Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grebler, Maria Albertina Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24073
Resumo: O objeto deste trabalho é o estudo das relações entre as artes da dança e do teatro através de duas obras-primas da Dança Contemporânea que, a partir dos anos 80, constituíram uma nova forma de pensar e apresentar o movimento dançado. Ambas engendradas pela aproximação entre as artes da dança e do teatro e que produziu duas formas espetaculares para a arte coreográfica contemporânea: a Dança-Teatro Alemã, aqui representada pela coreografia 1980, Ein Stück von Pina Bausch, de Pina Bausch, e a Nova Dança Francesa, que se faz presente nesta pesquisa com a coreografia May B, de Maguy Marin. Estas duas obras demonstram de modo exemplar a utilização de processos da prática teatral assim como a presença de seus elementos na produção destas duas correntes da dança europeia. A primeira peça será abordada tanto em sua relação com o Teatro Épico de Brecht, como pelas assimilações e subversões textuais e cenográficas da prática teatral tradicional. Do mesmo modo, a coreografia May B indicará o diálogo entre a dança e os princípios do Teatro do Absurdo de Samuel Beckett. Além de nos ajudarem a pensar as aproximações entre as artes da dança e do teatro, o trabalho destas coreógrafas favorece o estudo das origens modernas da dança e do teatro, facilitando a compreensão das motivações e das transformações que atravessaram a história recente dessas artes.
id UFBA-2_cd8234fb0131619c61cac69cb3f1304b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24073
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Grebler, Maria Albertina SilvaGrebler, Maria Albertina SilvaFarias, SergioSilva, ElianaFernandes, CianeTrigo, Isa2017-08-22T12:24:46Z2017-08-22T12:24:46Z2017-08-222006-05-17CDU 792http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24073O objeto deste trabalho é o estudo das relações entre as artes da dança e do teatro através de duas obras-primas da Dança Contemporânea que, a partir dos anos 80, constituíram uma nova forma de pensar e apresentar o movimento dançado. Ambas engendradas pela aproximação entre as artes da dança e do teatro e que produziu duas formas espetaculares para a arte coreográfica contemporânea: a Dança-Teatro Alemã, aqui representada pela coreografia 1980, Ein Stück von Pina Bausch, de Pina Bausch, e a Nova Dança Francesa, que se faz presente nesta pesquisa com a coreografia May B, de Maguy Marin. Estas duas obras demonstram de modo exemplar a utilização de processos da prática teatral assim como a presença de seus elementos na produção destas duas correntes da dança europeia. A primeira peça será abordada tanto em sua relação com o Teatro Épico de Brecht, como pelas assimilações e subversões textuais e cenográficas da prática teatral tradicional. Do mesmo modo, a coreografia May B indicará o diálogo entre a dança e os princípios do Teatro do Absurdo de Samuel Beckett. Além de nos ajudarem a pensar as aproximações entre as artes da dança e do teatro, o trabalho destas coreógrafas favorece o estudo das origens modernas da dança e do teatro, facilitando a compreensão das motivações e das transformações que atravessaram a história recente dessas artes.The subject of this work is the study of the relationship between the arts of the dance and the theater through two masterpieces of the Contemporary Dance of the 80’s. These two works inaugurated and formulated two new forms of dance presentation: the German Dance Theater, here represented by Pina Bausch, and the French New Dance, represented by Maguy Marin. Bausch is one of the best known choreographers of the Tanztheater throughout the world and her work will be also viewed in its relation to the brechtian Epic Theater, as well as for the textual and cenographic assimilations which can be largely perceived in the chosen piece 1980, Ein Stück von Pina Bausch. Maguy Marin is one of the first choreographers of the New Dance french generation, and she contributes for this research through her masterpiece May B, in which she works under the influence of the Theater of Absurd envisioned by Samuel Beckett. Both pieces efficiently illustrates the appropriation of theatrical elements by Contemporary Dance, since then. After tracing a brief historical development of the Modern Dance we intend to proceed in the recognition and comparison between both creative processes and its results in the mentioned pieces, as a way to illuminate the presence of theatrical elements in the work of these two choreographers. More than help us to think the relations between the arts of dance and theater, their works also stand as a source for the choreographic analysis. Furthermore, they favor the study of the origins of Modern Dance, as well as the Modern Theater to enlighten our understanding of its motivations and