A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26502 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se a analisar a problemática relativa à influência da publicidade subliminar no hiperconsumo da sociedade moderna. A referida técnica de divulgação, por agir no subconsciente do indivíduo, ou seja, em um nível abaixo do seu limiar de consciência, tolhe sua liberdade de escolha, não permitindo que seja feita uma análise sobre a necessidade de adquirir, ou não, o produto, ou serviço, objeto do anúncio. Como hipótese central, buscou-se analisar a possibilidade de utilização dos princípios previstos da Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, para coibir a veiculação desse tipo de publicidade, bem como responsabilizar os anunciantes. Para tanto, foram usados o método hipotético-dedutivo, dialético, e hermenêutico, analisando-se o tema no âmbito consumerista. No primeiro capítulo foi explanado acerca dos aspectos gerais da publicidade subliminar, realizando um breve histórico da publicidade, perpassando por sua relevância para a sociedade consumerista. Em seguida, demonstrações de casos no Brasil e no mundo de uso da aludida técnica. Ao terceiro e último capítulo cumpriram demonstrar a relação entre a veiculação da publicidade sub-reptícia, e o hiperconsumo obervado na atualidade, bem como os princípios previstos na Lei 8.078/90 que protegem os consumidores da multicitada técnica. Conclui-se pela existência de influência das mensagens subliminares no hiper consumo, e pela necessária proteção da sociedade em razão dos efeitos nocivos causados. |
id |
UFBA-2_ce67b8340b9f73c052871fef08f372e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/26502 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Sobreira, AmandaSobreira, AmandaSilva, Joseane Suzart Lopes daSilva, Joseane Suzart Lopes daCoelho, Bruno Cesar de CarvalhoVasconcellos, Emanuel Lins Freire2018-07-11T18:44:04Z2018-07-11T18:44:04Z2018-07-112018-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26502O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se a analisar a problemática relativa à influência da publicidade subliminar no hiperconsumo da sociedade moderna. A referida técnica de divulgação, por agir no subconsciente do indivíduo, ou seja, em um nível abaixo do seu limiar de consciência, tolhe sua liberdade de escolha, não permitindo que seja feita uma análise sobre a necessidade de adquirir, ou não, o produto, ou serviço, objeto do anúncio. Como hipótese central, buscou-se analisar a possibilidade de utilização dos princípios previstos da Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, para coibir a veiculação desse tipo de publicidade, bem como responsabilizar os anunciantes. Para tanto, foram usados o método hipotético-dedutivo, dialético, e hermenêutico, analisando-se o tema no âmbito consumerista. No primeiro capítulo foi explanado acerca dos aspectos gerais da publicidade subliminar, realizando um breve histórico da publicidade, perpassando por sua relevância para a sociedade consumerista. Em seguida, demonstrações de casos no Brasil e no mundo de uso da aludida técnica. Ao terceiro e último capítulo cumpriram demonstrar a relação entre a veiculação da publicidade sub-reptícia, e o hiperconsumo obervado na atualidade, bem como os princípios previstos na Lei 8.078/90 que protegem os consumidores da multicitada técnica. Conclui-se pela existência de influência das mensagens subliminares no hiper consumo, e pela necessária proteção da sociedade em razão dos efeitos nocivos causados.The present work of course conclusion proposes to analyze the problematic concerning the influence of the subliminal publicity in the hyperconsumism of the modern society. The aforementioned technique of disclosure, by acting on the individual's subconscious, that is, at a level below his threshold of consciousness, blocks his freedom of choice, not allowing an analysis to be made of whether or not to acquire the product or service object of the advertisement. As a central hypothesis, we sought to analyze the possibility of using the principles set forth in Law 8.078 / 90, the Consumer Protection Code, to restrict the use of this type of advertising, as well as to make advertisers responsible. For that, the hypothetical-deductive, dialectical, hermeneutic and historical method was used, analyzing the subject in the comsumerist scope. In the first chapter it was explained about the general aspects of the subliminal advertising, realizing a brief history of the publicity, permeating by its relevance to the consumer society. Then, demonstrations of cases in Brazil and in the world of use of the aforementioned technique. In the third and last chapter, they demonstrated the relationship between the propagation of surreptitious advertising and the hyper-consumption currently observed, as well as the principles foreseen in Law 8.078 / 90 that protect consumers from the multi-pronged technique. The influence of subliminal messages on hyperconsumption, and the necessary protection of society due to the harmful effects caused, is concluded.Submitted by Núcleo de Monografia e Atividade