O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499
Resumo: Orientador: Fermino Fernandes Sisto
id UNICAMP-30_f858217adff63845206ca24708919d07
oai_identifier_str oai::114790
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicasFracasso escolarDistúrbios da personalidadePsicologia educacionalDesenvolvimento cognitivoMaturação (Psicologia)Orientador: Fermino Fernandes SistoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar se existem diferenças significativas entre crianças que apresentam um bom ou um mau desempenho escolar, quanto ao nível operatório, à criatividade, à maturação visomotora, à função intelectual e à afetividade. Participaram do estudo 200 crianças, com idade entre 6 e 10 anos, matriculadas na 18 e na 28 séries, em quatro escolas públicas de Maringá-PR. Essas crianças foram submetidas ao Teste das Matrizes Progressivas de Raven e ao Teste de Desempenho Escolar. A partir dos resultados encontrados nesses instrumentos foram constituídos quatro grupos de 15 crianças cada, combinando-se a série (18 e 28) com o desempenho escolar, bom e mau. Estes grupos foram comparados quanto a aspectos maturacionais e psicológicos (cognitivos e afetivos). As características maturacionais foram avaliadas por intermédio do Teste Gestáltico Visomotor de Bender, e as psicológicas através das provas operatórias, das provas de criatividade e da Prova de Rorschach. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas entre os grupos das duas séries, no que se refere ao nível operatório, à criatividade, à maturação visomotora, aos indicadores de distúrbios emocionais e à afetividade. No entanto, entre os grupos da 18 série foram encontradas diferenças significativas quanto à função intelectual. Além disso, foram encontradas ainda diferenças significativas referentes à presença de indicadores de lesão cerebral, tanto entre os grupos da 18 série quanto entre os grupos da 28 série. Concluiu-se que, apesar das diferenças entre as crianças que apresentam e as que não apresentam dificuldades de aprendizagem, as características individuais não poderiam, isoladamente, explicar o alto índice de crianças que fracassam nas séries iniciais, pois fatores não pesquisados, dentre os quais a formação do professor, poderiam também contribuir para a produção desse fracassoAbstract: The aim of this research is to verify whether there are significant differences among children with good or bad learning performance with regard to operational levei, creativity, visual-motor maturation, intellectual function and affection. Two hundred 6- to 10-year-old children of the first and second lower grades of government elementary schools in Maringá, Paraná, Brazil, were involved. They underwent Raven's Progressive Matrixes Test and the School Perfonmance Test. According to results, 4 groups of 15 children each were formed in which the grades (first and second) were combined to their good or bad learning performance. Comparison of groups was undertaken in their maturation and psychological aspects (cognitive and affection). Maturation characteristics were evaluated by Bender's Visual-Motor Gestalt Test. Psychological characteristics were evaluated by operational tests, creativity tests and Rorschach T est. Results obtained indicated that there were no significant differences among the groups of the two grades concerning operational levei, creativity, visual-motor maturation, emotional disturbances indicators and affection. However, among the first grade groups significant differences with regard to intellectual function were detected. Significant differences were also found concerning the presence of brain lesions among groups of the first grade and among those of the second grade. It may be concluded that in spite of differences among children who have or have no learning difficulties, individual characteristics alone could not explain the high number of children that fail in the first grades. As nonresearched factors, such as the teacher's formation and training, could also contribute to this failureResumé: Le but de cette recherche c'est de vérifier s'iI existe des différences significatives entre les enfants qui présentent un bon ou un mauvais développement écolier, par rapport au niveau opératoire, à Ia créativité, à Ia maturité visiomotrice, à Ia fonction intellectuelle et à I'affectivité. Deux cents enfants ont participé de cet étude, âgés de 6 à 10 ans, inscrits à Ia 1 re et à Ia 2e années dans quatre écoles publiques à Maringá, Paraná. Ces enfants ont été soumis au Test des Matrices Progressives de Raven et au Test de Développement Écolier. À partir des résultats retrouvés dans ces instruments, on a constitué quatre groupes de quinze enfants, en joignant I'année (1re et 2e) avec le développement écolier, bon et mauvais. Ces groupes ont été comparés quant aux aspects de Ia maturité et quant aux aspects psychologiques (cognitifs et affectifs). Les caractéristiques de Ia maturité ont été évaluées par I'intermédiaire du Test Gestaltiste Visiomoteur de Bender, et les psychologiques à travers les tests opératoires, les tests de créativité et le Test de Rorschach. Les résultats on indiqué qu'il n'y a pas eu des grandes différences entre les groupes des deux années, par rapport au niveau opératoire, à Ia créativité, à Ia maturité visiomotrice, aux indicateurs de troubles émotionnels et à I'affectivité. Pourtant, entre les groupes de Ia 1 re année ont été retrouvées des différences expressives quant à Ia fonction intellectuelle. De plus, ont été retrouvées encore des différences significatives par rapport à Ia présence d'indicateurs de lésion cérébral, tant entre les groupes de Ia 1 re année, tant entre les groupes de Ia 2e année. On a conclue que, malgré les différences entre les enfants qui présentent et ceux qui ne présentent pas des difficultés d'apprentissage, les caractéristiques individuelles ne pourraient pas, isolément, expliquer le grand nombre d'enfants qui échouent aux années écoliêres débutantes, car de facteurs non recherchés, entre les quels Ia formation de I'enseignant, pourraient aussi contribuer à cet échecDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Sisto, Fermino Fernandes, 1949-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYaegashi, Solange Franci Raimundo19971997-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf218f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. O fracasso escolar nas series iniciais: um estudo com crianças de escolas publicas. 1997. 218f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114790porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:24:40Zoai::114790Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:24:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
title O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
spellingShingle O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
Yaegashi, Solange Franci Raimundo
Fracasso escolar
Distúrbios da personalidade
Psicologia educacional
Desenvolvimento cognitivo
Maturação (Psicologia)
title_short O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
title_full O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
title_fullStr O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
title_full_unstemmed O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
title_sort O fracasso escolar nas series iniciais : um estudo com crianças de escolas publicas
author Yaegashi, Solange Franci Raimundo
author_facet Yaegashi, Solange Franci Raimundo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sisto, Fermino Fernandes, 1949-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Yaegashi, Solange Franci Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Distúrbios da personalidade
Psicologia educacional
Desenvolvimento cognitivo
Maturação (Psicologia)
topic Fracasso escolar
Distúrbios da personalidade
Psicologia educacional
Desenvolvimento cognitivo
Maturação (Psicologia)
description Orientador: Fermino Fernandes Sisto
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-02-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499
YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. O fracasso escolar nas series iniciais: um estudo com crianças de escolas publicas. 1997. 218f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499
identifier_str_mv YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. O fracasso escolar nas series iniciais: um estudo com crianças de escolas publicas. 1997. 218f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584499. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114790
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
218f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138324179320832