transformations that affected their recent history.Submitted by maria albertina silva grebler (bettigrebler@gmail.com) on 2017-08-18T14:36:20Z No. of bitstreams: 1 Tese revisada em 11_4_17.doc: 468480 bytes, checksum: fde42f852e128a8869f02e953d26399b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-08-22T12:24:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese revisada em 11_4_17.doc: 468480 bytes, checksum: fde42f852e128a8869f02e953d26399b (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-22T12:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese revisada em 11_4_17.doc: 468480 bytes, checksum: fde42f852e128a8869f02e953d26399b (MD5)CAPESArtesDançaTeatroHistória da DançaDança e ModernidadeTeoria da DançaDança-TeatroNova Dança FrancesaCoreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese revisada em 11_4_17.docTese revisada em 11_4_17.docArtigo principalapplication/msword468480https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24073/1/Tese%20revisada%20em%2011_4_17.docfde42f852e128a8869f02e953d26399bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24073/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese revisada em 11_4_17.doc.txtTese revisada em 11_4_17.doc.txtExtracted texttext/plain194774https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24073/3/Tese%20revisada%20em%2011_4_17.doc.txt008883c3cd474dd1bd205d7653bb1450MD53ri/240732022-07-05 14:04:22.96oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
title Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
spellingShingle Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
Grebler, Maria Albertina Silva
Artes
Dança
Teatro
História da Dança
Dança e Modernidade
Teoria da Dança
Dança-Teatro
Nova Dança Francesa
title_short Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
title_full Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
title_fullStr Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
title_full_unstemmed Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
title_sort Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
author Grebler, Maria Albertina Silva
author_facet Grebler, Maria Albertina Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
Grebler, Maria Albertina Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Sergio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Eliana
Fernandes, Ciane
Trigo, Isa
contributor_str_mv Farias, Sergio
Silva, Eliana
Fernandes, Ciane
Trigo, Isa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
Dança
Teatro
topic Artes
Dança
Teatro
História da Dança
Dança e Modernidade
Teoria da Dança
Dança-Teatro
Nova Dança Francesa
dc.subject.por.fl_str_mv História da Dança
Dança e Modernidade
Teoria da Dança
Dança-Teatro
Nova Dança Francesa
description O objeto deste trabalho é o estudo das relações entre as artes da dança e do teatro através de duas obras-primas da Dança Contemporânea que, a partir dos anos 80, constituíram uma nova forma de pensar e apresentar o movimento dançado. Ambas engendradas pela aproximação entre as artes da dança e do teatro e que produziu duas formas espetaculares para a arte coreográfica contemporânea: a Dança-Teatro Alemã, aqui representada pela coreografia 1980, Ein Stück von Pina Bausch, de Pina Bausch, e a Nova Dança Francesa, que se faz presente nesta pesquisa com a coreografia May B, de Maguy Marin. Estas duas obras demonstram de modo exemplar a utilização de processos da prática teatral assim como a presença de seus elementos na produção destas duas correntes da dança europeia. A primeira peça será abordada tanto em sua relação com o Teatro Épico de Brecht, como pelas assimilações e subversões textuais e cenográficas da prática teatral tradicional. Do mesmo modo, a coreografia May B indicará o diálogo entre a dança e os princípios do Teatro do Absurdo de Samuel Beckett. Além de nos ajudarem a pensar as aproximações entre as artes da dança e do teatro, o trabalho destas coreógrafas favorece o estudo das origens modernas da dança e do teatro, facilitando a compreensão das motivações e das transformações que atravessaram a história recente dessas artes.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-22T12:24:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-22T12:24:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24073
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDU 792
identifier_str_mv CDU 792
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24073/1/Tese%20revisada%20em%2011_4_17.doc
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24073/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24073/3/Tese%20revisada%20em%2011_4_17.doc.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fde42f852e128a8869f02e953d26399b
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
008883c3cd474dd1bd205d7653bb1450
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459546043088896