Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570 |
Resumo: | Esta pesquisa discorre sobre o processo do espetáculo “Cangaceiras”. Processo enquanto rede de reflexões, observações, inspirações e ações que delinearam o fazer artístico. Nesta perspectiva, o intuito é de não analisar a encenação enquanto produto cênico final, mas de refletir sobre perspectivas, procedimentos, impressões e ações que delinearam a prática artística e consequentemente a forma da pesquisa e da sua escrita. Para tanto, acolheu-se a Prática como Pesquisa e a Escrita de si, formas potencializadoras e orgânicas, para se falar de arquétipos, mitos, pensamentos, sensações, sentimentos e intuições em um trabalho no qual tem como essência as experiências oníricas da personagem Quitéria. Em seus percursos, ela se depara com um novo modo de investigação no qual o próprio processo lhe dá as pistas da sua dinâmica, permeada por insights, descobertas, aproximação das teorias (das quais o primeiro encontro se deu a partir das ideias de Carl Gustav Jung, que desencadeou as demais), e claro, com as dificuldades diante de novas concepções para com uma forma diferente de se pesquisar. Neste sentido, esta tese não é apenas um processo de escrita acadêmica que se desenvolve a partir de teorias e autores, como que servindo de aparato introdutório para o produto cênico, que desatam em reflexões pessoais; tampouco “parte” de um processo artístico. Desenvolvida numa via contrária, na qual cena / reflexão do processo / reflexão conceitual / escrita, agem simultaneamente, a pesquisa tem sua própria metodologia, partindo de perspectivas que interagem entre si: autobiográfica, acadêmica e poética, analítica e criativa (FERNANDES, 2013). Não há hierarquização, “partes”, linearidade ou a evolução tradicional de capítulos, mas conexões que dialogam entre si e de acordo com o processo em geral, de forma circular, que se entrelaçam com as vivências da personagem e com os conceitos. Com o intento de produzir imagens de sonhos, que são tecidas entre o real e irreal, abrindo-se uma fresta entre dois mundos, busca-se sonorizações constantes em cena, com cadeias simbólicas e sígnicas a partir de Gestos Sonoros, dando um aspecto ilusório, próprio dos sonhos. A partir das biografias e do atravessamento de imagens (em seus diversos sentidos) das cangaceiras, surge uma cena que reflete sobre corpo, somática e as condições de ser mulher numa sociedade não tão menos machista, misógina e feminicida quanto à da primeira república, período em que as cangaceiras quebraram regras, ousaram e/ou mostraram-se resilientes às circunstâncias opressoras. Com o fiar de histórias arquetípicas, míticas, entre personas e personagens, no estado liminar entre elas, os relatos tecem e tercem estados femininos sob um olhar de um feminino plural, as Mulheres sem Faces. Palavras-chave: Teatro; Gestos Sonoros; Escrita de si; Prática como Pesquisa; Imagem. |
id |
UFBA-2_cba7a360f320acc7ca459d5ddd7f091f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33570 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Girlane Cristina Siqueira daOliveira, Prof. Dr. Érico José Souza deFernandes, Profa. Dra. CianeAlmeida, Profa. Dra. Cristiane Maria Galdino deMarques, Profa. Dra. Larissa Kelly de OliveiraAmaral, Profa. Dra. Maria das Vitórias Negreiros do2021-06-15T13:52:58Z2021-06-15T13:52:58Z2021-06-152020-12-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570Esta pesquisa discorre sobre o processo do espetáculo “Cangaceiras”. Processo enquanto rede de reflexões, observações, inspirações e ações que delinearam o fazer artístico. Nesta perspectiva, o intuito é de não analisar a encenação enquanto produto cênico final, mas de refletir sobre perspectivas, procedimentos, impressões e ações que delinearam a prática artística e consequentemente a forma da pesquisa e da sua escrita. Para tanto, acolheu-se a Prática como Pesquisa e a Escrita de si, formas potencializadoras e orgânicas, para se falar de arquétipos, mitos, pensamentos, sensações, sentimentos e intuições em um trabalho no qual tem como essência as experiências oníricas da personagem Quitéria. Em seus percursos, ela se depara com um novo modo de investigação no qual o próprio processo lhe dá as pistas da sua