Complementares (numacdireito@gmail.com) on 2018-04-13T13:46:14Z No. of bitstreams: 1 Amanda Sobreira.pdf: 1428146 bytes, checksum: 3f7257ba3af2f95d261b2062d8243e64 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2018-07-11T18:44:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Amanda Sobreira.pdf: 1428146 bytes, checksum: 3f7257ba3af2f95d261b2062d8243e64 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-11T18:44:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Sobreira.pdf: 1428146 bytes, checksum: 3f7257ba3af2f95d261b2062d8243e64 (MD5)Ciências Sociais AplicadaPublicidade SubliminarHiperconsumoConsumidorDireitoCódigo de Defesa do ConsumidorA publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de DireitoNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades ComplementaresUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAmanda Sobreira.pdfAmanda Sobreira.pdfapplication/pdf1428146https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26502/1/Amanda%20Sobreira.pdf3f7257ba3af2f95d261b2062d8243e64MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26502/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTAmanda Sobreira.pdf.txtAmanda Sobreira.pdf.txtExtracted texttext/plain140910https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26502/3/Amanda%20Sobreira.pdf.txtdf7e7545039ea07d9813c63d6bed1d52MD53ri/265022022-07-05 14:04:25.303oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
title |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
spellingShingle |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 Sobreira, Amanda Ciências Sociais Aplicada Publicidade Subliminar Hiperconsumo Consumidor Direito Código de Defesa do Consumidor |
title_short |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
title_full |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
title_fullStr |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
title_full_unstemmed |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
title_sort |
A publicidade subliminar e o hiperconsumo: uma análise crítica principiológica com base na Lei 8.078/90 |
author |
Sobreira, Amanda |
author_facet |
Sobreira, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobreira, Amanda Sobreira, Amanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Joseane Suzart Lopes da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Joseane Suzart Lopes da Coelho, Bruno Cesar de Carvalho Vasconcellos, Emanuel Lins Freire |
contributor_str_mv |
Silva, Joseane Suzart Lopes da Silva, Joseane Suzart Lopes da Coelho, Bruno Cesar de Carvalho Vasconcellos, Emanuel Lins Freire |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicada |
topic |
Ciências Sociais Aplicada Publicidade Subliminar Hiperconsumo Consumidor Direito Código de Defesa do Consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Subliminar Hiperconsumo Consumidor Direito Código de Defesa do Consumidor |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso propõe-se a analisar a problemática relativa à influência da publicidade subliminar no hiperconsumo da sociedade moderna. A referida técnica de divulgação, por agir no subconsciente do indivíduo, ou seja, em um nível abaixo do seu limiar de consciência, tolhe sua liberdade de escolha, não permitindo que seja feita uma análise sobre a necessidade de adquirir, ou não, o produto, ou serviço, objeto do anúncio. Como hipótese central, buscou-se analisar a possibilidade de utilização dos princípios previstos da Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor, para coibir a veiculação desse tipo de publicidade, bem como responsabilizar os anunciantes. Para tanto, foram usados o método hipotético-dedutivo, dialético, e hermenêutico, analisando-se o tema no âmbito consumerista. No primeiro capítulo foi explanado acerca dos aspectos gerais da publicidade subliminar, realizando um breve histórico da publicidade, perpassando por sua relevância para a sociedade consumerista. Em seguida, demonstrações de casos no Brasil e no mundo de uso da aludida técnica. Ao terceiro e último capítulo cumpriram demonstrar a relação entre a veiculação da publicidade sub-reptícia, e o hiperconsumo obervado na atualidade, bem como os princípios previstos na Lei 8.078/90 que protegem os consumidores da multicitada técnica. Conclui-se pela existência de influência das mensagens subliminares no hiper consumo, e pela necessária proteção da sociedade em razão dos efeitos nocivos causados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-11T18:44:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-11T18:44:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26502 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Direito |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26502/1/Amanda%20Sobreira.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26502/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26502/3/Amanda%20Sobreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f7257ba3af2f95d261b2062d8243e64 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 df7e7545039ea07d9813c63d6bed1d52 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459558321913856 |