Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Girlane Cristina Siqueira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570
Resumo: Esta pesquisa discorre sobre o processo do espetáculo “Cangaceiras”. Processo enquanto rede de reflexões, observações, inspirações e ações que delinearam o fazer artístico. Nesta perspectiva, o intuito é de não analisar a encenação enquanto produto cênico final, mas de refletir sobre perspectivas, procedimentos, impressões e ações que delinearam a prática artística e consequentemente a forma da pesquisa e da sua escrita. Para tanto, acolheu-se a Prática como Pesquisa e a Escrita de si, formas potencializadoras e orgânicas, para se falar de arquétipos, mitos, pensamentos, sensações, sentimentos e intuições em um trabalho no qual tem como essência as experiências oníricas da personagem Quitéria. Em seus percursos, ela se depara com um novo modo de investigação no qual o próprio processo lhe dá as pistas da sua dinâmica, permeada por insights, descobertas, aproximação das teorias (das quais o primeiro encontro se deu a partir das ideias de Carl Gustav Jung, que desencadeou as demais), e claro, com as dificuldades diante de novas concepções para com uma forma diferente de se pesquisar. Neste sentido, esta tese não é apenas um processo de escrita acadêmica que se desenvolve a partir de teorias e autores, como que servindo de aparato introdutório para o produto cênico, que desatam em reflexões pessoais; tampouco “parte” de um processo artístico. Desenvolvida numa via contrária, na qual cena / reflexão do processo / reflexão conceitual / escrita, agem simultaneamente, a pesquisa tem sua própria metodologia, partindo de perspectivas que interagem entre si: autobiográfica, acadêmica e poética, analítica e criativa (FERNANDES, 2013). Não há hierarquização, “partes”, linearidade ou a evolução tradicional de capítulos, mas conexões que dialogam entre si e de acordo com o processo em geral, de forma circular, que se entrelaçam com as vivências da personagem e com os conceitos. Com o intento de produzir imagens de sonhos, que são tecidas entre o real e irreal, abrindo-se uma fresta entre dois mundos, busca-se sonorizações constantes em cena, com cadeias simbólicas e sígnicas a partir de Gestos Sonoros, dando um aspecto ilusório, próprio dos sonhos. A partir das biografias e do atravessamento de imagens (em seus diversos sentidos) das cangaceiras, surge uma cena que reflete sobre corpo, somática e as condições de ser mulher numa sociedade não tão menos machista, misógina e feminicida quanto à da primeira república, período em que as cangaceiras quebraram regras, ousaram e/ou mostraram-se resilientes às circunstâncias opressoras. Com o fiar de histórias arquetípicas, míticas, entre personas e personagens, no estado liminar entre elas, os relatos tecem e tercem estados femininos sob um olhar de um feminino plural, as Mulheres sem Faces. Palavras-chave: Teatro; Gestos Sonoros; Escrita de si; Prática como Pesquisa; Imagem.
