoconfiança, administração e logística adequada, produtos de qualidade e fidelidade com o cliente tiveram maior peso nas explicações de sucesso, enquanto que o ações do governo, a falta de redes de apoio, desconhecimento do mercado e gestão inadequada receberam maior peso na explicação do fracasso.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-16T13:36:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-16T13:36:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30647
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGPSI
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20V%c3%adctor%20Carrasco%20-%20Final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/2/Artigo%201.%20Cogni%c3%a7%c3%a3o%20microempresario%20soteropolitano.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20V%c3%adctor%20Carrasco%20-%20Final.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30647/5/Artigo%201.%20Cogni%c3%a7%c3%a3o%20microempresario%20soteropolitano.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 767882f0e952e3b6ae0b3023243d6c81
247bd7b6b0f7d4255b8c11dde59b9f45
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
35de5f7380599dbfe266c2745853f2dc
526081dce2c0aee8aac82e1531eb65f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502688406405120