dinâmica, permeada por insights, descobertas, aproximação das teorias (das quais o primeiro encontro se deu a partir das ideias de Carl Gustav Jung, que desencadeou as demais), e claro, com as dificuldades diante de novas concepções para com uma forma diferente de se pesquisar. Neste sentido, esta tese não é apenas um processo de escrita acadêmica que se desenvolve a partir de teorias e autores, como que servindo de aparato introdutório para o produto cênico, que desatam em reflexões pessoais; tampouco “parte” de um processo artístico. Desenvolvida numa via contrária, na qual cena / reflexão do processo / reflexão conceitual / escrita, agem simultaneamente, a pesquisa tem sua própria metodologia, partindo de perspectivas que interagem entre si: autobiográfica, acadêmica e poética, analítica e criativa (FERNANDES, 2013). Não há hierarquização, “partes”, linearidade ou a evolução tradicional de capítulos, mas conexões que dialogam entre si e de acordo com o processo em geral, de forma circular, que se entrelaçam com as vivências da personagem e com os conceitos. Com o intento de produzir imagens de sonhos, que são tecidas entre o real e irreal, abrindo-se uma fresta entre dois mundos, busca-se sonorizações constantes em cena, com cadeias simbólicas e sígnicas a partir de Gestos Sonoros, dando um aspecto ilusório, próprio dos sonhos. A partir das biografias e do atravessamento de imagens (em seus diversos sentidos) das cangaceiras, surge uma cena que reflete sobre corpo, somática e as condições de ser mulher numa sociedade não tão menos machista, misógina e feminicida quanto à da primeira república, período em que as cangaceiras quebraram regras, ousaram e/ou mostraram-se resilientes às circunstâncias opressoras. Com o fiar de histórias arquetípicas, míticas, entre personas e personagens, no estado liminar entre elas, os relatos tecem e tercem estados femininos sob um olhar de um feminino plural, as Mulheres sem Faces. Palavras-chave: Teatro; Gestos Sonoros; Escrita de si; Prática como Pesquisa; Imagem.Submitted by Cristina Siqueira (emaildecrisiqueira@gmail.com) on 2021-06-14T22:44:57Z No. of bitstreams: 1 TESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf: 7916767 bytes, checksum: b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-06-15T13:52:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf: 7916767 bytes, checksum: b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-15T13:52:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf: 7916767 bytes, checksum: b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab (MD5)CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorLinguística, Letras e ArtesTeatroGestos SonorosEscrita de siPrática como PesquisaImagemMulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdfTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdfapplication/pdf7916767https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/1/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdfb4ddc598856d7d23854126b3d9def3abMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf.txtTESE CRISIQUEIRA CORRIGIDA COM LISTA DE GESTOS SONOROS.pdf.txtExtracted texttext/plain673386https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/3/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdf.txt6bf02f1d453775b34e58ca595fe7d9aaMD53ri/335702022-02-23 19:25:19.093oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T22:25:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
title |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
spellingShingle |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" Silva, Girlane Cristina Siqueira da Linguística, Letras e Artes Teatro Gestos Sonoros Escrita de si Prática como Pesquisa Imagem |
title_short |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
title_full |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
title_fullStr |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
title_full_unstemmed |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
title_sort |
Mulheres s(em) faces: cena, sonhos e sinus sonoros no processo do espetáculo "Cangaceiras" |
author |
Silva, Girlane Cristina Siqueira da |
author_facet |