id UFBA-2_cba7a360f320acc7ca459d5ddd7f091f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33570
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Girlane Cristina Siqueira daOliveira, Prof. Dr. Érico José Souza deFernandes, Profa. Dra. CianeAlmeida, Profa. Dra. Cristiane Maria Galdino deMarques, Profa. Dra. Larissa Kelly de OliveiraAmaral, Profa. Dra. Maria das Vitórias Negreiros do2021-06-15T13:52:58Z2021-06-15T13:52:58Z2021-06-152020-12-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570Esta pesquisa discorre sobre o processo do espetáculo “Cangaceiras”. Processo enquanto rede de reflexões, observações, inspirações e ações que delinearam o fazer artístico. Nesta perspectiva, o intuito é de não analisar a encenação enquanto produto cênico final, mas de refletir sobre perspectivas, procedimentos, impressões e ações que delinearam a prática artística e consequentemente a forma da pesquisa e da sua escrita. Para tanto, acolheu-se a Prática como Pesquisa e a Escrita de si, formas potencializadoras e orgânicas, para se falar de arquétipos, mitos, pensamentos, sensações, sentimentos e intuições em um trabalho no qual tem como essência as experiências oníricas da personagem Quitéria. Em seus percursos, ela se depara com um novo modo de investigação no qual o próprio processo lhe dá as pistas da sua dinâmica, permeada por insights, descobertas, aproximação das teorias (das quais o primeiro encontro se deu a partir das ideias de Carl Gustav Jung, que desencadeou as demais), e claro, com as dificuldades diante de novas concepções para com uma forma diferente de se pesquisar. Neste sentido, esta tese não é apenas um processo de escrita acadêmica que se desenvolve a partir de teorias e autores, como que servindo de aparato introdutório para o produto cênico, que desatam em reflexões pessoais; tampouco “parte” de um processo artístico. Desenvolvida numa via contrária, na qual cena / reflexão do processo / reflexão conceitual / escrita, agem simultaneamente, a pesquisa tem sua própria metodologia, partindo de perspectivas que interagem entre si: autobiográfica, acadêmica e poética, analítica e criativa (FERNANDES, 2013). Não há hierarquização, “partes”, linearidade ou a evolução tradicional de capítulos, mas conexões que dialogam entre si e de acordo com o processo em geral, de forma circular, que se entrelaçam com as vivências da personagem e com os conceitos. Com o intento de produzir imagens de sonhos, que são tecidas entre o real e irreal, abrindo-se uma fresta entre dois mundos, busca-se sonorizações constantes em cena, com cadeias simbólicas e sígnicas a partir de Gestos Sonoros, dando um aspecto ilusório, próprio dos sonhos. A partir das biografias e do atravessamento de imagens (em seus diversos sentidos) das cangaceiras, surge uma cena que reflete sobre corpo, somática e as condições de ser mulher numa sociedade não tão menos machista, misógina e feminicida quanto à da primeira república, período em que as cangaceiras quebraram regras, ousaram e/ou mostraram-se resilientes às circunstâncias opressoras. Com o fiar de histórias arquetípicas, míticas, entre personas e personagens, no estado liminar entre elas, os relatos tecem e tercem estados femininos sob um olhar de um feminino plural, as Mulheres sem Faces. Palavras-chave: Teatro; Gestos Sonoros; Escrita de si; Prática como Pesquisa; Imagem.Submitted by Cristina Siqueira (emaildecrisiqueira@gmail.com) on 2021-06-14T22:44:57Z No. of bitstreams: 1 TESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf: 7916767 bytes, checksum: b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-06-15T13:52:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf: 7916767 bytes, checksum: b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-15T13:52:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf: 7916767 bytes, checksum: b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab (MD5)CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLinguística, Letras e ArtesTeatroGestos SonorosEscrita de siPrática como PesquisaImagemMulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdfTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdfapplication/pdf7916767https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/1/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdfb4ddc598856d7d23854126b3d9def3abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf.txtTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf.txtExtracted texttext/plain673386https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/3/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdf.txt6bf02f1d453775b34e58ca595fe7d9aaMD53ri/335702022-02-23 19:25:19.093oai:repositorio.ufba.br:ri/33570VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/Pz8/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW4/Pz8/YSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIG8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGM/Pz8/cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmE/Pz8/Pz8/P28uIAoKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuPz8/P28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudD8/Pz9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1aT8/Pz8/Pz8/bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbj8/Pz9hIGVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/Pz8/cmlvIHBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz8/Pz8/Pz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1Pz8/Pz8/Pz9vIGNpZW50Pz8/P2ZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyaT8/Pz8/Pz8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT8/Pz9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/Pz8/Pz8/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sPz8/P3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwPz8/P3NpdG9zIGNvbXB1bHM/Pz8/cmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0Pz8/P3JpbyBtYW50Pz8/P20gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW50Pz8/P20gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gYW9zIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGE/Pz8/Pz8/P28gZGVzc2UgdGVybW8gbj8/Pz9vIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T22:25:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
title Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
spellingShingle Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
Silva, Girlane Cristina Siqueira da
Linguística, Letras e Artes
Teatro
Gestos Sonoros
Escrita de si
Prática como Pesquisa
Imagem
title_short Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
title_full Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
title_fullStr Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
title_full_unstemmed Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
title_sort Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
author Silva, Girlane Cristina Siqueira da
author_facet Silva, Girlane Cristina Siqueira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Girlane Cristina Siqueira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Prof. Dr. Érico José Souza de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Profa. Dra. Ciane
Almeida, Profa. Dra. Cristiane Maria Galdino de
Marques, Profa. Dra. Larissa Kelly de Oliveira
Amaral, Profa. Dra. Maria das Vitórias Negreiros do
contributor_str_mv Oliveira, Prof. Dr. Érico José Souza de
Fernandes, Profa. Dra. Ciane
Almeida, Profa. Dra. Cristiane Maria Galdino de
Marques, Profa. Dra. Larissa Kelly de Oliveira
Amaral, Profa. Dra. Maria das Vitórias Negreiros do
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes
topic Linguística, Letras e Artes
Teatro
Gestos Sonoros
Escrita de si
Prática como Pesquisa
Imagem
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Gestos Sonoros
Escrita de si
Prática como Pesquisa
Imagem
description Esta pesquisa discorre sobre o processo do espetáculo “Cangaceiras”. Processo enquanto rede de reflexões, observações, inspirações e ações que delinearam o fazer artístico. Nesta perspectiva, o intuito é de não analisar a encenação enquanto produto cênico final, mas de refletir sobre perspectivas, procedimentos, impressões e ações que delinearam a prática artística e consequentemente a forma da pesquisa e da sua escrita. Para tanto, acolheu-se a Prática como Pesquisa e a Escrita de si, formas potencializadoras e orgânicas, para se falar de arquétipos, mitos, pensamentos, sensações, sentimentos e intuições em um trabalho no qual tem como essência as experiências oníricas da personagem Quitéria. Em seus percursos, ela se depara com um novo modo de investigação no qual o próprio processo lhe dá as pistas da sua dinâmica, permeada por insights, descobertas, aproximação das teorias (das quais o primeiro encontro se deu a partir das ideias de Carl Gustav Jung, que desencadeou as demais), e claro, com as dificuldades diante de novas concepções para com uma forma diferente de se pesquisar. Neste sentido, esta tese não é apenas um processo de escrita acadêmica que se desenvolve a partir de teorias e autores, como que servindo de aparato introdutório para o produto cênico, que desatam em reflexões pessoais; tampouco “parte” de um processo artístico. Desenvolvida numa via contrária, na qual cena / reflexão do processo / reflexão conceitual / escrita, agem simultaneamente, a pesquisa tem sua própria metodologia, partindo de perspectivas que interagem entre si: autobiográfica, acadêmica e poética, analítica e criativa (FERNANDES, 2013). Não há hierarquização, “partes”, linearidade ou a evolução tradicional de capítulos, mas conexões que dialogam entre si e de acordo com o processo em geral, de forma circular, que se entrelaçam com as vivências da personagem e com os conceitos. Com o intento de produzir imagens de sonhos, que são tecidas entre o real e irreal, abrindo-se uma fresta entre dois mundos, busca-se sonorizações constantes em cena, com cadeias simbólicas e sígnicas a partir de Gestos Sonoros, dando um aspecto ilusório, próprio dos sonhos. A partir das biografias e do atravessamento de imagens (em seus diversos sentidos) das cangaceiras, surge uma cena que reflete sobre corpo, somática e as condições de ser mulher numa sociedade não tão menos machista, misógina e feminicida quanto à da primeira república, período em que as cangaceiras quebraram regras, ousaram e/ou mostraram-se resilientes às circunstâncias opressoras. Com o fiar de histórias arquetípicas, míticas, entre personas e personagens, no estado liminar entre elas, os relatos tecem e tercem estados femininos sob um olhar de um feminino plural, as Mulheres sem Faces. Palavras-chave: Teatro; Gestos Sonoros; Escrita de si; Prática como Pesquisa; Imagem.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T13:52:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T13:52:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/1/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/3/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
6bf02f1d453775b34e58ca595fe7d9aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502726811549696