Silva, Girlane Cristina Siqueira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Girlane Cristina Siqueira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Prof. Dr. Érico José Souza de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernandes, Profa. Dra. Ciane Almeida, Profa. Dra. Cristiane Maria Galdino de Marques, Profa. Dra. Larissa Kelly de Oliveira Amaral, Profa. Dra. Maria das Vitórias Negreiros do |
contributor_str_mv |
Oliveira, Prof. Dr. Érico José Souza de Fernandes, Profa. Dra. Ciane Almeida, Profa. Dra. Cristiane Maria Galdino de Marques, Profa. Dra. Larissa Kelly de Oliveira Amaral, Profa. Dra. Maria das Vitórias Negreiros do |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguística, Letras e Artes |
topic |
Linguística, Letras e Artes Teatro Gestos Sonoros Escrita de si Prática como Pesquisa Imagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Gestos Sonoros Escrita de si Prática como Pesquisa Imagem |
description |
Esta pesquisa discorre sobre o processo do espetáculo “Cangaceiras”. Processo enquanto rede de reflexões, observações, inspirações e ações que delinearam o fazer artístico. Nesta perspectiva, o intuito é de não analisar a encenação enquanto produto cênico final, mas de refletir sobre perspectivas, procedimentos, impressões e ações que delinearam a prática artística e consequentemente a forma da pesquisa e da sua escrita. Para tanto, acolheu-se a Prática como Pesquisa e a Escrita de si, formas potencializadoras e orgânicas, para se falar de arquétipos, mitos, pensamentos, sensações, sentimentos e intuições em um trabalho no qual tem como essência as experiências oníricas da personagem Quitéria. Em seus percursos, ela se depara com um novo modo de investigação no qual o próprio processo lhe dá as pistas da sua dinâmica, permeada por insights, descobertas, aproximação das teorias (das quais o primeiro encontro se deu a partir das ideias de Carl Gustav Jung, que desencadeou as demais), e claro, com as dificuldades diante de novas concepções para com uma forma diferente de se pesquisar. Neste sentido, esta tese não é apenas um processo de escrita acadêmica que se desenvolve a partir de teorias e autores, como que servindo de aparato introdutório para o produto cênico, que desatam em reflexões pessoais; tampouco “parte” de um processo artístico. Desenvolvida numa via contrária, na qual cena / reflexão do processo / reflexão conceitual / escrita, agem simultaneamente, a pesquisa tem sua própria metodologia, partindo de perspectivas que interagem entre si: autobiográfica, acadêmica e poética, analítica e criativa (FERNANDES, 2013). Não há hierarquização, “partes”, linearidade ou a evolução tradicional de capítulos, mas conexões que dialogam entre si e de acordo com o processo em geral, de forma circular, que se entrelaçam com as vivências da personagem e com os conceitos. Com o intento de produzir imagens de sonhos, que são tecidas entre o real e irreal, abrindo-se uma fresta entre dois mundos, busca-se sonorizações constantes em cena, com cadeias simbólicas e sígnicas a partir de Gestos Sonoros, dando um aspecto ilusório, próprio dos sonhos. A partir das biografias e do atravessamento de imagens (em seus diversos sentidos) das cangaceiras, surge uma cena que reflete sobre corpo, somática e as condições de ser mulher numa sociedade não tão menos machista, misógina e feminicida quanto à da primeira república, período em que as cangaceiras quebraram regras, ousaram e/ou mostraram-se resilientes às circunstâncias opressoras. Com o fiar de histórias arquetípicas, míticas, entre personas e personagens, no estado liminar entre elas, os relatos tecem e tercem estados femininos sob um olhar de um feminino plural, as Mulheres sem Faces. Palavras-chave: Teatro; Gestos Sonoros; Escrita de si; Prática como Pesquisa; Imagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-15T13:52:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-15T13:52:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/1/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33570/3/TESE%20CRISIQUEIRA%20CORRIGIDA%20COM%20LISTA%20DE%20GESTOS%20SONOROS.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4ddc598856d7d23854126b3d9def3ab e3e6f4a9287585a60c07547815529482 6bf02f1d453775b34e58ca595fe7d9aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459628567068672 |